Trienal convida arquitectos para a Open Call da Future Architecture Platform

Por a 22 de Novembro de 2016

call for ideas

A Future Architecture Platform – primeira plataforma europeia de arquitectura -, lança uma nova chamada de projectos no âmbito da Trienal de Arquitectura. Nesse sentido, como membro da Future Architecture Platform, a Trienal lança o repto a arquitectos portugueses emergentes de Norte a Sul do país e ilhas a apresentarem projectos, lembrando que esta “é uma excelente oportunidade de se promoverem além fronteiras”. As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 7 de Janeiro de 2017.

Segundo a Trienal, os criadores seleccionados serão convidados a participar em eventos fora do seu país de residência para promover a mobilidade, o intercâmbio cultural e a troca de experiências. Factores que “são essenciais para divulgar uma geração de novos talentos e ser a base para a concretização de sinergias entre autores e instituições, objectivo maior desta nova plataforma europeia”.

O convite é dirigido a arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, curadores, designers, artistas e cineastas a participar com projectos que visem explorar, envolver e moldar o ambiente em que vivemos com vista ao que será o seu equivalente no futuro.

Desta chamada resultará uma selecção de propostas a apresentar em eventos organizados por esta rede composta por 18 membros que vão de museus a festivais, associações, entre outros. Dos 18 membros da plataforma, destacamos os 4 recém convidados: Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), dpr-barcelona (Espanha), CANactions (Kiev), One Architecture Week (Bulgária) e Bureau N (Alemanha).

Os candidatos seleccionados serão convidados a participar em 5 exposições, 5 conferências, 3 ciclos de apresentações, 6 workshops e 1 viagem.

Deste 2º Open Call que agora se anuncia, a Trienal de Lisboa seleccionará 3 intervenientes que participarão numa conferência incluída no ciclo Distância Crítica da Trienal de Arquitectura de Lisboa (participantes e datas a anunciar).

De referir que, o 1º Open Call 2015-2016 resultou num total de 511 candidaturas de 39 países, das quais 7 eram portuguesas. Das 170 candidaturas seleccionadas que circularam pelas várias instituições membro, 2 foram portuguesas. Neste 1º call, um terço dos projectos candidatos foram seleccionados a apresentá-los em diferentes formatos (exposições, debates, conversas, instalações ou perfomances) concretizados em cerca de 90 eventos.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é membro da Future Architecture Platform desde a sua criação, em 2015.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *