Leonardo Finotti lança livro sobre arquitectura moderna na América Latina

Por a 26 de Outubro de 2016
Edifício JK, 1951–1968, Oscar Niemeyer (1907-2012). Foto Leonardo Finotti

Edifício JK, 1951–1968, Oscar Niemeyer (1907-2012). Foto Leonardo Finotti

O fotógrafo Leonardo Finotti acaba de lançar um novo livro, onde através de cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana, dá corpo a uma importante panorâmica sobre a arquitectura da região.

“Uma Coleçao de Arquitetura Moderna na América Latina” reúne um conjunto de fotografias que, segundo a Dafne, “foram concebidas e apresentadas para colocar a arquitectura sob uma avaliação objective”.

De acordo com a mesma fonte, “esta ambição de desenvolver uma visão sem preconceitos permite ao observador do livro e das fotografias ter um olhar directo sobre as qualidades e variedade da arquitectura Latino-Americana, desde estádios a edifícios públicos e habitações privadas”.

A edição portuguesa do livro, é resultado de uma parceria com a editor Lars Müller Publishers e tem uma tiragem limitada a 400 exemplares para distribuição em Portugal e no Brasil.

O livro conta com um prefácio de Barry Bergdoll, com quem Finotti trabalhou para a exposição “Latin America in Construction”, apresentada no MoMA em 2015. Bergdoll refere que “Finotti captura e preserva o optimismo do período heróico do modernismo do pós-guerra, quando a arquitectura construía tanto o enquadramento da vida quotidiana quanto as aspirações das suas culturas”.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *