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    Projecto da Aguirre Newman para a Cepsa

    Arquitectura

    Consultoras apostam e consolidam Departamentos de Arquitectura

    Mas que vantagens trazem em relação a um gabinete de arquitectura? 

    Ana Rita Sevilha

    Projecto da Aguirre Newman para a Cepsa

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    Consultoras apostam e consolidam Departamentos de Arquitectura

    Mas que vantagens trazem em relação a um gabinete de arquitectura? 

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     As consultoras imobiliárias têm desde há uns anos a esta parte, vindo a consolidar os seus Departamentos de Arquitectura. De uma forma geral, todos estes departamentos nasceram como uma consequência ou necessidade por parte dos clientes e têm vindo a ganhar expressão dentro dos serviços que as consultoras têm para oferecer e destaque nos portfólios das mesmas.
    O Departamento de Arquitectura da B. Prime, “nasceu logo no inicio da empresa em 2009, pois era uma das áreas estratégicas definidas, quando lançamos o projecto”, explica ao CONSTRUIR Jorge Bota, Managing Partner da B.Prime. Uma decisão que, explica o mesmo responsável, “esteve muito ligada ao trabalho que já tinha sido desenvolvido sob a minha liderança, nas anteriores funções na DTZ Portugal”.
    O mesmo aconteceu na Aguirre Newman, tendo o Departamento nascido em Portugal há cerca de 13 anos “porque nos fazia sentido complementar os vários serviços que oferecemos como consultora imobiliária com serviços de consultoria para a optimização de espaços, que no inicio se focalizaram mais em espaços de trabalho muito pelo background que quer eu, quer a pessoa responsável pela criação do departamento de Arquitectura em Espanha, tínhamos em Interiorismo e projectos de fit out de escritórios em modelo chave-na-mão”, explica Patrícia Liz, Managing Partner da Aguirre Newman com o Pelouro do Departamento de Arquitectura. Patrícia Liz acrescenta ainda que, “o grande potencial de cross selling com os restantes departamentos esteve também na base da nossa estratégia”.
    Também na Worx o Departamento de Arquitectura conta mais de dez anos e nasceu “devido à necessidade de dar apoio ao departamento comercial” e porque “identificámos uma lacuna nos serviços que apresentávamos e, em simultâneo, uma oportunidade de diferenciação e de conseguirmos ter uma oferta mais completa, adequada e rigorosa” “essencialmente no que respeita ao estudo de ocupação de novos espaços de escritórios”, conta ao CONSTRUIR fonte do Departamento de Arquitectura da consultora.
    Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy da CBRE explica ao CONSTRUIR que o Departamento atravessou vários momentos ao nível do formato e da estrutura, tendo sido iniciado em Portugal no ano de 2001. “O seu foco principal começou na prestação de serviços de gestão de projecto aos clientes, assegurando um acompanhamento integrado, apoiando a linha de negócio de Advisory & Transaction na área de escritórios”. Mais tarde, em 2013, “a CBRE investiu nesta área mantendo a prestação de serviços de gestão de projectos, mas apostando também em outras áreas de negócio, como é o caso das Due Diligences Técnicas e Urbanísticas, estudos de consultoria ao nível do best use, mas essencialmente na elaboração de projectos de fit-out de escritórios”.
    Na JLL a criação de um Departamento com estas características remonta a 2007, “altura em que também começou a operar na JLL Espanha, na sequência da aquisição de uma empresa especialista neste segmento. A criação desta nova área de actividade, que ocorreu não só em Portugal mas gradualmente por toda a Europa, teve por principal objectivo reforçar a oferta de serviços da JLL e dar resposta às necessidades crescentes dos nossos clientes, acompanhando todo o ciclo imobiliário, além de ser uma área com enorme potencial para impulsionar o crescimento da empresa”, refere ao CONSTRUIR João Marques, director da Tétris Portugal, marca que pertence à JLL. Recorde-se que em 2012 a JLL unificou toda a sua área de arquitectura na Europa sob a marca Tétris, uma empresa de origem francesa especializada neste segmento adquirida pela JLL em 2007 “e que era, desde então, o principal motor de expansão desta área de negócio nos mercados onde a consultora está presente”, explica o mesmo responsável.
    No final de 2014, a Tétris Portugal adquiriu a Novo Interior para reforçar a sua capacidade e estrutura de serviços, “impulsionando fortemente o crescimento desta área de actividade no nosso mercado”.
    João Marques explica que “diariamente são concluídas operações de arrendamento de lojas e escritórios para empresas nacionais e internacionais que sentem necessidade de apoio para passar à fase seguinte, ou seja, executar o fit-out e a construção destes espaços. É aqui que este departamento intervém e tanto podemos oferecer serviços chave-na-mão, desde a análise dos requisitos do cliente até à entrega do espaço pronto a ser ocupado, como podemos fazer apenas a obra”.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W conta que o departamento de Gestão de Projecto da consultora existe desde 2002 tendo a componente de arquitetura sido introduzida em 2005. “Surge como suporte à área de Gestão de Projecto, bem como aos restantes departamentos da empresa, mas rapidamente começou a desenvolver projectos nomeadamente de escritórios dada a solicitação constante do mercado nesse sentido”.

    Projecto da Worx para a Bold
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    Consolidação

    Os desempenhos e balanços da actividade dos Departamentos de Arquitectura das consultoras são unânimes: “bastante positivo”. Esta é uma área que segundo os responsáveis contactados pelo CONSTRUIR se tem vindo a consolidar e a revelar de extrema importância na forma como trabalha lado a lado com as outras áreas de negócio. No caso da JLL, esta é uma área que tem vindo a registar um crescimento contínuo ao longo dos anos, tendo crescido 20% no seu volume de negócios em 2015 e em 2016 22%, com um total de 128 projectos intervencionados no último ano. Facto que tem levado as consultoras a especializarem-se nas várias vertentes da arquitectura, como é o caso da Aguirre Newman, que segundo Patrícia Liz, Managing Partner da consultora, assegura que o Departamento “está capacitado para a execução de projectos de reabilitação”, bem como de “planeamento, licenciamento, e execução, direcção e coordenação de projectos”. Esta consolidação é também espelhada nos clientes e projectos que cada uma das consultoras tem no seu portfólio, destacando a B.Prime o estudo e implementação das necessidades de clientes como a Elevo ou a Apple Portugal. No caso da CBRE, Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy sublinha as várias áreas de actuação como o Project Management, Arquitetura, Especialidades, Auditorias Técnicas (Urbanísticas e Técnicas), Projectos de Gestão de Mudança, Worplace, entre outros, destacando a execução de projectos de “fit-out” de escritórios ou a execução de remodelação de interiores de Centros Comerciais.
    João Marques, director da Tétris Portugal aponta clientes como os retalhistas e ocupantes corporativos, mas também operadores hoteleiros e investidores/proprietários. “Realizamos projectos nas áreas de escritórios e lojas, mas a experiência e track record da empresa a nível internacional abrange também a hotelaria e indústria & logística”, explica. No caso específico do segmento de escritórios, João Marques explica que “a nossa intervenção passa também por criar espaços de trabalho que ajudem a empresa a optimizar custos, a fomentar o conforto e a produtividade dos seus colaboradores e a fortalecer a coerência da sua marca, respeitando sempre os prazos de execução e os orçamentos”.
    Elegendo o “fit-out” de escritórios como o core business do Departamento da AN Arquitectura, Patrícia Liz destaca do portfólio alguns nomes com quem a Aguirre Newman está a trabalhar ou trabalhou recentemente, entre eles a Chanel, Emirates Airlines, L`Oréal, ou Nike, entre outros.
    Como principais clientes, a Worx destaca a PwC, a KPMG e a Generali, entre outros, lembrando que “os nossos projectos são projectos muito completos, no sentido em que cobrimos todas as necessidades do cliente”, do “fit-out” ao desenvolvimento do layout final, passando pelo acompanhamento e gestão de obras.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W também faz um balanço positivo. “É um motor de angariação não só para projectos de Arquitectura como para Gestão de Projecto, tendo também tido um papel relevante para a concretização de negócios de outros departamentos da Cushman & Wakefield”. Escritórios, licenciamentos e remodelações de edifícios estão entre os projectos que costumam desenvolver.

    Projecto B.Prime para Panalpina
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    Departamento versus Atelier

    A determinada altura, a pergunta acaba por se impor: Porquê escolher o Departamento de Arquitectura de uma consultora em vez de um gabinete de arquitectura? “A grande vantagem, é que a B. Prime já tem um conhecimento prévio sobre a empresa, uma vez que esteve envolvida na procura das novas instalações. Por isso encontra-se numa posição vantajosa, porque conhece os verdadeiros pontos críticos para o funcionamento do cliente”, explica Jorge Bota, Managing Partner da consultora. “Um gabinete de arquitetura, também o fará, mas necessitará de mais tempo para fazer essa análise e avaliação”, sublinha. Por outro lado, continua, “empresas como a B. Prime que estão em contacto mais regular com o mercado das empresas internacionais acabam por ter um conhecimento mais profundo sobre novas tendências, o que melhor funciona e o que, apesar de ser “de moda” não teve os resultados pretendidos. Um projeto de interiores de uma empresa, para além da estética, tem factores críticos muito relevantes sobre a funcionalidade. Funciona também como alavanca de desenvolvimento de cultura de grupo e da própria empresa, que para um gabinete de arquitetura, poderá ser mais difícil de apurar”.
    Segundo Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy da CBRE, “Os gabinetes de arquitectura possuem valências específicas ao nível da concepção de espaços, criação de lugares e no desenho das cidades, é uma profissão milenar, que impacta com a vida de todos os dias. O trabalho que desenvolvemos, ao nível da arquitectura de interiores, principalmente escritórios, é diferenciado da arquitectura vista num plano geral. Criamos ambientes, estudamos a cultura das empresas e os seus valores, estudamos o perfil dos seus colaboradores, tentamos entrar na sua filosofia e nos seus hábitos, procuramos conhecer as suas ambições, receios e expectativas de futuro. Desenhamos espaços de trabalho, cada vez mais caracterizados como espaços de colaboração, inovação e transparência, indissociáveis da grande mudança operada a partir do novo milénio: a tecnologia e o digital”.
    Para João Marques, director da Tétris Portugal, “uma das nossas mais-valias está na nossa extensa gama de serviços, que vai muito além do projecto de arquitectura. Como já referido anteriormente e sobretudo na área de escritórios, abrangemos todas as fases do processo, desde a concepção do projecto até à entrega da obra, através de um único ponto de contacto. Além disso, temos o nosso departamento de pós venda que garante a todos os nossos clientes o apoio necessário depois da entrega da obra. Outra grande vantagem é o facto de sermos uma empresa internacional, que além disso faz parte de outro grande grupo global que é a JLL, beneficiando de uma experiência e de um track record inigualáveis em todos os sectores em que operamos. Partilhamos experiências, boas práticas e não são poucas as vezes em que um grande grupo internacional escolhe a Tétris para executar os seus escritórios nos diversos países em que essa empresa está presente. Nestas situações trabalhamos como se fossemos uma única equipa através dos nossos vários escritórios e países onde actuamos.
    No entanto, gostaria de ressalvar que os gabinetes de arquitectura são nossos parceiros em diversos projectos, sobretudo de retalho, e a colaboração entre todos é fundamental”.
    Patrícia Liz, Managing Partner da Aguirre Newman assume que “é sempre uma pergunta difícil de responder, pelo enorme respeito que temos pelos gabinetes de Arquitectura tradicionais. É por essa razão que sempre digo que a AN não tem um Gabinete de Arquitectura mas sim um Departamento de consultoria e optimização de espaços, para quem procura este tipo de abordagem mais ampla somos sem dúvida uma mais valia, pela nossa experiência alargada, tendo em conta as várias vertentes que caracterizam a vida de um imóvel. Pensar um projecto no qual estudamos todo o ciclo de vida/utilização do imóvel/espaço, a sua funcionalidade, a sua constante valorização e manutenção é algo que requer um vasto leque de especialistas nas diferentes áreas de actuação que abarcamos, só com a intervenção de vários departamentos em boa interacção com o Departamento de Arquitectura se consegue chegar a esse grau de especialização e detalhe”.
    De acordo com o Departamento de Arquitectura da Worx, a consultora “tem um profundo conhecimento dos imóveis e das necessidades específicas de cada um dos nossos clientes, uma vez que valorizamos estabelecer uma relação de proximidade, representando uma grande mais-valia na relação custo-tempo de realização. Acreditamos que é importante definir conceitos, apostando numa estratégia de espaço de trabalho apropriado a cada cliente e projecto, dando resposta às suas necessidades. Fazemos parte de uma estrutura experiente com diferentes valências. Estas traduzem-se em vantagens competitivas perante o mercado, no sentido em que conseguimos actuar de forma diferenciada e completa em áreas que claramente não são dominadas pelos gabinetes de arquitectura tradicionais”.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W, destaca a “eficiência que a exclusividade que um serviço interno proporciona, não só na articulação permanente entre os diversos sectores da Cushman & Wakefield como na comunicação e divulgação da consultora junto dos clientes. É também uma forma de ajustar a arquitectura a uma realidade empresarial”.

    Projecto CBRE para Forum Aveiro
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    Futuro

    Para o futuro, as consultoras vão continuar a apostar nesta área com o objectivo de continuar a crescer, “não só comercialmente na captação de novos clientes que aproveitem a nossa experiência alargada neste nicho de mercado e que por isso, não pretendem correr tantos riscos, preferindo soluções já verdadeiramente testadas; como no ponto de vista técnico com a implementação de cada vez melhores ferramentas tecnológicas, que auxiliem os nossos clientes a tomar as suas decisões com maior facilidade e menor risco”, conclui Jorge Bota, Managing Partner da B.Prime.
    A mesma tendência de crescimento é a expectactiva da CBRE para o seu Departamento de Building Consultancy, que segundo Nuno Gameiro, tem “uma equipa multidisciplinar de arquitectos e engenheiros, com elevado nível de experiência, que cada vez mais têm o seu foco no cliente e nos seus objectivos. Queremos diversificar as nossas áreas de actuação, aumentar a nossa capacidade de resposta e fazer mais e cada vez melhor”.
    Na Aguirre Newman, Patrícia Liz refere que a aposta da consultora é a de “consolidar a liderança de mercado, como a consultora imobiliária que mais experiência tem em Serviços de Arquitectura e Interiorismo Corporativo, crescer nos serviços ligados à consultoria para a reabilitação de imóveis e na realização de projectos no sector da hotelaria”.
    Para o Departamento de Arquitectura da Worx, de futuro o objectivo é “assegurar o sucesso alcançado no mercado actual, pelas vantagens competitivas que apresentamos. Queremos continuar a apostar no desenvolvimento e inovação e, desta forma, continuar a crescer enquanto departamento e criar uma estrutura experiente e muito profissional englobando também a realização de obra e efectuarmos o projecto de forma total, de A a Z”.
    Por último, João Marques, director da Tétris Portugal, refere que na empresa “queremos continuar a trabalhar com o profissionalismo que nos caracteriza, fazendo uso da nossa experiência para tornar os projectos dos nossos clientes uma realidade. Aquilo que distingue a nossa equipa é o facto de estar permanentemente motivada para fazer cada vez melhor na busca de soluções construtivas e de design inovadoras, cumprindo prazos e orçamentos”.
    De futuro a C&W pretender “dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora aumentando a escala dos projectos. Ter um papel cada vez mais determinante nas soluções multi-departamentais apresentadas aos clientes, incrementando desta forma a qualidade dos serviços da Cushman & Wakefield, quer pela maior abrangência que a linha de serviços de Arquitectura faculta,  quer pela viabilidade que proporciona a um negócio”, conclui Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W.

    Projecto Tétris para Adidas
    Projecto Tétris para Adidas

    Galeria de Imagens:

    Foto: C&W
    Foto: C&W
    Foto: Worx
    Foto: Worx
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    Foto: Worx
    Foto: Worx
    Foto: Worx
    Foto: Worx
    Foto: B.Prime
    Foto: B.Prime
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    Foto: B.Prime
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    Foto: B.Prime
    Foto: B.Prime
    Foto: B.Prime
    Foto: B.Prime
    Foto: B.Prime
    Foto: CBRE
    Foto: CBRE

    Projecto Merk

    Foto: Tétris
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    Foto: Tétris
    Foto: Tétris
    Foto: Tétris
    Foto: Tétris
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    Omercado_20150721_0004-Edit-Edit SAP_20120511_081

     

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Três novos projectos da Krest representam investimento superior a 150 M€

    Alvôr The Breeze, no Algarve, e Formoso Marvila, em Lisboa, e Arcoverde, em Oeiras, são os três próximos lançamentos em Portugal dos belgas Krest e que vão estar em destaque no SIL

    A promotora Krest Real Estate Investments escolheu como palco para o lançamento de três novos projectos, o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), que decorre de 2 a 5 de Maio na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

    Estes projectos representam um investimento total de 153 milhões de euros, correspondendo a uma área de 63.400 metros quadrados (m2) de construção e que vão envolver mais de 500 postos de trabalho nas áreas da construção, concepção e gestão futura dos edifícios e respectivas estruturas.

