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    Projecto da Aguirre Newman para a Cepsa

    Arquitectura

    Consultoras apostam e consolidam Departamentos de Arquitectura

    Mas que vantagens trazem em relação a um gabinete de arquitectura? 

    Ana Rita Sevilha

    Projecto da Aguirre Newman para a Cepsa

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    Consultoras apostam e consolidam Departamentos de Arquitectura

    Mas que vantagens trazem em relação a um gabinete de arquitectura? 

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     As consultoras imobiliárias têm desde há uns anos a esta parte, vindo a consolidar os seus Departamentos de Arquitectura. De uma forma geral, todos estes departamentos nasceram como uma consequência ou necessidade por parte dos clientes e têm vindo a ganhar expressão dentro dos serviços que as consultoras têm para oferecer e destaque nos portfólios das mesmas.
    O Departamento de Arquitectura da B. Prime, “nasceu logo no inicio da empresa em 2009, pois era uma das áreas estratégicas definidas, quando lançamos o projecto”, explica ao CONSTRUIR Jorge Bota, Managing Partner da B.Prime. Uma decisão que, explica o mesmo responsável, “esteve muito ligada ao trabalho que já tinha sido desenvolvido sob a minha liderança, nas anteriores funções na DTZ Portugal”.
    O mesmo aconteceu na Aguirre Newman, tendo o Departamento nascido em Portugal há cerca de 13 anos “porque nos fazia sentido complementar os vários serviços que oferecemos como consultora imobiliária com serviços de consultoria para a optimização de espaços, que no inicio se focalizaram mais em espaços de trabalho muito pelo background que quer eu, quer a pessoa responsável pela criação do departamento de Arquitectura em Espanha, tínhamos em Interiorismo e projectos de fit out de escritórios em modelo chave-na-mão”, explica Patrícia Liz, Managing Partner da Aguirre Newman com o Pelouro do Departamento de Arquitectura. Patrícia Liz acrescenta ainda que, “o grande potencial de cross selling com os restantes departamentos esteve também na base da nossa estratégia”.
    Também na Worx o Departamento de Arquitectura conta mais de dez anos e nasceu “devido à necessidade de dar apoio ao departamento comercial” e porque “identificámos uma lacuna nos serviços que apresentávamos e, em simultâneo, uma oportunidade de diferenciação e de conseguirmos ter uma oferta mais completa, adequada e rigorosa” “essencialmente no que respeita ao estudo de ocupação de novos espaços de escritórios”, conta ao CONSTRUIR fonte do Departamento de Arquitectura da consultora.
    Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy da CBRE explica ao CONSTRUIR que o Departamento atravessou vários momentos ao nível do formato e da estrutura, tendo sido iniciado em Portugal no ano de 2001. “O seu foco principal começou na prestação de serviços de gestão de projecto aos clientes, assegurando um acompanhamento integrado, apoiando a linha de negócio de Advisory & Transaction na área de escritórios”. Mais tarde, em 2013, “a CBRE investiu nesta área mantendo a prestação de serviços de gestão de projectos, mas apostando também em outras áreas de negócio, como é o caso das Due Diligences Técnicas e Urbanísticas, estudos de consultoria ao nível do best use, mas essencialmente na elaboração de projectos de fit-out de escritórios”.
    Na JLL a criação de um Departamento com estas características remonta a 2007, “altura em que também começou a operar na JLL Espanha, na sequência da aquisição de uma empresa especialista neste segmento. A criação desta nova área de actividade, que ocorreu não só em Portugal mas gradualmente por toda a Europa, teve por principal objectivo reforçar a oferta de serviços da JLL e dar resposta às necessidades crescentes dos nossos clientes, acompanhando todo o ciclo imobiliário, além de ser uma área com enorme potencial para impulsionar o crescimento da empresa”, refere ao CONSTRUIR João Marques, director da Tétris Portugal, marca que pertence à JLL. Recorde-se que em 2012 a JLL unificou toda a sua área de arquitectura na Europa sob a marca Tétris, uma empresa de origem francesa especializada neste segmento adquirida pela JLL em 2007 “e que era, desde então, o principal motor de expansão desta área de negócio nos mercados onde a consultora está presente”, explica o mesmo responsável.
    No final de 2014, a Tétris Portugal adquiriu a Novo Interior para reforçar a sua capacidade e estrutura de serviços, “impulsionando fortemente o crescimento desta área de actividade no nosso mercado”.
    João Marques explica que “diariamente são concluídas operações de arrendamento de lojas e escritórios para empresas nacionais e internacionais que sentem necessidade de apoio para passar à fase seguinte, ou seja, executar o fit-out e a construção destes espaços. É aqui que este departamento intervém e tanto podemos oferecer serviços chave-na-mão, desde a análise dos requisitos do cliente até à entrega do espaço pronto a ser ocupado, como podemos fazer apenas a obra”.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W conta que o departamento de Gestão de Projecto da consultora existe desde 2002 tendo a componente de arquitetura sido introduzida em 2005. “Surge como suporte à área de Gestão de Projecto, bem como aos restantes departamentos da empresa, mas rapidamente começou a desenvolver projectos nomeadamente de escritórios dada a solicitação constante do mercado nesse sentido”.

