Broadway Malyan assina projectos de retail em Angola
Os dois novos centros comerciais são os primeiros de uma série de projectos assinados pela Broadway Malyan a partir do atelier de Lisboa
CONSTRUIR
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
A estratégia da MAP Engenharia, as casas impressas pela Havelar, o ‘novo’ rumo da Mexto e a TRAÇO no CONSTRUIR 503
Consumo de cimento aumentou 23,6% em Janeiro
Encontro de Urbanismo do CIUL regressa com ‘Há Vida no Meu Bairro’
Autódromo Internacional do Algarve desenvolve CER com SES Energia
Rita Bastos assume direcção da Sekurit Service e da Glassdrive Portugal
Dst ganha obra de 5M€ para Volkswagen Autoeuropa
IP conclui intervenção no Viaduto Duarte Pacheco
Hydro produz primeiro lote de alumínio reciclado com pegada de carbono quase nula
papa
Angola tem dois novos projectos de retail – o Shopping Nova Vida, em Luanda, e o Shopping Lubango, na província de Huíla – assinados pela multinacional de arquitectura Broadway Malyan. Os dois projectos integram o programa de forte expansão da marca de shoppings criada pela Zahara Imobiliária – Xyami -, que nos últimos dois anos tem já em funcionamento quatro estruturas comerciais no país.
Os dois novos centros comerciais são os primeiros de uma série de projectos assinados pela Broadway Malyan a partir do atelier de Lisboa, para a marca de retail. A multinacional de arquitectura será ainda responsável pelo design de um outro centro comercial em Kilamba, nos arredores de Luanda e cuja construção já se iniciou, bem como de dois projetos em Huambo e Luanda Norte, que estão ainda em fase de planeamento.
A cada um dos centros comerciais está ancorado um hipermercado Kero, incorporando ainda um cinema multiplex, um centro automóvel e uma zona de entretenimento infantil, que totalizam uma área bruta locável de 14.000 m2, o Lubango, e 23.000 m2, o Nova Vida.
Vasco Carvalho, líder do projecto no atelier da Broadway Malyan Lisboa, afirma que o design destes dois centros comerciais, por um lado, utiliza uma linguagem arquitectónica contemporânea, baseada nas cores tradicionais africanas, e por outro lado, responde exactamente às expectativas da marca Xyami.
”Angola está numa fase de expansão no sector de retail e estes dois projectos estão a transformar a oferta ao consumidor, pela sua dimensão, oferta e experiência do visitante”, diz Vasco Carvalho. “A nossa abordagem pretende garantir que estes centros comerciais mantêm uma forte identidade africana, ao mesmo tempo que reflectem modernidade”.
O arquitecto acrescenta ainda que, “um aspecto comum nestes projectos são as grandes palas que permitem sombrear a fachada, controlando a temperatura e funcionando como uma alternativa ao isolamento térmico. Esta é uma solução bastante eficiente para um clima tão quente, mas ajuda também a criar algo característico e diferenciador numa marca que tem muito orgulho em ser Angolana”.
“As fachadas são uma mistura de tons neutros e cores vibrantes, inspiradas na tradição angolana e o design dos edifícios incorpora uma estratégia de luz natural com grandes clarabóias, permitindo a diminuição da utilização de luz articial durante o dia”, termina Vasco Carvalho.