CONSTRUIR
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
Bison Bank lança solução de crédito à habitação para não residentes
Projecto “Baterias 2030” concluído
Quando falamos do Grupo Cosentino, falamos de uma empresa global e familiar que produz e distribui superfícies de inegável valor para o mundo da arquitetura e do design. Apesar desta dimensão global, para compreender e conhecer a empresa é preciso irmos até ao sul de Espanha, a Macael, no interior da província de Almeria, e perceber de que forma uma empresa de pedra natural focada no Mármore Branco Macael termina 2015 com mais de 3.300 pessoas em todo o mundo, 715 milhões de euros de faturação e mais 100 Cosentino Centers e “Cosentino Cities” espalhados por todo o mundo.
A INOVAÇÃO foi o pilar básico de crescimento do Grupo Cosentino, impulsionado pelo que agora é o seu presidente, D. Francisco Martínez Cosentino, que cedo entendeu que só podia provocar uma verdadeira mudança no destino da sua empresa, encontrando um produto diferenciador, que colocasse Macael para sempre no mapa.
Graças a muitas horas de trabalho e investigação, e um investimento enorme, nasceu SILESTONE.
Durante 25 anos, a empresa não parou de inovar, tanto ao nível de acabamentos e de texturas, como no lançamento de séries como ECO, feita a partir de materiais reciclados.
Alguns pensarão que uma empresa que consiga posicionar-se como líder no segmento de bancadas de cozinha em todo o mundo, se acomoda ou acha que já cumpriu o que tinha a cumprir. Errado. O ADN da Cosentino é o do inconformismo, da inquietude, da vontade constante de melhorar, de desenvolver novas tecnologias e procurar novos objetivos. Na Cosentino, trabalhamos diariamente para superar novos obstáculos, identificando parceiros chave em todo o mundo, tendo sempre como objetivo a satisfação dos nossos clientes, filosofia que o nosso próprio Presidente incutiu em cada um dos colaboradores desta empresa.
Foi graças a esta mentalidade que há 6 anos atrás demos início a um grande projeto de investigação em busca de um novo material. Num contexto de pura crise económica, a Cosentino investiu 128 milhões de Euros e 22.000 horas de investigação para poder apresentar ao mundo um produto como DEKTON.
Como se pode imaginar, não é mera coincidência o facto de ter sido atribuída há cerca de um mês a Medalha de Mérito ao Trabalho a D. Francisco Martínez Cosentino.
Esta superfície ultracompacta, resulta de um processo de elevada pressão e temperatura que simula em 4 horas o desgaste natural do passar do tempo. Com um nível bastante elevado de durabilidade e resistência a riscos e manchas, este produto tornou-se no sonho de qualquer designer ou arquiteto, podendo ser aplicado tanto em interiores como exteriores, fachadas, mobiliário,etc.
Em 2016, a Cosentino apresentou Dekton Xgloss, uma inovadora e brilhante linha de superfícies ultracompactas. Este produto nasce de um sonho antigo, que se baseia na excelência e que resulta do trabalho de um amplo conjunto de pessoas.
Os autênticos reis da decoração são os materiais, tudo gira ao seu redor, a sua dimensão, a sua textura…as cores, especialmente as lisas, que sendo uma tendência no mundo da decoração, são algo mais do que uma moda transitória. São uma questão de estilo. Este material permite a criação de ambientes tranquilos, neutros, quentes e equilibrados, dotando qualquer tipo de espaço de amplitude e elegância. As suas combinações são ilimitadas, e a solução ideal para qualquer divisão da casa.
Hoje em dia os materiais devem ser polivalentes, aplicáveis aos mais diversos espaços, e adaptáveis às mais diversas necesidades, quer a nível de pavimentos, como de revestimentos, fachadas, bancadas ou mobiliário. Dekton Xgloss é uma superficie inteligente, um material que procura a excelência em todos os aspetos para dar resposta às exigências dos consumidores, conservando o seu valor estético. Foi graças a estas catacterísticas que Dekton Xgloss recebeu o prémio de melhor produto de design 2016 nos prestigiados prémios RED DOT AWARD.
No Departamento de Inovação e Produto, somos pessoas com ADN Cosentino. Persistentes e intranquilas.
É com este espírito que já estamos a trabalhar na nossa aposta para 2017, e para isso estudamos a evolução das tendências, e as necessidades, hábitos e formas de ver o mundo dos consumidores. É fundamental que as empresas adaptem os seus procesos às constantes mudanças nas preferencias do utilizador, incorporando sempre uma componente de design nos seus produtos, e garantindo uma inovação constante.
Na Cosentino, todos os dias são dias de crescimento!
Lorena Gonzalez , Responsável do Departamento de Produto da Cosentino