Águas de Portugal vence contrato no Azerbaijão
Cláudio Jesus, administrador da Águas de Portugal International, explicou que se trata de um contrato “de assistência técnica pura, de formação e capacitação”
Pedro Cristino
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O grupo Águas de Portugal (AdP) assinou um contrato com a SAWMC – State Amelioration and Water Management Comittee, a entidade gestora dos serviços de água e saneamento da República Autónoma do Naquichevão, no Azerbaijão, para as áreas de operação, manutenção e gestão de activos.
Em comunicado, a empresa portuguesa explica que o contrato é referente a um projecto de “twinning”, que envolve “a cooperação e troca de conhecimentos entre as duas entidades gestoras, no sentido de contribuir para a melhoria da eficiência, da resiliência e da sustentabilidade dos sistemas de água e saneamento do Naquichevão”.
Cláudio Jesus, administrador da Águas de Portugal International, explicou que se trata de um contrato “de assistência técnica pura, de formação e capacitação”. “É aí que temos vindo a posicionar-nos nos últimos anos na nossa actividade internacional e temos criado o caminho certo”, referiu o responsável da AdP num evento promovido pela Parceria Pública para a Água (PPA).
Segundo o comunicado da empresa, o projecto tem uma duração de 12 meses e é financiado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento. Estão previstas visitas técnicas dos responsáveis da SAWMC a diversas infra-estruturas e empresas da AdP, bem como a realização de acções de formação por parte de peritos do grupo português, “com vista à disseminação das suas boas práticas de operação, manutenção e gestão de activos”.
No âmbito deste contrato, a AdP apoiará ainda a SWMC no desenvolvimento e implementação de procedimentos de operação e manutenção, incluindo a realização de uma auditoria aos respectivos sistemas de abastecimento de água e saneamento, tal como na criação de um sistema de gestão de activos e na definição de indicadores para monitorização e avaliação de desempenho.
“Neste processo de internacionalização, neste modelo de consultoria, somos obviamente convidados frequentemente a participar em consórcios e muitas vezes percebemos, também que temos muitas valências dentro de portas”, destacou Cláudio Jesus, referindo que a Adp tem de recorrer a parceiros “que complementem, de alguma forma, a nossa oferta”.