Henkel regista lucro de 484M€ no terceiro trimestre
Vendas cresceram 8,4%, cifrando-se nos 4.590 milhões de euros
Pedro Cristino
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A Henkel registou um lucro líquido no terceiro trimestre deste ano de 484 milhões de euros, o que representa um crescimento de quase 10% face aos 440 milhões de euros registados no período homólogo de 2014.
Segundo o comunicado de imprensa da marca, no terceiro trimestre de 2015, as vendas cresceram 8,4%, cifrando-se nos 4.590 milhões de euros. Neste indicador, a área de negócios Adhesive Technologies obteve uma “sólida melhoria de 2,3%” nas vendas orgânicas.
Nos primeiros nove meses deste ano, as vendas da empresa aumentaram em 1.413 milhões de euros, para 13.715 milhões de euros, “alcançando um novo máximo para a Henkel”, que traduz um aumento de 11,5% em comparação com os primeiros nove meses do ano transacto. Neste período, o lucro líquido ajustado cresceu 11,9% dos 1.459 milhões de euros, em termos homólogos, para os 1.632 milhões de euros. Para o final do ano, o grupo conta alcançar um crescimento orgânico das vendas de cerca de 3%.
“Apesar de um persistente ambiente desafiante de mercado, a Henkel apresentou um forte desempenho no terceiro trimestre. Aumentámos significativamente quer as vendas, quer os ganhos em todas as áreas de negócio”, declarou Kasper Rorsted, acrescentando que as vendas nos mercados emergentes “foram fortes, mais uma vez contribuindo acima da média para o crescimento”. Por sua vez, os mercados maduros “evidenciaram um desenvolvimento positivo, especialmente devido ao sólido desempenho na América do Norte, onde os nossos negócios cresceram pelo terceiro trimestre consecutivo”.
De acordo com o CEO da Henkel, “o lucro operacional e a margem de EBIT ajustados alcançaram níveis recorde no terceiro trimestre e todas as unidades de negócio reportaram uma margem de EBIT mais elevada do que no ano anterior”. Para Rorsted, o “forte desempenho no terceiro trimestre em mercados desafiantes e voláteis” demonstra a capacidade do grupo relativamente ao “ajustamento ao difícil ambiente económico”.