    Projecto da Worx para a Bold
    Projecto da Worx para a Bold

    Consolidação

    Os desempenhos e balanços da actividade dos Departamentos de Arquitectura das consultoras são unânimes: “bastante positivo”. Esta é uma área que segundo os responsáveis contactados pelo CONSTRUIR se tem vindo a consolidar e a revelar de extrema importância na forma como trabalha lado a lado com as outras áreas de negócio. No caso da JLL, esta é uma área que tem vindo a registar um crescimento contínuo ao longo dos anos, tendo crescido 20% no seu volume de negócios em 2015 e em 2016 22%, com um total de 128 projectos intervencionados no último ano. Facto que tem levado as consultoras a especializarem-se nas várias vertentes da arquitectura, como é o caso da Aguirre Newman, que segundo Patrícia Liz, Managing Partner da consultora, assegura que o Departamento “está capacitado para a execução de projectos de reabilitação”, bem como de “planeamento, licenciamento, e execução, direcção e coordenação de projectos”. Esta consolidação é também espelhada nos clientes e projectos que cada uma das consultoras tem no seu portfólio, destacando a B.Prime o estudo e implementação das necessidades de clientes como a Elevo ou a Apple Portugal. No caso da CBRE, Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy sublinha as várias áreas de actuação como o Project Management, Arquitetura, Especialidades, Auditorias Técnicas (Urbanísticas e Técnicas), Projectos de Gestão de Mudança, Worplace, entre outros, destacando a execução de projectos de “fit-out” de escritórios ou a execução de remodelação de interiores de Centros Comerciais.
    João Marques, director da Tétris Portugal aponta clientes como os retalhistas e ocupantes corporativos, mas também operadores hoteleiros e investidores/proprietários. “Realizamos projectos nas áreas de escritórios e lojas, mas a experiência e track record da empresa a nível internacional abrange também a hotelaria e indústria & logística”, explica. No caso específico do segmento de escritórios, João Marques explica que “a nossa intervenção passa também por criar espaços de trabalho que ajudem a empresa a optimizar custos, a fomentar o conforto e a produtividade dos seus colaboradores e a fortalecer a coerência da sua marca, respeitando sempre os prazos de execução e os orçamentos”.
    Elegendo o “fit-out” de escritórios como o core business do Departamento da AN Arquitectura, Patrícia Liz destaca do portfólio alguns nomes com quem a Aguirre Newman está a trabalhar ou trabalhou recentemente, entre eles a Chanel, Emirates Airlines, L`Oréal, ou Nike, entre outros.
    Como principais clientes, a Worx destaca a PwC, a KPMG e a Generali, entre outros, lembrando que “os nossos projectos são projectos muito completos, no sentido em que cobrimos todas as necessidades do cliente”, do “fit-out” ao desenvolvimento do layout final, passando pelo acompanhamento e gestão de obras.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W também faz um balanço positivo. “É um motor de angariação não só para projectos de Arquitectura como para Gestão de Projecto, tendo também tido um papel relevante para a concretização de negócios de outros departamentos da Cushman & Wakefield”. Escritórios, licenciamentos e remodelações de edifícios estão entre os projectos que costumam desenvolver.

    Projecto B.Prime para Panalpina
    Projecto B.Prime para Panalpina


    Departamento versus Atelier

    A determinada altura, a pergunta acaba por se impor: Porquê escolher o Departamento de Arquitectura de uma consultora em vez de um gabinete de arquitectura? “A grande vantagem, é que a B. Prime já tem um conhecimento prévio sobre a empresa, uma vez que esteve envolvida na procura das novas instalações. Por isso encontra-se numa posição vantajosa, porque conhece os verdadeiros pontos críticos para o funcionamento do cliente”, explica Jorge Bota, Managing Partner da consultora. “Um gabinete de arquitetura, também o fará, mas necessitará de mais tempo para fazer essa análise e avaliação”, sublinha. Por outro lado, continua, “empresas como a B. Prime que estão em contacto mais regular com o mercado das empresas internacionais acabam por ter um conhecimento mais profundo sobre novas tendências, o que melhor funciona e o que, apesar de ser “de moda” não teve os resultados pretendidos. Um projeto de interiores de uma empresa, para além da estética, tem factores críticos muito relevantes sobre a funcionalidade. Funciona também como alavanca de desenvolvimento de cultura de grupo e da própria empresa, que para um gabinete de arquitetura, poderá ser mais difícil de apurar”.
    Segundo Nuno Gameiro, Associate Director do Departamento de Building Consultancy da CBRE, “Os gabinetes de arquitectura possuem valências específicas ao nível da concepção de espaços, criação de lugares e no desenho das cidades, é uma profissão milenar, que impacta com a vida de todos os dias. O trabalho que desenvolvemos, ao nível da arquitectura de interiores, principalmente escritórios, é diferenciado da arquitectura vista num plano geral. Criamos ambientes, estudamos a cultura das empresas e os seus valores, estudamos o perfil dos seus colaboradores, tentamos entrar na sua filosofia e nos seus hábitos, procuramos conhecer as suas ambições, receios e expectativas de futuro. Desenhamos espaços de trabalho, cada vez mais caracterizados como espaços de colaboração, inovação e transparência, indissociáveis da grande mudança operada a partir do novo milénio: a tecnologia e o digital”.
    Para João Marques, director da Tétris Portugal, “uma das nossas mais-valias está na nossa extensa gama de serviços, que vai muito além do projecto de arquitectura. Como já referido anteriormente e sobretudo na área de escritórios, abrangemos todas as fases do processo, desde a concepção do projecto até à entrega da obra, através de um único ponto de contacto. Além disso, temos o nosso departamento de pós venda que garante a todos os nossos clientes o apoio necessário depois da entrega da obra. Outra grande vantagem é o facto de sermos uma empresa internacional, que além disso faz parte de outro grande grupo global que é a JLL, beneficiando de uma experiência e de um track record inigualáveis em todos os sectores em que operamos. Partilhamos experiências, boas práticas e não são poucas as vezes em que um grande grupo internacional escolhe a Tétris para executar os seus escritórios nos diversos países em que essa empresa está presente. Nestas situações trabalhamos como se fossemos uma única equipa através dos nossos vários escritórios e países onde actuamos.
    No entanto, gostaria de ressalvar que os gabinetes de arquitectura são nossos parceiros em diversos projectos, sobretudo de retalho, e a colaboração entre todos é fundamental”.
    Patrícia Liz, Managing Partner da Aguirre Newman assume que “é sempre uma pergunta difícil de responder, pelo enorme respeito que temos pelos gabinetes de Arquitectura tradicionais. É por essa razão que sempre digo que a AN não tem um Gabinete de Arquitectura mas sim um Departamento de consultoria e optimização de espaços, para quem procura este tipo de abordagem mais ampla somos sem dúvida uma mais valia, pela nossa experiência alargada, tendo em conta as várias vertentes que caracterizam a vida de um imóvel. Pensar um projecto no qual estudamos todo o ciclo de vida/utilização do imóvel/espaço, a sua funcionalidade, a sua constante valorização e manutenção é algo que requer um vasto leque de especialistas nas diferentes áreas de actuação que abarcamos, só com a intervenção de vários departamentos em boa interacção com o Departamento de Arquitectura se consegue chegar a esse grau de especialização e detalhe”.
    De acordo com o Departamento de Arquitectura da Worx, a consultora “tem um profundo conhecimento dos imóveis e das necessidades específicas de cada um dos nossos clientes, uma vez que valorizamos estabelecer uma relação de proximidade, representando uma grande mais-valia na relação custo-tempo de realização. Acreditamos que é importante definir conceitos, apostando numa estratégia de espaço de trabalho apropriado a cada cliente e projecto, dando resposta às suas necessidades. Fazemos parte de uma estrutura experiente com diferentes valências. Estas traduzem-se em vantagens competitivas perante o mercado, no sentido em que conseguimos actuar de forma diferenciada e completa em áreas que claramente não são dominadas pelos gabinetes de arquitectura tradicionais”.
    Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W, destaca a “eficiência que a exclusividade que um serviço interno proporciona, não só na articulação permanente entre os diversos sectores da Cushman & Wakefield como na comunicação e divulgação da consultora junto dos clientes. É também uma forma de ajustar a arquitectura a uma realidade empresarial”.

