Foto nº 5
Opinião: Reabilitação de pavimentos de estacionamento
Recentemente desenvolveram-se novas tecnologias que permitem resolver antigos problemas das construções. Um desses problemas consiste na reparação de pavimentos de estacionamentos para veículos, nos casos em que a aplicação inicial dos mosaicos de revestimento não tenha sido efectuada correctamente, o que originou que parte desses mosaicos se soltassem (Foto n.º 1). Dado que, em muitos… Continue reading Opinião: Reabilitação de pavimentos de estacionamento
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Recentemente desenvolveram-se novas tecnologias que permitem resolver antigos problemas das construções. Um desses problemas consiste na reparação de pavimentos de estacionamentos para veículos, nos casos em que a aplicação inicial dos mosaicos de revestimento não tenha sido efectuada correctamente, o que originou que parte desses mosaicos se soltassem (Foto n.º 1).
Dado que, em muitos casos, os mosaicos originais já não se fabricam, a melhor solução de reparação começa por remover, manualmente, os mosaicos remanescentes (Foto n.º 2).
Prossegue-se com a preparação da base mediante a utilização duma afagadora com segmentos diamantados, de modo a atenuar as irregularidades existentes no suporte e remover todas as zonas com pouca resistência mecânica (Foto n.º 3).
Seguidamente, procede-se à limpeza da base, garantindo a ausência de partículas soltas. Aplica-se, então, um produto do tipo “MC-Dur 1200 VK”, que é um primário à base de resinas, e que tem um elevado poder de impregnação e de colagem (Foto n.º 4).
Finalmente, procede-se à aplicação dum produto do tipo “MC-Dur 1200”, na cor pretendida, o qual consiste numa pintura espessa sem solventes, com inclusão de cargas de corindo (Foto n.º 5). No caso das rampas, em que se pretende uma maior aderência do pavimento, depois da aplicação do primário do tipo “MC-Dur 1200 VK” (mas antes da aplicação do produto do tipo “MC-Dur 1200”) procede-se ao polvilhamento com areias siliciosas, de granulometria compreendida entre 0,4 e 0,8 mm, de modo a conferir um acabamento final antiderrapante.
O pavimento, depois de acabado, é lavável, podendo remover-se as marcas nele eventualmente deixadas pelos rodados dos veículos. É uma solução muito competitiva em preço quando comparada com qualquer outra que envolvesse a utilização de novos mosaicos, até porque esta última solução poderia não evitar que viessem a ocorrer futuros descolamentos dos novos mosaicos a utilizar. Por vezes os futuros utilizadores desses pavimentos não têm os cuidados devidos para a sua adequada utilização.0
No caso referido houve descuido no arrastamento de equipamentos sobre o pavimento o que originou danos consideráveis no mesmo (Fotos n.º 6 e n.º 7) bem como nalgumas das suas juntas, o que levou à necessidade de posteriores reparações (Fotos n.º 8 e n.º 9).
Engº José Matos e Silva, Especialista em Geotecnia, Estruturas e Direcção e Gestão da Construção, pela O.E.
Ficha Técnica
– Concepção da Intervenção: Engº José Matos e Silva
– Realização da Intervenção: CastanResin