TIPSY é a nova peça da coleção MATERIA da Corticeira Amorim

Por a 5 de Abril de 2016

matériaTIPSY é a mais recente peça produzida na Corticeira Amorim para a MATERIA – a colecção de objetos inéditos de cortiça comissariada pela Experimentadesign.

Desenvolvido pelo designer japonês Keiji Takeuchi, o novo suporte para uma garrafa de vinho, junta-se ao SIX – um porta-garrafas desenvolvido por James Irvine apresentado em 2015 – e reforça a ligação da colecção com o mundo do vinho.

Segundo a Corticeira Amorim, TIPSY é uma peça de estética minimalista, que remete para um equilíbrio entre a arte e a funcionalidade e que tira partido das características da cortiça, em particular das suas propriedades tácteis.

Keiji Takeuchi,  designer japonês que lidera o estúdio de Naoto Fukusawa em Itália, contextualiza o desenvolvimento deste objecto, referindo que: “O conceito de TIPSY baseia-se na atmosfera típica de um jantar de amigos e no momento de abertura de uma garrafa de vinho. Senti que o mais relevante seria conceber uma peça que, simultaneamente, valorizasse a garrafa e fosse coerente com o mood destes encontros.”

Sobre o material selecionado, o designer acrescenta: “Foi intuitivo, imediatamente percebi que TIPSY teria de ser concretizado em cortiça. Antes de mais, há uma longa relação entre a cortiça e o vinho, pelo que a associação se torna inevitável. No entanto, quando transportada para um objecto de design, a cortiça tem um calor natural e um apelo táctil singulares, características que me fascinaram logo na primeira vez em que me desloquei a Portugal para conhecer as florestas de sobro e este material.”

TIPSY é o 24º objeto a integrar a coleção MATERIA, lançada em 2011 no FuoriSalone em Milão. Estes 24 objetos foram desenvolvidos por 12 designers nacionais e internacionais, entre os quais, os portugueses Daniel Caramelo, Fernando Brízio, Filipe Alarcão, Miguel Vieira Baptista, Marco Sousa Santos e Pedrita e os internacionais Big-Game, Inga Sempé, James Irvine, Nendo e Raw Edges.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *