Mercado das obras públicas recupera em Novembro

Por a 22 de Dezembro de 2016

ObrasO mais recente Barómetro das Obras Públicas, publicado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), conclui que, no mês de Novembro, o mercado das obras públicas registou uma recuperação.

Segundo a AICCOPN, até Novembro passado, o montante total resultante dos anúncios de lançamento de concursos de obras públicas publicados atingiu os 1.492 milhões de euros, soma que é superior em 33% face ao apurado no mesmo período do ano transacto e “recoloca os concursos públicos promovidos em níveis semelhantes aos 1.485 milhões apurados em 2014”.

Em termos mensais, o mês transacto registou 144 milhões de euros em concursos promovidos, um valor inferior em 21 milhões ao apurado em Outubro, mas que, ainda ssim, fica 88 milhões de euros acima do registado no mês homólogo de 2015.

Entre Janeiro e Novembro deste ano, o total de contratos resultantes de concursos públicos, celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas alcançou os 631 milhões de euros, resultado que traduz um aumento de 8% em termos homólogos. A AICCOPN destaca que este valor já supera os 627 milhões observados em todo o ano de 2015, representando, contudo, “apenas 42% de todo o montante de concursos públicos anunciados este ano”.

Os contratos celebrados em resultado de ajustes directos situam-se nos 481 milhões de euros, valor que é 17% superior ao verificado em 2015. Na totalidade, os contratos celebrados e reportados até final de Novembro passado representam 1.202 milhões de euros, “ou seja, 11% mais que o apurado em 2015”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *