A estreia de Timor-Leste nas PPP e logo num investimento de 400 milhões de dólares
Está avaliado em 400 milhões de dólares o contrato de parceria público-privada que as autoridades de Timor-Leste esperam assinar no primeiro trimestre do próximo ano, naquela que é a estreia do País naquele modelo de investimento que, a breve trecho, será implementado ao sector dos transportes, energia, saúde e água. O Governo está também a… Continue reading A estreia de Timor-Leste nas PPP e logo num investimento de 400 milhões de dólares
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Está avaliado em 400 milhões de dólares o contrato de parceria público-privada que as autoridades de Timor-Leste esperam assinar no primeiro trimestre do próximo ano, naquela que é a estreia do País naquele modelo de investimento que, a breve trecho, será implementado ao sector dos transportes, energia, saúde e água.
O Governo está também a avaliar uma eventual PPP para a gestão, operação e manutenção das duas centrais eléctricas construídas em Hera e Betano. Por outro lado, está a analisar “possíveis parcerias com o sector privado na área da saúde”, referem os textos orçamentais de 2016.
Trata-se, para já, de um acordo com os franceses da Bolloré Consortium para a construção e gestão do Porto de Tibar. “A previsão é de que no primeiro trimestre de 2016 se assine o contrato e possa começar a construção” e que a obra esteja terminada em 2016″, garante o primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo. Esta primeira parceria público-privada (PPP) timorense já aprovada pelo Governo prevê a construção e gestão durante 30 anos do Porto de Tibar, orçado em 400 milhões de dólares (344 milhões de euros), e inclui a construção de uma estrada entre Díli e Tibar, de um molhe, de instalações em terra e de sistemas de drenagem.
Segundo o executivo, o novo porto terá capacidade para um milhão de toneladas por ano e com possibilidade de receber embarcações comerciais e de passageiros. O governo timorense considera o projecto “uma prioridade para a futura prosperidade económica de Timor-Leste” e um dos “maiores projectos de investimento do país com uma parte significativa investida pela empresa vencedora”. O Porto da Baía de Tibar será “financiado em parte através do Fundo de Infraestruturas e em parte através de empréstimos concessionais a conceder pelo Banco Mundial, Banco Europeu de Investimento, Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) e outros parceiros multilaterais”.