Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
Electrificação da Linha do Minho concluída dentro de três anos
“O concurso já está no terreno”, adiantou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
Convenção APEMIP | IMOCIONATE 2024 já tem data marcada
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que a electrificação da Linha do Minho entre Nine e Valença estará concluída dentro de “três anos, três anos e meio”, num investimento de 83 milhões de euros. Pedro Marques acrescentou que em finais de 2016 ou inícios de 2017 avançará a electrificação do primeiro troço, entre Nine (concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga) e Viana do Castelo. “O concurso já está no terreno”, adiantou.
O ministro falava em Barcelos, durante a consignação da empreitada de supressão de uma passagem de nível naquele concelho, empreitada que classificou como o “momento zero” da obra de electrificação da Linha do Minho. “Vai viabilizar todo o trabalho de electrificação”, referiu.
Trata-se da construção de uma passagem inferior rodoviária em Midões, que vai permitir o encerramento de uma passagem de nível, num investimento de 806 mil euros, com um prazo de execução de 180 dias. Pedro Marques sublinhou que o Governo está a “investir fortemente” na ferrovia, prevendo obras num valor global superior a 2.000 milhões de euros até 2020. Segundo o ministro, o objectivo passar por tornar mais competitivo o transporte ferroviário e de mercadorias, quer em termos de preços, quer em termos de tempos das ligações.
Outro objectivo é o aumento do conforto e da qualidade dos comboios postos ao serviço da população, com a possibilidade de os Alfa Pendular chegarem aos troços electrificados, nomeadamente na ligação Nine-Valença.
“Com a electrificação da linha, os comboios como os Alfa podem estar ao serviço, no futuro, até à fronteira, o que é muito positivo e aumenta brutalmente o conforto das populações”, acrescentou Pedro Marques. Paralelamente, enfatizou o governante, a aposta na ferrovia implicará uma diminuição do tráfego rodoviário e das consequentes emissões de poluição para a atmosfera. “É o cumprimento do nosso compromisso de dar prioridade ao transporte rodoviário”, rematou.