Philips Lighting prepara Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos

Por a 11 de Julho de 2016

luzA Philips Lighting, que está a preparar a cidade do Rio de Janeiro para o maior evento desportivo deste Verão – os Jogos Olímpicos -, anunciou a conclusão de quatro importantes projetos de iluminação pública na cidade, que integram o âmbito da melhoria das suas infra-estruturas.

A profunda remodelação na iluminação incluiu os principais percursos e pontos turísticos da cidade: a zona portuária de Porto Maravilha e as autoestradas do Arco Metropolitano e Elevado do Joá estão equipadas com iluminação LED energeticamente eficiente que irá contribuir para uma maior segurança e poupança de energia. O Museu do Amanhã oferecerá aos visitantes uma experiência única de luz e som, na qual a iluminação LED dinâmica interage com a música ambiente.

“Enquanto líder mundial ao nível da iluminação, a Philips está entusiasmada por se juntar ao Rio de Janeiro na preparação da cidade para os seus visitantes internacionais, ao mesmo tempo que cria um legado duradouro para a sua crescente população para o futuro. As melhorias fornecidas pela iluminação LED, como a maior segurança e a redução das facturas de energia, permitem à cidade resolver problemas económicos, ambientais e sociais em simultâneo”, afirma Yoon Young Kim, Diretor-geral da Philips Lighting Brasil.


Projectos

A zona portuária, denominada Porto Maravilha, foi revitalizada pela Concessionária Porto Novo. No âmbito do projecto de renovação, a área foi equipada com 750 LED GreenVision Xceed da Philips, que irão fornecer até 50 por cento de poupança de energia em comparação com a iluminação convencional. Além desta tecnologia, ambos os túneis da região foram equipados com os equipamentos de iluminação LED Tunnel BWP350 da Philips, que garantem níveis de iluminação seguros para os condutores.

O sistema de iluminação LED instalado no Porto é gerida pelo CityTouch da Philips, um sistema de iluminação viária ligado que está integrado no Centro de Controlo de Operações (CCO) da Concessionária Porto Novo, permitindo a monitorização e o controlo remotos de cada ponto de luz individual e programação da manutenção. O sistema permite, igualmente, o ajuste remoto dos níveis de iluminação de acordo com as necessidades específicas da área, o que reduz significativamente o consumo de electricidade.

Por sua vez, o Arco Metropolitano, uma autoestrada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que liga a região de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, foi equipado com 4360 equipamentos de iluminação GreenVision Xceed Solar da Philips. Cada luminária tem um painel solar integrado que converte luz solar em electricidade e fornece uma opção de iluminação sustentável. A Iluminação Philips participou neste projecto em parceria com a Kyocera Solar, uma empresa especializada no fabrico e distribuição de soluções de energia elétrica solar.

Outra importante autoestrada, Elevado do Joá, situada na zona ocidental da cidade e que liga o Largo da Barra a São Conrado, utiliza 986 luzes de túnel FlowBase LED da Philips e 369 luzes GreenVision Xceed da Philips para reduzir o consumo de energia e fornecer uma iluminação uniforme e eficiente aos quatro túneis ao longo da estrada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *