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A experimentadesign anunciou que vai ser responsável pela estratégia de comunicação e posicionamento do cluster da Pedra Portuguesa, liderado pela Assimagra. O projecto, que se inicia no próximo mês de Março e termina no final de Outubro de 2017, foi candidatado aos fundos comunitários do Quadro 20/20, através do programa Compete, tendo sido aprovado.
À semelhança do que a experimentadesign já realizou para a Corticeira Amorim, o projecto implica o desenvolvimento de novas aplicações da pedra portuguesa em conjugação com uma campanha de comunicação e sensibilização que irá sublinhar as características distintivas da pedra nacional e da indústria que lhe está associada.
Para o efeito, o projecto vai envolver diversos arquitectos e designers, bem como outros protagonistas do território da criação cultural, nacionais e internacionais, dando ênfase não só ao material em bruto e processado mas também à localização das pedreiras e à sua envolvente sócio-cultural e ambiental.
Em comunicado de imprensa a experimentadesign avança que estão previstas duas acções em Portugal e seis acções internacionais, bem como a criação de uma nova imagem para a Pedra Portuguesa, um website, um documentário e aplicações para plataformas móveis.
Guta Moura Guedes, Presidente da experimentadesign, refere que “este será um projecto onde vão ficar visíveis as mais-valias do Design aplicado à indústria, não só através da forma como se comunica e posiciona um cluster, mas também pelos novos projectos que irão ser criados. A Pedra Portuguesa tem tudo para ser ainda mais competitiva: não só para ser mais exportada em bruto, mas também para atrair a Portugal, através da indústria que lhe está associada, mais investidores e clientes”.