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    Como serão os espaços de trabalho e de retail no futuro?

    Os chefes e consumidores de amanhã serão nativos digitais e perante este desafio, urge repensar os espaços de trabalho, assim como os de retail. Que implicações esta nova geração terá na forma como se pensam e desenham?

    Ana Rita Sevilha
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    Como serão os espaços de trabalho e de retail no futuro?

    Os chefes e consumidores de amanhã serão nativos digitais e perante este desafio, urge repensar os espaços de trabalho, assim como os de retail. Que implicações esta nova geração terá na forma como se pensam e desenham?

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    Em 2012, a geração Y, também conhecida por Millennials, representava cerca de 20% da população global. Em 2020, esta geração de nascidos após 1980, vai, segundo a 3G Office, originar cerca de 50% da força de trabalho no mundo inteiro, e até 2030 chegarão aos 70%. Falamos de uma geração que cresceu num mundo digital, que usa a tecnologia desde a infância, que está desde que se conhece familiarizada com dispositivos móveis e comunicação em tempo real e que originou consumidores exigentes, informados e com peso na tomada de decisões de compra. Os mais recentes estudos levados a cabo pela Deloitte, mostram ainda que esta geração hiperconectada, ágil, flexível e criativa, privilegia o teletrabalho e a flexibilidade de horário. Conclusão, os chefes e consumidores de amanhã serão nativos digitais e perante este desafio, urge repensar os espaços de trabalho, assim como os de retail. Posto isto, como serão estes espaços no futuro? Que implicações esta nova geração terá na forma como se pensam e se desenham?

    Flexibilidade e mobilidade no trabalho
    No sentido de perceber que modificações já se estão a sentir e tentar antecipar as transformações que estes espaços poderão vir ainda a sofrer, o CONSTRUIR abordou as consultoras imobiliárias e os seus departamentos de arquitectura e constatou que flexibilidade e mobilidade estão na ordem do dia. João Marques, director da Tétris Portugal, empresa do Grupo JLL para a área de arquitectura e construção de espaços interiores, referiu ao CONSTRUIR que “quando se desenha um espaço de trabalho, existem vários requisitos que devem ser tidos em conta, quer tenham a ver com novas formas de trabalho, novas tendências ou imperativos da própria marca e do sector em que actua. A questão da tecnologia é, de certa forma, transversal a todos os factores que determinam a concepção destes espaços, mas é possível identificar algumas tendências neste campo”. Segundo João Marques, “associada às novas tecnologias surge imperativamente a questão da mobilidade e flexibilidades no local de trabalho, ou seja, a tecnologia estanque imposta ao posto de trabalho físico é cada vez menor”. Nesse sentido, “cada vez mais, o escritório como espaço físico tende a ser um organismo vivo e tecnológico muito mais vasto e abrangente, onde o posto de trabalho (cadeira e secretária) nos moldes em que o conhecemos até agora será cada vez mais raro. Por um lado, porque as empresas começam a valorizar cada vez mais quer os chamados espaços colaborativos  – salas de reunião fechadas, espaços informais de reunião, trabalho de equipa e zonas lounge – quer de concentração  – quiet rooms e focus rooms – por oposição aos gabinetes e mesmo aos open spaces.  Por outro lado, porque maioritariamente o ‘trabalho de secretária’ poderá ser feito fora do escritório. Estas novas formas de trabalho, têm implicações não só na organização do espaço, mas implicam também que a tecnologia seja omnipresente, já que trabalhar ‘onde quer que seja’ requer que estejamos sempre conectados”. Quanto ao facto de as empresas estarem ou não preparas para esta nova realidade, João Marques diz que “começam a estar”, mas “depende muito da cultura da própria empresa, da sua dimensão e do sector de actividade”. Contudo, sublinha, “produtividade, flexibilidade e mobilidade são questões que começam a estar na ordem do dia das empresas e todos eles estão relacionados com a concepção dos espaços de trabalho e com a tecnologia”. Para Paulo Silva, Managing Director da Aguirre Newman Portugal, “os espaços de trabalho apresentam a sua evolução condicionada por dois aspectos que lhe são extrínsecos: a natureza social dos indivíduos e a evolução tecnológica. Se a segunda tem permitido uma virtualização do posto de trabalho e conferido menor importância ao espaço físico propriamente dito, a primeira exige a necessidade dos indivíduos de relacionamentos, de socialização. Numa perspectiva mais macro coloca-se a especificidade da natureza das diferentes áreas de negócio, sendo que umas são mais permissivas que outras quanto à implementação de novos conceitos (Coworking, hotdesking, …)”.

    Retalho repensado, reinventado, mas não extinto
    “Efectivamente a nova geração de Millennials introduzirá alterações substanciais na relação consumidor produto e por consequência no sector de Retalho”, começa por dizer ao CONSTRUIR Carlos Récio, Director de Agência de Comércio da CBRE. “Muito se tem falado sobre e-commerce e o impacto que o seu desenvolvimento poderá ter no retalho tal como o conhecemos e em particular na eventual diminuição das lojas físicas”, contudo, assegura o mesmo responsável, “no sector específico do retalho, não se prevê nos próximos anos uma diminuição substancial do número de lojas físicas, até porque estas proporcionam uma experiência de compra que adaptada aos requisitos pretendidos pelas novas gerações (onde por exemplo o tema preço tem um papel importante) nunca poderá ser obtida no comércio online. O marketing sensorial é um bom exemplo disso mesmo e de como as marcas se adaptam à dinâmica do mercado e procuram capitalizar este aspecto, induzindo no consumidor o conceito experiência como um dos mais importantes. Comprar, ‘já não é só comprar’ e muitas vezes faz parte de uma experiencia mais vasta que leva à satisfação do consumidor”. De acordo com Carlos Récio, “o mercado de retalho vai tendo cada vez mais essa consciência e não acreditamos que o papel do comércio online e as características das novas gerações, nomeadamente a Millennials, possam levar a uma extinção das lojas físicas. Podem ser repensadas, reinventadas mas não extintas”.

    Go Digital, Go Green e Go Healthy
    “Construir espaços diferenciadores e surpreendentes”, é assim que a Sonae Sierra, especialista em centros comerciais, se posiciona face a esta nova geração de consumidores. “E é assim que queremos ver os nossos centros comerciais no futuro: espaços modernos, atractivos e perfeitamente alinhados com os estilos de vida dos nossos visitantes”, refere ao CONSTRUIR Manuela Calhau, Directora de Marketing e Inovação da Sonae Sierra para a Europa e Novos Mercados. Segundo a mesma responsável, nos últimos anos “uma das maiores evoluções foi a transformação do centro comercial num local mais vocacionado para a fruição e convívio social, evoluindo de um mero destino de compras para um local também de lazer, com espaços confortáveis, propícios à socialização e ao bem-estar. No futuro, consideramos que esta tendência irá manter-se”. A par desta evolução, Manuela Calhau sublinha que a Sonae Sierra está atenta à evolução tecnológica, este é aliás um caminho que têm vindo a explorar e que será um imperativo para o sucesso dos centros comerciais do futuro “que deverão ter a capacidade de encontrar soluções integradas que possibilitem combinar as mais-valias da oferta física com as potencialidades da tecnologia”.  Segundo Manuela Calhau, “o desafio é encontrar e executar a fórmula certa para cada centro comercial e para cada oportunidade, de maneira a criar-se a melhor shopping experience para a área de influência e região”. Para isso, entre outras coisas, é necessário pesquisar e nesse sentido, a Directora de Marketing e Inovação da Sonae Sierra para a Europa e Novos Mercados aponta três macro tendências: “Go Digital, Go Green e Go Healthy”. No que diz respeito à abordagem digital, Manuela Calhau refere que a Sonae Sierra tem uma estratégia multi-disciplinar, com o objectivo de, através do digital, evoluirmos na área do produto físico, na relação com o consumidor, na proposta de valor para o nosso cliente lojista e na nossa forma de fazer. Exemplos práticos são a disponibilização de de wi-fi gratuito nos centros comerciais,  pontos de carga móvel, ou os diretórios digitais. Quanto à tendência “Go Green”, a resposta é dada através do programa corporativo de Responsabilidade, em particular no que respeito á utilização responsável e sustentável de recursos. “Começámos com o nosso próprio exemplo, ao comunicar aquilo que fazemos a este nível na construção e operação de centros comerciais, e pelo qual temos recebido inúmeros prémios e distinções”, explica Manuela Calhau. Finalmente, no que concerne ao Go Healthy, a mesma responsável assegura a preocupação em integrar no mix comercial conceitos baseados nesta tendência.

    Mudanças previsíveis
    Paulo Silva, Managing Director da Aguirre Newman Portugal diz que, ao contrário dos espaços de trabalho, no retalho as mudanças são mais previsíveis. “Uma redução da importância dos espaços físicos, que não os centrais, para actividades como a moda, IT, papelaria, compras nos supermercados, por exemplo, com maiores e crescentes lumes de compra pela Internet serão o grande desafio para os próximos anos”. Na perspectiva de Paulo Silva o mercado imobiliário, irá adpatar-se a esta realidade, embora de uma forma lenta. “Estamos a reportar-nos a um sector normalmente conservador e que cuja capacidade de adaptação, também induzida pelo seu ciclo de produção, é lenta”, sustenta.

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private

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    DS Private reforça rede

    Entre Janeiro e Março a empresa especializada na compra e venda de imóveis de luxo no norte e centro do país reforçou a sua rede com a abertura de quatro novas lojas, tendo registado no primeiro trimestre do ano um crescimento na sua facturação de 29%, face ao período homólogo

    A DS Private, marca do Grupo Decisões e Soluções especializada na compra e venda de imóveis de luxo e do segmento premium, registou um crescimento na facturação de 29% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o período homólogo.

    Durante os primeiros três meses deste ano, a Ds Private reforçou a sua rede com abertura de quatro novas lojas, Ponte de Lima, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Oliveira de Azeméis, com especial enfoque na zona Norte e Centro do país.

    Os resultados do primeiro trimestre de 2024 acompanham a tendência de crescimento da marca, que em 2023 registou um crescimento de 96% na facturação da sua rede de lojas e abriu cinco novas lojas no país.

    “Os resultados obtidos nestes primeiros meses do ano reflectem o caminho de consolidação que temos vindo a fazer desde que chegámos ao mercado, em 2020. Este crescimento significativo na facturação deve-se ao empenho e à entrega de todos os profissionais que trabalham na rede DS Private e que asseguram um serviço de excelência para com os nossos clientes. Continuaremos focados na expansão da nossa rede de lojas em todo o território nacional, em reforçarmos o nosso posicionamento na vanguarda do aconselhamento premium para o imobiliário de alta qualidade e em oferecermos um serviço personalizado e exclusivo a quem nos procura”, sublinhou Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private.

     

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    Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca

    A proposta apresentada pelo atelier Salto Studio, venceu o concurso público de concepção para a elaboração do projecto de recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, na Lourinhã

    O concurso lançado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa recebeu um total de 24 proposta, tendo a proposta com a assinatura de André Nave, do Salto Studio, ficado em primeiro lugar. O projecto vencedor valoriza a estrutura já edificada, acrescentando elementos que remetem para a arquitectura da Beira Baixa. “Desde o início decidimos adicionar varandas, porque nos quisemos inspirar nos balcões da Beira Baixa. Queríamos replicar essa experiência”, explicou o arquitecto na apresentação pública da projecto realizada esta semana”.

    Para além do espaço hoteleiro, o projecto de André Nave prevê um piso térreo aberto à comunidade local, com um espaço de co-work, restaurantes, um bar de praia e um ginásio.
    O júri foi composto por um representante da CIM Beira Baixa, um representante do Município da Lourinhã e um da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

    A Colónia Balnear da Areia Branca recebeu milhares de crianças e jovens do distrito de Castelo Branco entre 1974 e 2007. Está inactiva desde 2009, altura em que uma tempestade causou vários danos ao edifício.

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    Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes

    Em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para o lançamento do concurso público da empreitada, que já candidatou ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), na expetativa de obter financiamento na ordem dos 75%

    O Município de Esposende pretende avançar com a construção de uma Residência de Estudantes, em Fão, com capacidade para 82 camas, num investimento estimado de 3 milhões 680 mil euros.

    A criação desta residência passará pela reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Fão, localizado na Av. António Veiga, em terrenos propriedade do Município, próximo da Estrada Nacional 13.

    Em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para o lançamento do concurso público da empreitada, que já candidatou ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), na expetativa de obter financiamento na ordem dos 75%.

    O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “dado o volume de investimento em causa, a concretização da obra está condicionada à obtenção de financiamento”. Mostra-se, contudo, confiante de que o projeto será contemplado pelos fundos financeiros do PRR, tanto mais porque “pretende suprir uma necessidade sentida há muito de disponibilizar alojamento para os estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, permitindo-lhes concentrar o foco e a atenção para o desempenho académico”.

    O autarca lembra que já no próximo ano letivo, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inicia a atividade nas novas instalações que o Município está a construir e, no futuro, também a Universidade do Minho estará instalada no concelho, na antiga Estação Radionaval de Apúlia, pelo que urge criar respostas de alojamento para esses estudantes.

    “Através deste investimento, a Câmara Municipal irá contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento, respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes, das instituições e da sociedade e contribuindo de forma significativa para o alargamento da base social do ensino superior, a integração social e académica, o sucesso escolar e a transição para o mercado de trabalho de uma população académica cada vez mais diversa”, frisa o Presidente da Câmara Municipal.

    Benjamim Pereira sublinha, ainda que “o projeto, sendo orientado pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica, fortalecerá o compromisso para o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

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    Weber lança novo acabamento para fachadas

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor

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    A Weber apresenta uma nova solução de acabamento para complementar a sua alargada gama de produtos para fachadas. O weberdecor liso é um acabamento extrafino texturado, à base de siloxanos. Disponível em 110 cores do Grupo A, o weberdecor liso é uma solução durável, possível de aplicar em sistemas de isolamento térmico pelo exterior – ETICS.

    Outra novidade é a evolução dos acabamentos weberplast decor F e M, que passam a designar-se weberdecor F+ e M+. Foi realizada uma melhoria dos produtos atuais, que passam a apresentar maior resistência ao desenvolvimento de fungos e algas, são mais hidrófugos e mais duráveis esteticamente.

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor. As atualizações serão feitas ao longo do ano, de acordo com escoamento de stock de embalagens atuais, por motivos de sustentabilidade.

    Importa realçar que os baldes da gama de fachadas passam a ser comercializados em embalagens de plástico reciclado.

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    Prospectiva e H3P supervisionam construção da Barragem do Calucuve, em Angola

    Actualmente a 31% da sua execução, a construção daquela infraestrutura visa “mitigar os impactos da seca no Sul de Angola”

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    A Prospectiva e a H3P – Engenharia e Gestão encontram-se a supervisonar a Barragem do Encontra-se do Calucave, em Angola. Actualmente a 31% da sua execução, a construção daquela infraestrutura visa “mitigar os impactos da seca no Sul de Angola”.

    A Barragem de Calucuve é uma barragem em terra com construção prevista a uma altura máxima de cerca de 24 metros. O nível máximo de armazenamento é determinado pelo nível da crista do vertedouro, tendo este sido fixado a uma altitude de 1.249 metros. Este nível corresponde a uma capacidade total de armazenamento de 140 hm3.

    Administrativamente, a província é composta por seis municípios – Cuanhama (capital), Ombadja, Cahama, Namacunde, Cuvelai e Curoca, e 20 comunas –, sendo que o local da barragem se situa no rio Cuvelai, na comuna de Mukolongondja, a aproximadamente 33 km a montante da cidade de Cuvelai.

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    Ferran Baldirà, CEO Grupo Eurofred

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    Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions

    Uma decisão que se prende com o plano estratégico do Grupo em concentrar os seus esforços nas unidades de negócio de climatização e refrigeração

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    O Grupo Eurofred, holding multinacional especializada em soluções integrais de climatização, refrigeração e serviços, formalizou a venda da sua filial Horeca Global Solutions à Tefcold Group, especialista na distribuição de equipamentos de refrigeração comercial e com sede em Viborg, Dinamarca.

    Uma decisão que se prende com o plano estratégico do Grupo em concentrar os seus esforços nas unidades de negócio de climatização e refrigeração.

    “Este acordo responde à implantação de nosso Plano Estratégico e que nos permitirá centrar a atenção no nosso negócio ‘core’ de confort térmico e refrigeração, reforçando ainda mais a nossa posição no mercado”, afirma Ferran Baldirà, CEO do Grupo Eurofred.

    E acrescenta: “A Horeca Global Solutions conta com um catálogo de marcas de prestígio, um ‘expertise’ e uma equipa de profissionais que estou certo que permitirão continuar a crescer sob a direcção do Tefcold Group”.

    A Eurofred Group criou a empresa Horeca Global Solutions em 2022 a partir de sua unidade de negócio de equipamentos para restauração com o objectivo de impulsionar seu crescimento e dar resposta especializada às necessidades dos clientes do sector Horeca. A relação entre as duas empresas começou em 2006 com o desenvolvimento, por parte de Tefcold, da marca própria de produto da Horeca Global Solutions.

    Nascida em 1966, a Eurofred é uma holding multinacional, que conta, actualmente, com 11 empresas na Espanha, França, Portugal, Itália e Chile, além de joint ventures no Reino Unido e Irlanda.

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    KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores

    A KEO, arquitectura, design e engenharia, vai inaugurar os novos escritórios em Lisboa, no Parque das Nações, dando seguimento à estratégia de crescimento da marca na Europa. Presente em oito países e contando com 2600 profissionais, a KEO celebra este ano 60 anos de existência

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    Em Portugal desde 2020, iniciou as suas operações na cidade do Porto, onde conta actualmente com mais de 70 colaboradores. A abertura do novo escritório em Lisboa visa ampliar a capacidade da empresa para responder à crescente procura pelos seus serviços.

    João Sales, director da empresa em Portugal, sublinha a importância da retenção de jovens talentos no país. “O facto de sermos uma grande empresa internacional, que oferece a possibilidade de desenvolver uma carreira aliciante e trabalhar em projectos ambiciosos, é fundamental para atrair e reter os melhores profissionais”, afirma.

    “A abertura deste novo espaço irá permitir a expansão da nossa equipa e continuar a desenvolver projectos de grande relevância internacional. Para alcançarmos esse objectivo, pretendemos atingir ainda este ano os 150 colaboradores em Portugal”, refere o responsável.

    Donna Sultan, presidente e CEO, destaca a qualidade dos profissionais nos escritórios da empresa em Portugal. “Os nossos escritórios em Portugal são um centro de excelência na concepção e execução de projectos”, afirma. “A experiência global da KEO permite-nos oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras e personalizadas que atendem às suas necessidades específicas.”

    Em Portugal, a empresa procura arquitectos e engenheiros que irão desenvolver projectos nas suas várias áreas de actuação: arquitectura e design de interiores, planeamento urbano, arquitectura paisagista, infraestruturas e vias de comunicação, sustentabilidade e ambiente.

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    Twinkloo olha para o futuro do imobiliário em Portugal através de novo podcast

    Ao longo de 50 semanas, Massimo Forte, em conversa com reconhecidos especialistas em diversas áreas, analisa alguns dos grandes temas da actualidade, do imobiliário ao crédito, passando pelo empreendedorismo e desafios do financiamento. O primeiro episódio estreia a 22 de Abril

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    A Twinkloo, especialista em crédito habitação e intermediário de crédito, acaba de lançar o podcast “Num Piscar de Olhos”. Apresentado por Massimo Forte, real estate influencer e autor de best sellers de mediação mobiliária, o podcast nasce com o objectivo de promover uma reflexão sobre os grandes desafios do sector, além de se debruçar também sobre outras temáticas de grande relevância como o empreendedorismo ou o papel do crédito no sucesso de projectos pessoais e profissionais.

    O primeiro episódio estreia no dia 22 de Abril, tendo como convidado José Cardoso Botelho, director geral da Vanguard Properties.

    Assim, através de conversas esclarecedoras e enriquecedoras sobre o futuro do imobiliário, o projecto é uma aposta da Twinkloo para aproximar os diversos especialistas ao longo de toda a cadeia de valor, num contexto muito desafiante do mercado de habitação em Portugal.

    “Centrado em pessoas de referência em áreas como imobiliário, investimento, crédito, poupança, serviço a cliente, empreendedorismo, literacia financeira ou casos de sucesso, ‘Num Piscar de Olhos’ não é apenas um podcast; é uma plataforma de partilha, aprendizagem e inspiração, pensada para ligar profissionais e entusiastas do sector, em formato vídeo e áudio”, afirma Rui Lima, executive managing director da Twinkloo.

    Com 50 episódios, “Num Piscar de Olhos” foi planeado para oferecer uma jornada de conhecimento, que se estende ao longo de um ano, conduzida por um dos principais protagonistas no sector imobiliário em Portugal. Para o efeito reúne uma selecção criteriosa de especialistas, onde se incluem líderes de opinião e profissionais de destaque no sector imobiliário, banca ou investimento, bem como personalidades influentes e figuras-chave do empreendedorismo. Para além de José Cardoso Botelho, irão participar, entre outros, Patrícia Barão, CEO da JLL, Miguel Carvalho, presidente da Startup Portugal, Sandra Alvarez, general manager da PHD Media, Paulo Faustino, head of growth da Get Digital.

    Cada episódio é desenhado para, em 30 minutos, abordar temas estruturantes que proporcionarão aos ouvintes uma compreensão mais profunda dos mercados imobiliário e de crédito, ao mesmo tempo que abordam os desafios e oportunidades relacionados com liderança, empreendedorismo e inovação.

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    Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024

    O novo projecto de Miguel Muñoz chama-se ‘Templo Shamash: a Alvorada’ e é uma homenagem à civilização da antiga Mesopotâmia que, com as suas inovações e contribuições culturais, mudou a evolução do mundo

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    Depois do sucesso alcançado no ano passado com o espaço ‘Magnum Lignum’, que ganhou o prémio de Melhor Projecto Casa Decor 2023, a Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, voltou a apostar no elegante design de interiores de Miguel Muñoz Estudio.

    O novo projecto de Miguel Muñoz para a Geberit chama-se ‘Templo Shamash: a Alvorada’ e é uma homenagem à civilização da antiga Mesopotâmia que, com as suas inovações e contribuições culturais, mudou a evolução do mundo. Shamash, o deus sumério do sol, dá nome a este espaço e é representado como um sol nascente, no mármore do chão da casa de banho.

    Este “sol no seu amanhecer” é, também, uma homenagem ao principal lançamento da Geberit que se apresenta no espaço: a sanita com sistema integrado de lavagem AquaClean Alba. Na casa de banho ‘Templo Shamash: a Alvorada’, cores puras como o branco e o preto, junto com tons áridos e alaranjados transportam-nos até às terras da antiga Mesopotâmia. Nas paredes, um revestimento têxtil de requintada delicadeza fala-nos da Babilónia, a capital desta civilização e evoca os relevos que se representaram nos seus templos sagrados, denominados zigurat.

    Na Casa Decor 2024, as soluções Geberit também foram incluídas noutros espaços do palácio da Trinidad, nomeadamente no Espaço Woodmodulor e no Espaço Niessen.

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    Iad lança iniciativa que permite ter “estimativa realista e actualizada” dos imóveis

    “Estimar o valor de um imóvel implica conhecimento do mercado, da zona, dos imóveis concorrentes e de outros factores, como a urgência que o proprietário tem na venda, por exemplo. Assim, definir o valor de um imóvel não é um palpite, implica um estudo e uma análise cuidadosa por um profissional do sector”, afirma Carolina Xavier e Sousa, head of Marketing & Communication da Iad Portugal

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    “Estimation Week” é a nova campanha de Grupo Iad, que visa o “reforço da percepção do know-how” dos seus consultores independentes, assim como “posicionar a Iad como especialista no que toca à estimativa de valor de um imóvel”. A iniciativa decorre até 21 de Abril.

    Num momento particularmente desafiante, em que o mercado se encontra volátil há vários meses, o objectivo da filial nacional passa por “ajudar os portugueses a ter uma estimativa realista e actualizada de valor do seu imóvel”, no momento de compra ou venda de uma casa, contando com o apoio de um profissional especializado com recurso à mais avançada tecnologia.

    “O objectivo desta campanha passa por inculcar uma mensagem na mente dos proprietários: para vender rapidamente, é preciso fazer uma boa estimativa de valor e isso significa estar acompanhado por um profissional que tenha know-how nesta matéria e o acesso às melhores ferramentas tecnológicas do sector”, reforça Alfredo Valente, CEO da Iad Portugal.

    Actualmente, o valor dos imóveis flutua bastante, e uma estimativa de valor com mais de três meses nem sempre reflecte a realidade do mercado actual. O tempo médio dos imóveis no mercado tem aumentado – passou de cinco para seis meses – e o desconto implícito, isto é a diferença entre o último asking price e o preço da transacção, aumentou para 6%, segundo dados do último relatório do Confidencial Imobiliário.

    “Estimar o valor de um imóvel implica conhecimento do mercado, da zona, dos imóveis concorrentes e de outros factores, como a urgência que o proprietário tem na venda, por exemplo. Assim, definir o valor de um imóvel não é um palpite, implica um estudo e uma análise cuidadosa por um profissional do sector. Os consultores da Iad têm, pois, o know-how que legitima esta campanha e que ajudará a alinhar expectativas de proprietários e compradores”, acrescenta Carolina Xavier e Sousa, head of Marketing & Communication da Iad Portugal.

    Esta é uma iniciativa ao nível do grupo Iad, que acaba de lançar a Estimation Week em diversas filiais em simultâneo, tais como França, Itália e Reino Unido.

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