Ben van Berkel ao serviço da iluminação

Por a 22 de Março de 2016

unnamedUm dos mais recentes projectos de Ben van Berkel, do gabinete UNStudio, é na área da iluminação. O arquitecto holandês criou o “Nightsight”, um sistema de iluminação versátil, que tem como objectivo melhorar a qualidade, a acessibilidade, usabilidade e segurança dos espaços públicos após o anoitecer. O sistema foi lançado pela Zumtobel na Light + Building, em Frankfurt.

Segundo van Berkel, foi a partir de requisitos particulares dos espaços urbanos que partiu o sistema que desenhou e que fornece a arquitectos e designers novas soluções de iluminação de pontos específicos como caminhos, praças, estradas e fachadas.

O principal objectivo do “Nightsight” é devolver a noite ao domínio público, tornando os espaços exteriores seguros e com qualidade. Nesse sentido, o sistema foi projectado para criar ambientes propícios a actividades sociais através de uma variedade de cenários de iluminação e intensidades. Nota para o facto de também ter sido equacionada a poluição luminosa desnecessária através da redução do brilho e do derramamento de luz.

unnamed (1)
Ben van Berkel explica que o sistema Nightsight “é inspirado nas muitas variações possíveis da iluminação no teatro. Por isso o sistema permite criar coreografias através da luz e é destinado principalmente a facilitar a actividade e a interacção social no domínio público.”

unnamed (2)
O sistema está disponível em diferentes tamanhos de luminárias LED e pode ser colocado em mobiliário de rua ou em edifícios. Segundo Ben van Berkel, num future próximo a gama será alargada por forma a incluir uma variedade de formatos e uma maior diversidade de aplicações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *