Técnico recebe 1.º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil

Por a 20 de Junho de 2016

reabO Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, vai ser o palco do 1.º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil “Ensaiar para Reabilitar”, que decorre entre 4 e 6 de Julho.

Em comunicado, o Técnico destaca que as últimas décadas do país ficaram marcados “por uma intensa actividade de construção civil e obras públicas que muito contribuiu para as metas de desenvolvimento atingidas”. Neste contexto, o IST sublinha que se assistiu, durante esse período, a “grandes mudanças ao nível do planeamento, projecto, construção e exploração de obras públicas e privadas”.

Paralelamente, ocorreram mudanças “relevantes no enquadramento legislativo e normativo” que conduziram à implementação de novos métodos de ensaio e experimentação “em todas as áreas da engenharia civil”, levando empresas e instituições a acumularem “um grande conhecimento e experiência no domínio dos ensaios e da experimentação”.

Assim, a organização pretende que o congresso se constitua como “um amplo fórum de reflexão e síntese desse estado da arte a disponibilizar às novas gerações”. “Numa perspectiva futura de significativa actividade de reabilitação, o tema deste congresso pretende reforçar ainda mais a importância dos ensaios e da experimentação” com vista à prática da engenharia civil “com qualidade, inovação, segurança, competitividade e sustentabilidade”.

O congresso será estruturado segundo um conjunto de temas principais, que envolvem a avaliação de estruturas e do seu desempenho, a identificação e caracterização dos materiais, ambiente, risco e segurança, desenvolvimento e utilização de técnicas não destrutivas, actividades de normalização, regulamentação, acreditação, investigação e ensino e metrologia, instrumentação e controlo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *