Parlamento Europeu aprova fase 5 de motores Diesel
De acordo com a nota do Parlamento Europeu, a fase 5 da regulamentação prevê uma maior restrição ao nível das emissões pela introdução de limites de partículas e pelo alargamento do espectro da regulação a outros tipos de motores
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O Parlamento Europeu aprovou, no início do mês de Julho a fase 5 da regulamentação em torno das emissões de partículas, fase essa que permite aos equipamentos móveis para a indústria da construção, agricultura, empilhadores assim como equipamentos usados em trabalhos municipais e reparação de estradas nos equipamentos mais ecológicos do Mundo.
De acordo com a nota do Parlamento Europeu, a fase 5 da regulamentação prevê uma maior restrição ao nível das emissões pela introdução de limites de partículas e pelo alargamento do espectro da regulação a outros tipos de motores. Pela primeira vez são contemplados motores abaixo de 19Kw e acima de 560kW, assim como a definição de um mínimo de rigor ao longo de toda a faixa de potência a partir de 2019.
Após a votação final do Parlamento, a adopção pelo Conselho Europeu deverá ter lugar nas próximas semanas. A publicação do regulamento seguirá em breve. A legislação complementar também está em fase final e abrange as exigências técnicas e administrativas. É expectável que essas sejam medidas a adoptar antes do final do ano.
Os fabricantes europeus representados por suas respectivas associações CECE (equipamento de construção), CEMA (máquinas agrícolas), EGMF (equipamento de jardim), EUnited equipamentos municipais (municipal & equipamentos de operação de estrada) e equipamentos de transporte de materiais (FEM) saudaram o resultado final.
“O compromisso final encontrado entre as instituições da UE representa um bom equilíbrio entre a melhoria da qualidade do ar e para a manutenção da competitividade da indústria transformadora que a máquina europeia”, disse Ulrich Adam, secretário geral da CEMA.
As organizações garantem que este equilíbrio foi conseguido graças a algumas adaptações introduzidas durante o processo legislativo, mantendo os limites de emissão original e datas de introdução para máquinas de movimentação de terra tal como proposto pela Comissão Europeia. Segundo a nota, as adaptações incluem uma extensão do regime geral de transição por seis meses (24 meses no total) para dar aos fabricantes europeus de máquinas tempo suficiente para reprojectar suas frotas de modo a que cumpram os novos requisitos. Além disso, introduzem uma disposição relativa a motores de substituição com um tempo limite de vinte anos que permitem a continuação da utilização de máquinas com estes motores, contribuindo assim para os objectivos da UE em matéria de eficiência dos recursos.
“No geral, o novo regulamento estabelece um ambicioso cronograma”, disse Sigrid de Vries, secretário geral da CECE. “Ele representa um desafio para reprojectar as centenas de tipos de máquinas e aplicativos no intervalo dado. Segundo aquele responsável, as necessidades especiais das pequenas e médias empresas (PME), bem como o alto nível de especialização em todo o sector, foram reflectidas no compromisso final. Para certos tipos de máquinas e de empresas, tais como gruas móveis e tractores estreitos, outras disposições transitórias foram previstas para atender às suas necessidades específicas, disse a associações comerciais em uma declaração conjunta.