    “Aguardamos com expectativa o decorrer deste ano de 2024 e a evolução do mercado imobiliário português, no qual estamos cada vez mais envolvidos, através da nossa interacção com parceiros locais de arquitectura, engenharia e construção, bem como com as autoridades e comunidades locais”, afirma Claude Kandiyoti, chief servant officer da Krest.

    E acrescenta: “Estamos a apresentar os nossos novos projectos que representam um investimento importante, criam valor em Lisboa, Paço de Arcos e Alvor e contribuem para a sustentabilidade destas localidades em Portugal. Não só atraem e servem os novos moradores, mas também a comunidade local, através de serviços, zonas de lazer, espaços para desfrutar a natureza, integrando assim uma forte componente de sustentabilidade ambiental, mas também de sustentabilidade social”.

    O Alvôr The Breeze, é um desses empreendimentos e localiza-se em Alvor, no Algarve, conta com um investimento de 18 milhões de euros. Com arquitectura do atelier Costa Lima, o projecto consiste num condomínio fechado privado, com 24 apartamentos únicos e exclusivos de tipologia T2 e T3, distribuídos por dois edifícios de três pisos cada. Uma piscina comum, jardins privados, um ginásio e estúdio de yoga privados e uma recepção principal oferecem um conjunto de comodidades exclusivas adaptadas para que os residentes possam desfrutar de momentos de lazer, em família ou com amigos, ou de trabalho, em ambientes ideais para relaxamento e produtividade.

    No 3º andar de cada edifício, oito penthouses beneficiam de amplos rooftops, com piscina e cozinhas, garantindo aos moradores a máxima privacidade nos seus espaços de lazer.

    A construção terá início em Julho, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2026.

    Na Grande Lisboa, a Krest prepara o lançamento de outros dois projectos. O Formoso Marvila, na zona mais oriental da cidade de Lisboa. Com um investimento de 30 milhões de euros e projectado pelo arquitecto Ricardo Bak Gordon, o projecto surge da renovação de um histórico armazém de vinhos, espelhando a transformação em curso desta zona dinâmica da cidade.

    O Formoso Marvila é composto por 50 apartamentos entre T1 a T3 duplex, com vista para o Rio Tejo, aliando a inovação à tradição, preservando o carácter industrial do armazém, através de estruturas em betão e aço. Esta renovação homenageia os principais elementos arquitetónicos do passado, incluindo a fachada, o telhado inclinado, o pátio e 11 barris de vinho em betão.

    O lançamento comercial está previsto para Julho de 2024 e a sua construção começa em no último trimestre do ano, com conclusão prevista para o final de 2026.

    Já em Oeiras, nasce o Arcoverde, o maior dos três, com uma área de 45 mil m2 e um investimento de 105 milhões de euros. Este empreendimento de grande dimensão está no epicentro de uma iniciativa de reabilitação do município de Oeiras e pretende promover a sua biodiversidade e natureza. O empreendimento é composto por oito edifícios com apartamentos de um a quatro quartos, totalizando 199 unidades com estacionamento subterrâneo e unidades comerciais. Estão previstas uma série de comodidades para os residentes e comunidade local.

    O lançamento comercial está previsto, também, para Julho de 2024, com a conclusão dos primeiros edifícios até 2026.

    Para a Krest Real Estate Investments e a Revive, o projeto representa a primeira parceria em Portugal entre os dois promotores imobiliários belgas.

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    SRS Legal assessora venda dos ginásios Fitness Hut

    A operação do Grupo VivaGym, detida pela Bridges Fund Management, uma sociedade gestora de um fundo de investimento de sustentabilidade e impacto foi vendida à gestora de fundos Providence Equity Partners, O valor da transacção não foi revelado

    A SRS Legal prestou assessoria jurídica à Bridges Fund Management, uma sociedade gestora de um fundo de investimento de sustentabilidade e impacto, na operação de venda do Grupo VivaGym, detentor dos ginásios Fitness Hut, à Providence Equity Partners, uma gestora de fundos de capital de risco especializada em investimentos nos sectores dos media, comunicações, educação e tecnologia. O valor da transacção não foi divulgado.

    A equipa da SRS Legal foi liderada por Nuno Miguel Prata (sócio) e contou com a participação de Andreia Rodrigues Lopes (associada), bem como de uma equipa multidisciplinar que envolveu equipa das áreas Laboral, Imobiliário e Cibersegurança e Proteção de Dados, na realização da vendors due diligence e na elaboração de documentos da transacção.

    Nesta operação foram, igualmente, vendidos os ginásios em Espanha – com o nome Viva Gym – o que implicou a coordenação com outras jurisdições, nomeadamente Espanha e Reino Unido, num acordo que está sujeito às condições habituais e regulamentares.

    A conclusão da operação está prevista para antes do final do segundo trimestre de 2024.

    Em nota de imprensa, James Hurrell, partner da Bridges Fund Management, afirma que “tem sido extremamente gratificante ver o crescimento do VivaGym, de apenas 15 ginásios quando investimos para mais de 100 actualmente”.

    “Durante esse período, a empresa alargou o acesso a instalações de fitness de elevada qualidade e contribuiu para melhorar a saúde de centenas de milhares de pessoas. Acreditamos que o VivaGym construiu uma das melhores plataformas do setor. Sob a liderança inspiradora de Juan del Río Nieto, não temos dúvidas de que o VivaGym irá crescer nos próximos anos e continuará a atingir os seus objetivos ambiciosos”, acrescentou James Hurrell.

    O grupo VivaGym gere, actualmente, 104 ginásios com mais de 315 mil membros em Portugal e Espanha.

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    Habitação em destaque na 27º edição do Salão Imobiliário

    Exposição, conferências e prémios SIL do imobiliário estarão em destaque naquele que é o espaço de encontro do sector privado e público

    tagsFILSIL

    A 27ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), regressa à FIL, no Parque das Nações, já esta quinta-feira dia 2 até 5 de Maio. Naquele que pretende ser o “marketplace” do imobiliário, ponto de encontro dos investidores, empresários, técnicos, organismos públicos e público potencial comprador, o SIL conta com a participação dos principais promotores e mediadores imobiliários, assim como com uma ampla diversidade de serviços associados ao sector imobiliário, entre os quais se destaca a tendência de crescimento das tecnologias associadas ao imobiliário – Proptech.

    Os visitantes irão encontrar o “SIL Cidades”, onde se reflecte a importância dos municípios na política habitacional, numa exposição em que estará representada a Região Autónoma da Madeira, através, da Invest Madeira, assim como cidades de Norte a Sul de Portugal, entre Lisboa, Porto, Gaia, Seixal, Santarém e outras.

    O objectivo passa por dar a conhecer o seu “potencial de investimento, os seus ativos imobiliários, infraestruturas, acessibilidades e condições para uma boa qualidade de vida” que poderão atrair novos habitantes, investidores e tecido empresarial.

    Uma das referências do SIL são as conferências que abordam os mais variados temas da actualidade e são palco de debate e de apresentação de novidades para o sector.

    A dar início ao Salão, na manhã do dia 2 de Maio, tem lugar o CNN Summit – Portugal Habita, uma conferência que focará temas como a habitação, a reabilitação urbana, o futuro do mercado imobiliário e as politicas de habitação pública, onde será abordado o papel fundamental das autarquias. Esta conferência conta com a participação de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

    No dia 3 durante a conferência SIL Investment Pro, uma organização em colaboração com a APPII, serão abordados temas como a inteligência artificial ao serviço do imobiliário e as novas técnicas construtivas, sustentabilidade e eficiência energética.

    No mesmo espaço estão, ainda, previstas mais duas iniciativas. Uma Ted Talk organizada pela Unlockit e que conta com Tiago Dias, fundador da Unlockit.io, assim como uma conferência sobre sustentabilidade e inovação, organizada pela Bondstone e onde será apresentado, também, o novo projecto da promotora para Vilamoura, com a presença da equipa de arquitectura responsável.

    Em paralelo, a Câmara Municipal de Lisboa apresenta diferentes palestras sobre as iniciativas públicas que tem levado a cabo em termos de habitação.

    Também, a ERA Portugal debate, no dia 2, a promoção da habitação nova, com o foco nos desafios e nos segredos desta temática.

    Outros dos parceiros do SIL, a Remax Siimgroup, fará, ao longo dos quatro dias de feira, a apresentação de diversos empreendimentos que comercializa.

    É também no dia 2 de Maio que serão conhecidos os vencedores da 15ª edição dos Prémios SIL do Imobiliário, numa cerimónia a ter lugar no SIL Village (Pavilhão 2 da FIL).

    As categorias a considerar são – Melhor Empreendimento Imobiliário – Construção Nova e Reabilitação Urbana, nas subcategorias de Habitação, Turismo, Comércio, Serviços e Escritórios, Melhor Campanha de Lançamento, Responsabilidade Social, Inovação e Construção Sustentável.

    Os Prémios SIL do Imobiliário são um dos pontos altos do Salão, pois das mais de quarenta candidaturas, serão premiadas personalidades, empresas, soluções, entidades e projectos que se destacaram pela sua competência, inovação e excelência no sector imobiliário.

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    Andreia Teixeira, head of Project Management do Grupo Openbook

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    Andreia Teixeira assume cargo de Project Management do Grupo Openbook

    Esta contratação visa “reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos” dentro da empresa

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    Andreia Teixeira é a mais recente contratação do Grupo Openbook para o cargo de head of Project Management. Com uma formação sólida em arquitectura e uma vasta experiência na gestão e coordenação de projectos, planeamento e desenvolvimento urbanístico, vem fortalecer a capacidade interna de gestão de projectos, em resposta ao crescimento contínuo do Grupo e à expansão do seu portfólio de projectos em curso, de grande dimensão.

    Esta contratação visa reforçar a coordenação, gestão de recursos e riscos, bem como a monitorização e controlo de projectos dentro da empresa. Além disso, alinha-se com a estratégia definida pela Openbook, que visa a melhoria contínua da eficiência, qualidade e produtividade.

    “A contratação de Andreia Teixeira é um passo significativo para fortalecer a nossa capacidade de gestão de projectos. A sua experiência e expertise serão inestimáveis para aprimorar as nossas operações e alcançar os nossos objetivos estratégicos”, justifica Rodrigo Sampayo, partner do Grupo Openbook.

    Além da contratação de Andreia Teixeira, o Grupo Openbook também anunciou a chegada de outros profissionais para reforçar e expandir a sua equipa em diferentes áreas de actuação. Nesse sentido, Margarida Fonseca e Gonçalo Reis juntam-se à Openbook Architecture como arquitectos seniores, trazendo consigo um vasto conhecimento e experiência no campo da arquitectura. Edgar Franco vai integrar a equipa de 3D ArchViz do Grupo e Fátima Filipe, arquitecta de interiores, faz agora parte da Openbook Studio. Por fim, Joana Pimentel, designer, foi contratada para se juntar à equipa de Marketing e Comunicação.

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    CE atribui 245M€ em subvenções a projecto de hidrogénio em Sines

    A Comissão Europeia anunciou os vencedores de um leilão altamente competitivo do Banco Europeu de Hidrogénio, tendo sido atribuídos ao projecto MadoquaPower2X (MP2X), em Sines, 245 milhões de euros em subvenções operacionais

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    O MP2X, localizado em Sines, Portugal, é uma instalação Power-to-X que produzirá hidrogénio verde e amoníaco, principalmente para o transporte marítimo. O projecto está dividido em duas fases, com uma capacidade inicial de electrolisador de 500 MW, seguida da Fase 2, que procurará implantar mais 700 MW de capacidade de electrolisador, elevando a capacidade total para 1,2 GW.

    Este projecto emblemático é uma pedra angular para o futuro da descarbonização dos sectores energéticos europeus de difícil acesso, como o transporte marítimo e as indústrias pesadas.

    A MP2X foi agora convidada a preparar um acordo de subvenção com a Comissão Europeia. A MP2X receberá um prémio fixo de 0,48 EUR/kgH2 por ~51.000 tH2 por ano durante um período de 10 anos, num total previsto de 245 milhões de euros.

    “Estamos muito orgulhosos por o nosso projecto ter recebido esta subvenção e aplaudimos os decisores políticos por reconhecerem a importância da economia do hidrogénio em Portugal e na Europa. O anúncio de hoje reafirma a capacidade da CIP para realizar projectos de hidrogénio verde para construir uma futura economia do hidrogénio na Europa. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros em Portugal, bem como ao Governo português, às instituições públicas e às comunidades locais por trabalharem connosco na criação de um futuro mais verde para as gerações vindouras”, refere Philip  Christiani, partner da Copenhagen Infrastructure Partners (CIP).

    Por sua vez Marloes Ras, directora Não-Executiva da MadoquaPower2X, afirmou que “a nossa equipa trabalhou incansavelmente para fazer da MP2X um sucesso. O anúncio de hoje da Comissão Europeia é um reconhecimento dos esforços incansáveis da equipa em Portugal e na Dinamarca. Com este reconhecimento vem a responsabilidade, a viagem apenas começou, estamos agora prontos para entregar o projecto e esperamos continuar a colaborar com as instituições públicas e as comunidades locais para fazer do MP2X um sucesso pioneiro para Portugal”.

    Subsídio até ao final do período de subvenção

    O projecto receberá o financiamento concedido a partir da data de exploração comercial até ao final do período de subvenção de 10 anos. A subvenção aproxima a MP2X da decisão de investimento financeiro, reduzindo a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, e constitui um importante factor de sucesso do projecto. A subvenção depende do facto de a MP2X estar operacional no prazo de cinco anos após a assinatura do acordo respectivo. A MP2X  estima que o projecto deverá ficar operacional, o mais tardar, em 2028.

    O projecto inicial utilizará uma ligação à rede de 560 MVA para produzir anualmente 51.000 toneladas de hidrogénio e 300.000 toneladas de amoníaco verdes utilizando electricidade renovável. Incluindo a segunda fase, o projecto utilizará uma ligação à rede de 1400 MVA para produzir um total de 150.000 toneladas de hidrogénio verde e mais de 1 milhão de toneladas de amoníaco verde por ano.

    A MP2X é e continuará a ser um impulsionador directo de outros investimentos nacionais na cadeia de valor da produção de hidrogénio em Sines, com parcerias técnicas e comerciais para a compra de hidrogénio produzido por terceiros.

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    Fonte: site da Câmara Municipal de Paredes

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    Município de Paredes investe mais de 64,3 M€ em habitação com apoio do PRR

    Alexandre Almeida, presidente da Câmara, destaca a importância “de aumentar a oferta de arrendamento acessível para a população mais jovem e privilegiar a qualidade de vida e a promoção da fixação da população em Paredes”

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    O Município de Paredes entregou um conjunto de candidaturas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de habitações sociais e habitações a rendas acessíveis para “mitigar as necessidades habitacionais no concelho”.

    Alexandre Almeida, presidente da Câmara, destaca a importância “de aumentar a oferta de arrendamento acessível no concelho especialmente para a população mais jovem e privilegiar a qualidade de vida e a promoção da fixação da população em Paredes”.

    A construção de imóveis destinados à promoção de arrendamento a custos acessíveis, a disponibilizar às famílias da classe média e a jovens que não encontram respostas no mercado, serão 182, no valor de 27,1 milhões de euros, nas freguesias de Baltar, Gandra, Mouriz, Rebordosa, Sobreira e Paredes.

    O programa prevê, ainda, um total de 223 habitações sociais, destinadas a agregados familiares com rendimentos mais baixos. O investimento que ascende a 28,8 milhões de euros, serão edificadas nas freguesias de Paredes, Lordelo, Rebordosa, Vandoma, Gondalães, Cete, Vilela e Duas Igrejas.

    Já as reabilitações de habitações sociais incidirão em 122 fogos já existentes, cujas empreitadas estão estimadas em 8,4 milhões de euros em Cristelo e em Paredes, no edifício O Sonho e no Bairro O Sonho.

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    Construção

    IP lança concurso de 77M€

    Um total de 378 milhões de euros de investimento IP no PRR estão já concluídos, em fase de execução ou em fase de contratação, na componente rodoviária, ao que se irá somar agora o concurso para a substituição do actual sistema de sinalização nas estações de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja

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    A Infraestruturas de Portugal lançou no início da semana o concurso público para empreitada “Linha de Cintura e Linha Norte – Estações de Concentração de Campolide, Oriente, Alverca e Azambuja – Sinalização” (Digitalização do Transporte Ferroviário).

    Com um preço base de 77 milhões de euros, esta empreitada em regime de concepção-construção, prevê a substituição do actual sistema de sinalização (tipo ESTW L90P) nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objectivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, da Rede Ferroviária Nacional (RFN), com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, relevante para o objectivo de coesão territorial da LAV.

    A extensão total a intervencionar será de aproximadamente 55 km de vias dupla e quádrupla.
    O procedimento inclui o investimento destinada ao sistema de sinalização, financiado, num total de 49 milhões de euros no âmbito da “Digitalização do Transporte Ferroviário”, na Componente “Mobilidade Sustentável” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e inclui também a manutenção subsequente à recepção provisória da componente de investimento.

    A concretização deste projecto irá contribuir para a criação de corredores ferroviários interoperáveis, bem como incrementar a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária, em segurança, e ainda promover a interoperabilidade e a interligação internacional de e para Portugal.

    Dos 27 projectos rodoviários PRR, a IP tem já 23 obras lançadas, corresponde a um total de cerca de 378 milhões de euros de investimento. Dessas, duas empreitadas estão concluídas, a melhoria da ligação à Área Industrial de Fontiscos e Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso) e a Variante à EN248 em Arruda dos Vinhos, 11 estão em fase de contratação e 10 em execução.

    O concurso agora lançado no âmbito do investimento “Digitalização do Transporte Ferroviário” vem materializar a responsabilidade atribuída à IP através da assinatura, em 2023, de um novo contrato de financiamento com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

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    Empresas

    Knauf apresenta nova identidade corporativa

    A reformulação da marca Knauf, que tem como slogan “Build on us”, responde à necessidade de oferecer uma experiência simplificada e unificada com uma identidade única em qualquer lugar do mundo onde o grupo opera

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    A Knauf, fabricante de placas de gesso laminado e materiais de construção secos, em conjunto com a Knauf Insulation, fabricante de isolamentos térmicos e acústicos, apresentam a sua nova identidade corporativa, protagonizando o rebranding de toda a sua identidade a nível e alinhamento global com a sua estratégia K100, que homenageia o centenário que a empresa celebrará em 2032.

    Esta nova identidade de marca estreia-se com o slogan “Build on us.”, um conceito que reúne uma promessa da marca definida e unida por valores que reflectem o compromisso da Knauf com os clientes através da qualidade, confiança, inovação e sustentabilidade em tudo o que faz.

    A reformulação da marca Knauf responde à necessidade de oferecer uma experiência simplificada e unificada com uma identidade única em qualquer lugar do mundo. Todas as divisões do Grupo Knauf estão unidas sob um único conceito de marca, apoiado por uma promessa clara: “Build on us”. Esta mudança sublinha o compromisso da Knauf de estar sempre ao lado dos seus clientes, pronta para colaborar estreitamente para construir um futuro conjunto. Além disso, a mudança de marca alinha-se com as exigências emergentes dos ambientes digitais e de um ecossistema em constante evolução, reconhecendo a importância de manter uma presença forte e coerente no mundo digital.

    A nova identidade da marca Knauf abre as portas para um novo tipo de diálogo, tanto com os clientes como entre os membros da organização. A clareza sobre o que representa, o que o torna único e por que os clientes devem escolher a Knauf é crucial para estabelecer relacionamentos sólidos e uma posição robusta no mercado.

    Esta imagem renovada torna transparente o que a empresa representa, aumentando a consciência da sua identidade, da sua singularidade e da razão pela qual os clientes devem considerar a Knauf como a sua escolha preferida.

    Cria assim uma nova base de sinergia e colaboração dentro da Knauf, permitindo partilhar, trabalhar e obter melhores resultados em toda a organização. Também facilita a cada colaborador e parceiro do Grupo Knauf actuar como embaixador da marca, representando a empresa e estabelecendo os diálogos com os clientes ou parceiros que desejam ter.

    A Knauf desenvolveu uma identidade visual mais limpa, moderna e atractiva, que se adapta às plataformas actuais, garantindo óptima visualização em diversos dispositivos e canais online. Esta actualização do logótipo reflecte a evolução da marca, mas também a sua aposta na inovação e adaptação às tendências tecnológicas.

     

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    Luís Augusto, presidente da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting

    Imobiliário

    Financiamento especializado atinge máximo histórico

    Desempenho em 2023 dos três sectores representados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting foi o mais alto de sempre, o único sinal negativo surgiu na locação financeira imobiliária

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    A Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) acaba de divulgar as estatísticas de 2023 dos três sectores em que representa mais de 90% do mercado português, revelando um crescimento homólogo de 5,9% no apoio dado à economia nacional. O somatório de 47,8 mil milhões de euros é equivalente a cerca de 20% do PIB português em 2023.

    Num movimento uniforme, os três sectores representados pela ALF fecharam o ano de 2023 com ganhos, desde os 5% do valor de créditos tomados do Factoring aos expressivos 53% do valor das viaturas novas contratadas em Renting, passando ainda pelos 8,5% do reforço do valor dos investimentos em Leasing. Os 47,8 mil milhões de euros resultantes da soma dos contratos de Leasing e Renting, juntamente com as facturas adquiridas pelas Factors em 2023, representa um aumento de quase 2,7 mil milhões de euros, face a 2022. Este aumento é composto por um crescimento de 350 milhões de euros na produção de Renting, 200 milhões no Leasing e uns expressivos 2,1 mil milhões de euros no Factoring.

    “O ano 2023 desafiou todas as previsões, conjugando um segundo conflito com impacto na Europa, a incerteza na política monetária do BCE, e, em Portugal, a queda de um Governo com maioria e convocação de eleições antecipadas. Apesar de tudo, o financiamento especializado revelou um crescimento robusto, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa”, destaca Luís Augusto, presidente da ALF, concluindo: “Os dados de 2023 contrariam eventuais visões pessimistas e as projeções da ALF para 2024, o ano do nosso 40.º aniversário, reforçam o papel do financiamento especializado no apoio à formação do PIB”.

    Em claro crescimento estão o Factoring e o Renting. O Factoring, que em 2021 valia 34,5 mil milhões de euros e no ano seguinte atingiu os 42 mil milhões de euros, encerrou o ano de 2023 com um total de 44,2 mil milhões de euros em facturas tomadas. Em apenas dois anos, o desempenho do factoring aumentou em 18%, equivalente a cerca de 10 mil milhões de euros. Destaque para o confirming (gestão dos pagamentos das empresas junto dos seus fornecedores), que registou um crescimento de 7,4%, correspondendo a um acréscimo de 1.370 milhões de euros em relação ao ano anterior, e para o factoring internacional. O factoring à importação, que consiste no apoio ao pagamento de facturas de um cliente nacional ao seu fornecedor estrangeiro, assume o maior protagonismo, superando o valor de 2022 em 51%, num salto de 360 milhões de euros para os 544,6 milhões de euros. Quanto ao factoring à exportação, que proporciona apoio no recebimento de facturas de clientes localizados no estrangeiro, registou um crescimento de apenas 2,4%, em torno dos 121 milhões de euros a mais que no ano anterior, totalizando 5,15 mil milhões de euros, muito relevante no apoio às exportações nacionais. No factoring doméstico, a modalidade com recurso manteve-se estável, face a um crescimento de 4,3% da modalidade sem recurso.
    Por sua vez, o Renting prossegue o seu caminho de consolidação enquanto solução para gestão de frotas de empresas e também de particulares. Durante 2023, o renting colocou 36 mil viaturas novas em circulação nas estradas portuguesas, num valor que superou os mil milhões de euros, uma expressiva evolução de 53% face aos 667 milhões de euros de contratos novos em 2022. Esta subida resulta também do crescimento do valor médio por viatura, impulsionado pela crescente contratação de veículos electrificados, e pela inflacção verificada no sector automóvel. Tal como acontece no leasing verde – em que se beneficia a aquisição de equipamentos com menor pegada carbónica – o renting de viaturas híbridas plug-in e eléctricas reforça o papel deste sector na descarbonização nacional da mobilidade.

    Leasing mobiliário cresce e compensa imobiliário
    Durante 2023, o único sinal negativo surgiu na locação financeira imobiliária, embora o crescimento de 20,5% no leasing mobiliário mais que tenha compensado esse decréscimo. Face a 2022, a locação financeira imobiliária teve uma quebra de 14,7%, totalizando 686 milhões de euros. A perturbar o desempenho deste produto estão constrangimentos no enquadramento fiscal do produto que afastam os locadores do mesmo e, naturalmente, o aumento das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu.
    Já o leasing mobiliário, ao registar um crescimento de 20,5%, alcança uma produção de 1,87 mil milhões de euros. As viaturas contribuem com a maior parte deste valor, com 24 533 viaturas ligeiras, para um valor de 777 milhões de euros, e 5 520 pesadas, no valor de 491 milhões de euros. As viaturas têm um peso de 68% do volume do leasing mobiliário, enquanto os equipamentos atingiram os 602 milhões de euros.

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    Greens Vilamoura assinala cerimónia de Pau de Fileira com 70% já comercializado

    O projecto, que compreende a construção de perto de 90 apartamentos, já atingiu 70% de comercialização, estando prevista a conclusão das vendas até ao final da construção, no primeiro semestre de 2025

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    O Greens Vilamoura celebra a cerimónia de Pau de Fileira, antiga tradição que assinala a conclusão da estrutura da empreitada, dando agora início à terceira fase de comercialização, numa altura em que 70% já está comercializado. A comercialização do projecto está a cargo das consultoras Portugal Sotheby’s Realty e Garvertur International.

    O Greens Vilamoura deverá estar concluído no primeiro semestre de 2025, com o integral cumprimento dos prazos previstos. Localizado no Algarve, em Vilamoura, o condomínio situa-se entre o Pinhal Velho Vilamoura Condominium e o Anantara Vilamoura Algarve Resort, estando rodeado pelo parque ambiental, uma área protegida de 170 hectares, pelo Vitoria Golfe Course, o campo de golf flagship da Dom Pedro Golf e o Vilamoura Equestrian Centre.

    Este projecto tem aspectos únicos que o diferenciam, com características de sustentabilidade e excelência de construção que são fundamentais para quem procura um projecto diferenciador e uma experiência mais enriquecedora e envolvente. A localização conjuga o cosmopolitismo da proximidade ao centro de Vilamoura com um enquadramento natural único que tem levado a uma forte procura por parte de potenciais clientes. A nossa expectativa, face aos contactos que temos recebido, é que também esta terceira fase venha a ter uma forte adesão por parte dos interessados em usufruir da experiência de viver num local único”, afirma em comunicado o promotor.

    O projecto, da autoria do atelier Ventura + Partners, conjuga “as mais avançadas técnicas de arquitectura e engenharia sustentável, com uma criteriosa selecção dos materiais utilizados, para proporcionar uma experiência residencial de proximidade a todos os serviços essenciais, mas também com a natureza, que faz parte integrante de Vilamoura”. Nesse sentido, escolha dos materiais obedeceu aos mais exigentes critérios de sustentabilidade, por forma a optimizar a eficiência e minimizar a sua pegada de carbono.

    Entre as características de sustentabilidade deste empreendimento contam-se a utilização de painéis fotovoltaicos para iluminação das zonas comuns, alimentar o sistema de rega e a estação de tratamento de águas existente, a disponibilidade alargada de carregamento eléctrico para cada uma das fracções, a criação de jardins verticais que reflectem a ligação com a natureza que o rodeia e permitem uma melhor eficiência térmica.

     

     

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