“Queremos continuar a disponibilizar produtos diferenciados com forte componente de inovação tecnológica”
Segundo Nuno Carrancho, terminaram já as “dramáticas” reduções de actividade no sector da construção,
Pedro Cristino
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O ano de 2015 marca, na Schindler Portugal, um “fim de ciclo”. Segundo Nuno Carrancho, terminaram já as “dramáticas” reduções de actividade no sector da construção, e a representação portuguesa da multinacional suíça está “bem posicionada” para acompanhar a evolução do mercado. Em entrevista ao Construir, o director operacional e administrador da Schindler Portugal apresenta e explica a nova tecnologia Schindler Port e revela que o grupo irá manter a sua aposta na I&D
Ao Construir, Nuno Carrancho revela que a Schindler conseguiu obter “um ligeiro crescimento” na venda de elevadores novos no mercado português e, segundo este administrador da Schinler Portugal, o mercado nacional continua com um elevado nível de concentração nas três maiores empresa a operar no sector.
Que balanço faz da actividade da Schindler em Portugal em 2015?
O ano de 2015 marca um fim de ciclo. As reduções dramáticas de actividade no sector da construção terminaram. A Schindler conseguiu um ligeiro crescimento de vendas de elevadores novos. Mas acima de tudo um crescimento significativo de vendas ao nível de modernizações, sinal de que a confiança dos agentes económicos aumentou e que a Schindler está bem posicionada para acompanhar essa evolução do mercado.
Ao nível da manutenção, a estratégia de diferenciação que temos consistentemente mantido, assente na qualidade do nosso serviço e não numa pura competição de preço, está a dar os frutos pretendidos. Os clientes reconhecem essa diferença e têm premiado a Schindler com a sua confiança, levando a um crescimento do valor da nossa carteira de contratos de manutenção.
Findos os primeiros seis meses deste ano, como caracteriza a performance da empresa em 2016?
Este ano estamos a conseguir novos crescimentos nas vendas de elevadores e escadas rolantes. A Schindler está a conseguir ganhar projectos em sectores que se têm evidenciado mais dinâmicos, como a reabilitação urbana e o turismo. Na área das modernizações ainda é cedo para fazer um balanço, sendo certo que temos perspectivas de crescimento, mesmo depois do salto conseguido em 2015. Os contratos de manutenção continuam com desenvolvimento positivo, à semelhança do que se passou em 2015. A estratégia de valor associada a um serviço de qualidade diferenciada mantém-se e sentimos que somos reconhecidos por isso.
Como se poderá descrever, actualmente, o mercado de soluções de transporte vertical (e relacionados, como escadas e passadeiras rolantes) em Portugal, em termos de dimensão e concorrência?
O mercado continua com um elevado nível concentração nas três maiores empresas a operar no sector (superior a 75%). O restante mercado é pulverizado entre um pequeno grupo de empresas de média dimensão e um vasto leque de pequenas de pequena ou muito pequena dimensão.
Relativamente ao mercado português, o impulso que o sector da reabilitação recebeu por parte do Governo, do investimento internacional e do aumento de turistas pode representar mais e melhores oportunidades de negócio para o grupo? A Schindler já está envolvida neste mercado?
A reabilitação tem sido um impulso positivo, podemos constatar que está a reanimar o sector e isso já é visível nos principais centros urbanos de Lisboa e Porto. A Schindler, como não podia deixar de ser, está presente neste mercado. Queremos, enquanto especialistas de soluções de mobilidade vertical, continuar a disponibilizar produtos diferenciados com uma forte componente de inovação tecnológica e de alta eficiência energética, que alavanquem a aposta na renovação de edifícios.
A empresa já produz soluções desenvolvidas para o mercado da reabilitação?
A nossa permanente aposta em I&D, desenvolveu soluções vantajosas do ponto de vista do design, da segurança e da eficiência energética. Dou-lhe o exemplo do modelo de elevador Schindler 6500 para edifícios comerciais e residenciais de alta gama. Este modelo tem meios de tracção optimizados, um peso reduzido e sistema de recuperação de energia. Além das várias opções de design, este modelo permite uma poupança na fatura da electricidade pela sua acrescida eficiência energética comparada com as soluções instaladas.
Como caracteriza a tecnologia Schindler Port? Que vantagens traz esta tecnologia para o ramo dos elevadores?
A tecnologia Schindler PORT consiste num sistema de pré-selecção de destino, em que o trajecto de cada passageiro é reconhecido previamente pela manobra do elevador, permitindo um tráfego mais rápido e muito optimizado. O Schindler PORT é o expoente máximo da tecnologia na optimização de tráfego associada à pré-selecção do destino. Garante uma significativa redução dos tempos de espera e a melhoria do tempo total de viagem. Em termos práticos o sistema solicita ao utilizador que indique para que piso se encaminha antes de entrar no elevador. Com base em todos os registos que são efectuados em cada momento, o Schindler PORT optimiza a movimentação das cabinas, de forma a minimizar o tempo de espera bem como o número de elevadores a mobilizar. Desta forma, reduz-se o consumo de energia, ao mesmo tempo que se melhora consideravelmente o serviço aos utilizadores do edifício. As amplas capacidades de configuração desta solução permitem definir as prioridades em cada caso, adaptando-se às necessidades específicas de cada edifício. De facto, há momentos em que a prioridade pode ser a redução do tempo de espera (por exemplo em horas de pico) e, em outro momento, dar-se prioridade à poupança energética (deixando equipamentos em modo de “stand-by”). Das vastas alternativas de configuração é ainda de salientar a possibilidade de definir utilizadores com requisitos especiais, como viagens VIP, mais espaço na cabina para transporte de cargas ou pessoas com mobilidade reduzida e a atribuição de autorizações de acesso a cada piso (que pode estar integrado com as barreiras de entrada). O Schindler PORT é também reconhecido por ser a solução tecnológica mais verde e sustentável do mercado, indo de encontro aos nossos valores corporativos, onde defendemos uma política de sustentabilidade e poupança nos consumos. Esta tecnologia inteligente é altamente intuitiva, incorporando funções “touch” ou “touch-less” aquando da utilização de cartões e está equipado com sensores de proximidade e de iluminação.
Para que clientes é dirigida esta tecnologia? Já tem aplicação em Portugal?
Devido ao seu sistema de optimização de tráfego, o Schindler PORT é muito requisitada pelo sector empresarial, como é o caso dos escritórios. Também o sector hoteleiro tem vindo a requisitar os serviços do Schindler PORT. Em Portugal já existem vários edifícios onde foi instalada uma solução com a tecnologia PORT, como por exemplo, o Atrium Saldanha, a sede do Banco Santander, a Torre 1 das Amoreiras, a Torre Galp ou o Intercontinental Estoril Hotel.
Qual tem sido a receptividade?
A receptividade tem sido fantástica. Com um design moderno e atractivo, a experiência já comprovada em hotéis, edifícios de escritórios e até hospitais, tem-se revelado muito positiva e é, sem dúvida, um grande factor de diferenciação da Schindler.
A área de negócio onde a Schindler opera tem uma componente de I&D fulcral. Que rumo têm tomado as tendências no desenvolvimento de novas soluções dentro do grupo? E no sector dos elevadores, em geral?
A componente de I&D é fulcral para a Schindler. Não é por acaso que somos um dos principais parceiros do avião Solar Impulse, que, recentemente, deu a volta ao mundo movido a energia solar. Queremos continuar a demonstrar que a inovação e um espírito pioneiro podem mudar o mundo. Queremos continuar a apostar em I&D para podermos continuar a dar resposta às necessidades dos nossos Clientes.