    Projecto CBRE para Forum Aveiro
    Projecto CBRE para Forum Aveiro

    Futuro

    Para o futuro, as consultoras vão continuar a apostar nesta área com o objectivo de continuar a crescer, “não só comercialmente na captação de novos clientes que aproveitem a nossa experiência alargada neste nicho de mercado e que por isso, não pretendem correr tantos riscos, preferindo soluções já verdadeiramente testadas; como no ponto de vista técnico com a implementação de cada vez melhores ferramentas tecnológicas, que auxiliem os nossos clientes a tomar as suas decisões com maior facilidade e menor risco”, conclui Jorge Bota, Managing Partner da B.Prime.
    A mesma tendência de crescimento é a expectactiva da CBRE para o seu Departamento de Building Consultancy, que segundo Nuno Gameiro, tem “uma equipa multidisciplinar de arquitectos e engenheiros, com elevado nível de experiência, que cada vez mais têm o seu foco no cliente e nos seus objectivos. Queremos diversificar as nossas áreas de actuação, aumentar a nossa capacidade de resposta e fazer mais e cada vez melhor”.
    Na Aguirre Newman, Patrícia Liz refere que a aposta da consultora é a de “consolidar a liderança de mercado, como a consultora imobiliária que mais experiência tem em Serviços de Arquitectura e Interiorismo Corporativo, crescer nos serviços ligados à consultoria para a reabilitação de imóveis e na realização de projectos no sector da hotelaria”.
    Para o Departamento de Arquitectura da Worx, de futuro o objectivo é “assegurar o sucesso alcançado no mercado actual, pelas vantagens competitivas que apresentamos. Queremos continuar a apostar no desenvolvimento e inovação e, desta forma, continuar a crescer enquanto departamento e criar uma estrutura experiente e muito profissional englobando também a realização de obra e efectuarmos o projecto de forma total, de A a Z”.
    Por último, João Marques, director da Tétris Portugal, refere que na empresa “queremos continuar a trabalhar com o profissionalismo que nos caracteriza, fazendo uso da nossa experiência para tornar os projectos dos nossos clientes uma realidade. Aquilo que distingue a nossa equipa é o facto de estar permanentemente motivada para fazer cada vez melhor na busca de soluções construtivas e de design inovadoras, cumprindo prazos e orçamentos”.
    De futuro a C&W pretender “dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora aumentando a escala dos projectos. Ter um papel cada vez mais determinante nas soluções multi-departamentais apresentadas aos clientes, incrementando desta forma a qualidade dos serviços da Cushman & Wakefield, quer pela maior abrangência que a linha de serviços de Arquitectura faculta,  quer pela viabilidade que proporciona a um negócio”, conclui Rita Ribeiro, arquitecta no Departamento de Gestão de Projectos da C&W.

    Projecto Tétris para Adidas
    Projecto Tétris para Adidas

    Galeria de Imagens:

    Foto: C&W
    Foto: C&W
    Foto: Worx
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    Foto: B.Prime
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    Foto: CBRE
    Foto: CBRE

    Projecto Merk

    Foto: Tétris
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    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Leroy Merlin lança podcast dedicado à sustentabilidade

    “Nem de propósito” é o nome do primeiro podcast da Leroy Merlin, que se estreia neste formato para promover conversas sobre sustentabilidade

    O podcast “Nem de Propósito” nasce do propósito da Leroy Merlin em garantir que a sustentabilidade está no centro do seu negócio. Determinada a ser a voz da mudança, a empresa especializada na venda de soluções para a casa abre agora as portas a um espaço que visa promover conversas sobre temas relevantes para o consumidor dentro da esfera da sustentabilidade – social, económica e ambiental – e sensibilizar a sociedade para cada um deles.

    Com um total de sete episódios, cada um deles aborda um tema diferente, mas com o mesmo objectivo: o de partilhar informações valiosas que os ouvintes possam aplicar nas suas vidas. Os sete temas que dão corpo a cada um dos sete episódios previstos são os seguintes: sustentabilidade, o tema base dos episódios; pobreza habitacional, um dos principais problemas do país; transição energética; resíduos; pegada de carbono; consumo responsável e sustentabilidade social.

    “A sustentabilidade está no centro da actividade da Leroy Merlin e é palpável em inúmeras iniciativas que desenvolvemos. O lançamento do podcast. “Nem de propósito” surge como uma extensão do trabalho que temos vindo a fazer internamente, mas achamos necessário e útil trazer estas conversas para o espaço público para que a mudança possa ser pensada e realizada por todos. Chegou o momento e não podíamos estar mais entusiasmados!”, afirma João Lavos, líder de Impacto Positivo na Leroy Merlin Portugal.

    Conduzido por Isabel Silva, o podcast terá como convidados Catarina Barreiros, a organização Just a Change, com quem a Leroy Merlin colabora para combater a pobreza habitacional, Tiago Lagoa, engenheiro do ambiente, Rita Tapadinhas, fundadora do projecto de sustentabilidade “Plant a Choice”, Tânia Martins, arquitecta de profissão e criadora de conteúdos de casa e decoração, procurando inspirar a casas mais eficientes, Joana Joes fundadora de uma marca de roupa eco-friendly; e ainda Capicua.

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    CCDR-Norte apresenta Prémio Arquitectura do Douro 2024

    A apresentação da iniciativa acontece por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítio, no Museu do Douro, no Peso da Régua. Podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte apresenta, esta quinta-feira, dia 18 de Abril, a oitava edição do Prémio Arquitectura do Douro.

    A apresentação da iniciativa acontece por ocasião do Dia Internacional dos Monumentos e Sítio, marcado pela entidade com uma conferência dedicada ao tema “Economia, Paisagem e Arquitectura: O Alto Douro vinhateiro, património e futuro”, no Museu do Douro, no Peso da Régua.

    Podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitectónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público.

    Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro, o Prémio de Arquitectura do Douro tem uma periodicidade bienal e destina-se a promover a “cultura arquitectónica e as boas práticas” do exercício da arquitectura numa “paisagem cultural evolutiva e viva” como o Douro vinhateiro. A atribuição das distinções nas edições anteriores distingue intervenções arquitectónicas exemplares num território dinâmico classificado pela UNESCO.

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    IHG Hotels & Resorts duplica presença na Alemanha

    IHG Hotels & Resorts e Novum Hospitality assinam acordo que duplica a presença hoteleira da IHG na Alemanha, lança a colaboração Holiday Inn – the niu e estreia as marcas Garner e Candlewood Suites na Europa

    A IHG Hotels & Resorts (IHG) e a Novum Hospitality anunciam um acordo de longo prazo que duplicará a presença da IHG na Alemanha para mais de 200 hotéis em quase 100 cidades, através de uma colaboração com a marca Holiday Inn – the niu e da estreia na Europa das marcas Garner e Candlewood Suites da IHG.

    O acordo com a Novum Hospitality, um dos maiores operadores hoteleiros privados da Alemanha, propriedade de David Etmenan, tornará a IHG num dos principais intervenientes nos segmentos midscale e upper midscale.

    Assim, entre 2024 e 2028, deverão juntar-se ao sistema da IHG 108 hotéis Novum Hospitality (15.334 quartos) e 11 hotéis em desenvolvimento (2.369 quartos). A conversão dos hotéis para o sistema da IHG ocorrerá por fases, com início em 2024, sendo que a maioria terá lugar nos próximos 24 meses. Com esta operação, o tamanho do sistema global da IHG aumentará em até 1,9% nos próximos anos.

    Outros 52 hotéis abertos e em projecto juntar-se-ão à IHG através de uma colaboração distinta entre o Holiday Inn e a the niu, a elegante e emblemática marca de gama média-alta da Novum Hospitality.

    Esta colaboração combinará a presença doméstica da the niu com a reputação de confiança da Holiday Inn e o reconhecimento global da marca para construir uma posição de liderança num mercado alvo fundamental. As outras marcas da Novum Hospitality, Yggotel, Select e Novum, com 56 hotéis abertos e em projecto, serão convertidas na nova marca de conversão de gama média da IHG, Garner, e a marca acora Living the City, com 11 hotéis abertos e em projecto, será convertida na marca de estadia prolongada de gama média da IHG, Candlewood Suites.

    O acordo inclui uma parceria de exclusividade para que os futuros hotéis da Novum Hospitality se juntem às marcas líderes e ao portfolio de hotéis da IHG, com a ambição de desenvolver conjuntamente mais hotéis ao longo do tempo

    O acordo tem um prazo de 30 anos e a opção de renovação por prazos adicionais.

    A Novum Hospitality adoptará as marcas e os sistemas da IHG para todo este portfólio, tornando-se um dos maiores franchisados da IHG a nível mundial, com acesso ao poderoso motor comercial e às plataformas tecnológicas da IHG para impulsionar o desempenho do hotel, melhorar a eficiência das operações hoteleiras e a experiência do cliente.

    “Estamos muito satisfeitos por colaborar com um grupo tão respeitado como a Novum Hospitality e duplicar a presença da IHG na Alemanha, um dos maiores mercados hoteleiros da Europa e uma prioridade de crescimento para o nosso negócio. Este acordo demonstra quão atractivo é o nosso empreendimento para os proprietários e o sucesso da IHG em atrair excelentes oportunidades de conversão para aumentar a dimensão do seu portfolio. Também cria uma forte plataforma doméstica na Alemanha para aumentar a procura e o conhecimento da marca, bem como captar uma maior parte dos milhões de viagens de saída efectuadas todos os anos na Europa e não só”, afirmou Elie Maalouf, director executivo da IHG Hotels & Resorts.

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    Efacec acelera inovação na mobilidade eléctrica

    A Efacec apresenta o novo carregador eléctrico de alta potência QC180, o primeiro de um leque de novos produtos que serão apresentados em 2024 e 2025, marcando o ritmo de uma fase de impulso à inovação na mobilidade eléctrica

    Já disponível para a encomenda, o QC180 é a uma solução all-in-one de carregamento de alta potência (high power charging) assente nos princípios modulares da Efacec (Modular Systems), desenvolvida com foco total na garantia de disponibilidade ao cliente através da incorporação de um sistema de monitorização activa e upgrade remoto, viabilizando uma operação mais eficiente e fiável.

    Mais potente, mais compacto, mais sustentável e com um novo design, o novo carregador da Efacec integra a tecnologia Plug and Charge, possibilita uma carga simultânea de 180kW que disponibiliza até 350A (dry cable) e inclui ligação remota independente para manutenção e gestão de ativos, bem como um terminal de pagamento com cartão de crédito. Pode ainda ser integrado com o Load Management System (LMS) da Efacec, ferramenta que permite aos operadores gerir as potências das estações no local das instalações.

    Adicionalmente, o novo carregador de alta potência oferece mais suporte ao cliente e à operação da rede, optimizando a manutenção da base instalada, indo também ao encontro das necessidades do utilizador final em termos de potência, disponibilidade de carga e simplicidade na gestão (manuseamento) de cabos.

    Mais de 140 colaboradores estiveram envolvidos no desenvolvimento de um novo produto que vem ampliar a actual gama de soluções de mobilidade eléctrica neste segmento, que já inclui o QC60, QC90 e QC120, alavancando a expansão da actividade em mercados europeus fulcrais e contribuindo tanto para a descarbonização da electrificação como para uma maior circularidade.

    “O nosso roadmap tecnológico é uma demonstração inequívoca do compromisso da Efacec em responder aos maiores desafios de um desafio vital para as sociedades do futuro. Não só reforça o nosso portefólio actual, como evidencia que a empresa tem as competências técnicas adequadas para desenvolver produtos e soluções inovadoras na mobilidade eléctrica, e que continuamos totalmente comprometidos com projectos de I&D, nos quais investimos 18% das receitas nos últimos anos”, afirma Nuno Delgado, director da Mobilidade Eléctrica da Efacec.

    Com novos lançamentos previstos para 2024 e 2025, a Efacec reafirma a sua aposta no desenvolvimento de soluções que contribuam activamente para a criação de um futuro mais sustentável, reforçando o seu perfil de marca pioneira no sector da mobilidade eléctrica e de player fundamental na descarbonização da economia.

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    Grupo Mercan reforça posição no Algarve com aquisição do Hotel Califórnia Urban Beach

    O grupo adquiriu o Hotel Califórnia Urban Beach, na praia dos Pescadores, em Albufeira, por 13 M€. A unidade vai operar sobre a gestão da Ace Hospitality Management, AHM, empresa do universo Mercan

    O Grupo Mercan reforça o seu investimento no Algarve com a aquisição do Hotel Califórnia Urban Beach, localizado na Praia dos Pescadores em Albufeira, e que está desde o início de Abril sob a gestão da  Ace Hospitality Management, AHM, empresa que pertence ao Grupo Mercan, responsável pelo investimento e desenvolvimento de activos hoteleiros.

    A aquisição do Hotel Califórnia Urban Beach pelo Grupo Mercan foi concretizada no final do último mês de 2023, mas só agora, com a conclusão do período de transição, o hotel da Praia dos Pescadores passa a ser oficialmente gerido pelo Grupo Mercan.

    Este investimento do Grupo Mercan, no valor superior a 13M€, que incluem as obras de reabilitação do edifício e que permitem ao Califórnia Urban Beach consolidar 31 postos de trabalho, reforça a presença do grupo no potencial hoteleiro da região do Algarve, onde já detém em desenvolvimento o Hotel Indigo Faro Ribeirinha, o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton e Hilton Garden Inn Lagos, o Marriott Lagos e o Hard Rock Hotel Algarve, localizado em Portimão, e cuja abertura está prevista para 2026.

    Localizado centro de Albufeira, a cerca de 15 minutos a pé da Marina de Albufeira, o Hotel Califórnia Urban Beach privilegia a envolvência da cidade algarvia, com as típicas varandas voltadas para a cidade, permitindo aos hóspedes desfrutarem do ambiente vibrante da Praia dos Pescadores.

    Desde a piscina exterior com vista para a cidade de Albufeira, à piscina interior aquecida do spa com circuito de águas e serviço de massagens e tratamentos de beleza, os hóspedes do Hotel Califórnia Urban Beach têm acesso a uma ampla oferta para desfrutar de um tempo de descanso em terras algarvias.

    Em Portugal o Grupo Mercan conta actualmente com 31 empreendimentos em diversas localidades do país como Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Lisboa, Amarante, Santiago do Cacém, Évora, Beja, Algarve e Madeira.

     

     

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    Bondstone investe cerca de 70 M€ em novo conceito “rural-city lovers”

    Bloomia, com 123 apartamentos, está integrado no Belas Clube de Campo. A comercialização está a cargo da própria Bondstone, Castelhana e JLL

    A gestora de fundos portuguesa Bondstone anuncia o lançamento de um novo empreendimento residencial. Localizado no Belas Clube de Campo, o Bloomia, com 16,260 metros quadrados (m2), irá trazer para o mercado 123 apartamentos, num investimento de cerca de 70 milhões de euros. O empreendimento está a ser comercializado pela Bondstone, Castelhana e JLL.

    Direccionado para a classe-média alta, o projecto irá contar com tipologias que vão desde o T1 ao T4 e com valores de lançamento desde os 280.000€ a 890.000€.

    Com assinatura de Capinha Lopes, esta nova aposta da Bondstone destina-se aos “the rural-city lovers” que procuram combinar um estilo de vida urbano com o cenário “inspirador e tranquilo” do campo.

    Todas as fracções têm espaços exteriores privativos e dispõem de estacionamento com infraestuturas para carregamento de automóveis. O condomínio privado irá contar com piscina exterior, ginásio, sala multiusos, zona para lavagem de carros, pet care station e cacifos para entregas

    A sua localização, dentro do Belas Clube de Campo, possibilita ainda o acesso a um conjunto de condições e facilities do próprio empreendimento, tais como, segurança, espaços verdes, parques infantis, campo de golf, ginásio, campos de ténis e padel, supermercado com entregas em casa, comércio de serviços, parafarmácia, restaurante/club house, café e um colégio à porta de casa.

    Uma das características inovadoras deste projecto, é o envolvimento do cliente na criação da sua casa de sonho, através da possibilidade de personalizar os acabamentos do seu apartamento, em três modalidades à sua escolha: Pure, que privilegia linhas contemporâneas em tons claros; Timeless, de design intemporal elegante em tons quentes; e Urban, para um estilo mais citadino com inspiração industrial.

    Para Frederico Pedro Nunes, chief operating officer da Bondstone, este projecto reflecte o “compromisso com o mercado imobiliário nacional e com o desenvolvimento de projectos que aportam valor e dão resposta às necessidades dos nossos clientes”, pensado  para “famílias e para empresários que valorizam o sossego depois de um dia intenso, ou até para nómadas digitais, que podem encontrar no Bloomia o seu retiro de eleição”.

    A sustentabilidade foi também tinha em conta no projecto e, como tal, o Bloomia irá contar com Certificação BREEAM.

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    RE Capital anuncia joint venture para investimento de 66 M€ no Algarve

    Com 43 unidades, o Villas Lobo apresenta-se como um projecto sustentado pelo “compromisso com o design ecológico” e que trará conceitos de habitação “inovadores” ao Algarve. A sua construção está prevista iniciar ainda este ano

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    A RE Capital, empresa pan-europeia de investimento, desenvolvimento e gestão de activos imobiliários, em parceria com o Real Estate Investment Group (REIG ) anunciam a venda de uma participação maioritária no seu projecto Villas Lobo a um experiente fundo local de capital privado. A equipa de Desenvolvimento de Capital de Mercados da JLL actuou em nome da RE Capital sob um mandato exclusivo. As partes irão desenvolver o projecto em conjunto, com previsão de início ainda em 2024.

    A venda cria uma nova joint venture centrada num projecto residencial de luxo de 66 milhões de euros, Villas Lobo, localizado em Vale do Lobo, no Algarve e que representa a entrada da promotora no Sul do País.

    “Temos um histórico de sucesso em Lisboa e estamos ansiosos por criar um empreendimento residencial de classe mundial no coração do Algarve. É considerado um dos destinos mais exclusivos de Portugal e o projecto dá-nos a oportunidade de trazer ao mercado um desenvolvimento escalável e diferente de qualquer outro na área”, afirmou Newman Leech, CEO da RE Capital.

    Com 43 unidades, o Villas Lobo apresenta-se como um projecto sustentado pelo “compromisso com o design ecológico” e que trará conceitos de habitação “inovadores” ao Algarve, marcando “uma nova era no imobiliário residencial na região”.

    “Esta colaboração incorpora uma partilha de conhecimentos e capacidades, culminando num empreendimento residencial único. Com o início das obras de infraestrutura, esperamos trazer um novo produto ao mercado, um oásis dentro do já consolidado Villas Lobo Resort”, destaca Nuno Santos, head of Portugal da RE Capital.

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    Seguradora AXA adquire participação maioritária de novos escritórios junto ao Colombo

    A transacção envolve 74% da participação da Sonae Sierra no futuro edifício de escritórios em construção junto ao Centro Comercial Colombo e que será concretizada no próximo mês de Maio

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    A Sonae Sierra vai vender parte maioritária do novo edifício de escritórios em construção junto ao Centro Comercial Colombo à seguradora francesa AXA Investment Managers.

    A aquisição, que abrange 74% do veículo que está a promover o edifício, vai ser concretizada no próximo mês de Maio.

    Fruto de um investimento de 118 milhões de euros, a futura ‘Torre Norte’ somará 35 mil metros quadrados (m2) de área bruta de construção dividida em nove pisos, sendo, por isso, o edifício de escritórios com maior área disponível por pisos, o que “permite ir à procura dos grandes arrendatários”, destacou o administrador Alexandre Fernandes, responsável pela área de development da Sonae Sierra

    Com conclusão prevista para o final de 2025, as obras deste edifício arrancaram há cerca de um ano e meio.

    O Centro Comercial Colombo foi inaugurado m 1997 e tem vindo a expandir a sua área de escritórios, com a construção da Torre Este em 2009 e da Torre Oeste em 2011. Já em 2015, o Grupo anunciou a construção de mais duas torres, contudo, depois do projecto ter sido revisto pela autarquia de Lisboa acabaria por ser apenas aprovada a construção de um novo edifício.

    Com negócios em diferentes áreas, recentemente, a Sonae Sierra a realização de uma joint-venture com a PGIM para a industria hoteleira, cujo primeira unidade será no Porto.

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    ERA Portugal regista crescimento no 1º trimestre de 2024

    A ERA Portugal acaba de divulgar os resultados da operação referentes ao 1º trimestre de 2024. Os principais indicadores mostram uma tendência de crescimento face a 2023, mas falta de oferta pode condicionar a actividade

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    Nos primeiros três meses de 2024 a ERA Portugal facturou 21 milhões de euros, significa um crescimento +5% face ao período homólogo e uma estabilização em relação ao último trimestre do ano em que o valor foi o mesmo.

    “A incerteza do contexto macroeconómico que marcou o início do ano de 2023 teve, na época, consequências naturais no negócio. Contudo, 2024, como é possível constatar através dos vários indicadores, já aponta para um crescimento em linha com o que se começou a registar logo a partir do 2º semestre de 2023. Os dados vêm, assim, reforçar as nossas expectativas de atingirmos um crescimento a dois dígitos até ao final do ano”, antecipa Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.

    O número de negócios efectuados (2.753) nos primeiros três meses aumentou em comparação com o mesmo período do ano passado (+2,7%) e com os últimos três meses de 2023 (+3,2%).

    Em relação ao valor dos negócios transaccionados, neste 1º trimestra rondou os 411 milhões euros (+5% face ao período homólogo e mais 0,4% em relação ao último trimestre de 2023).
    O valor médio das casas vendidas no 1º trimestre rondou os 171 mil euros, o que significa um aumento +2.4% face ao valor registado no período homólogo e um decréscimo de -2% em relação ao último trimestre de 2023.

    Oferta limitada continua a ter impacto
    A oferta disponível ainda é muito limitada e esta realidade traduz-se numa quebra nas angariações. No 1º trimestre foram conseguidas 9.809 angariações, o que representa um decréscimo de -14% face aos primeiros três meses de 2023. Em sentido inverso, verifica-se uma subida de +25% em relação ao último trimestre do ano.

    Contabilizando-se 17.562 novos clientes vendedores, este 1º trimestre do ano registou um decréscimo de -27% face ao período homologo. Contudo, o cenário inverte-se quando a comparação é feita com o último trimestre de 2023 ao verificar-se um crescimento de +22%.

    Já em relação aos novos clientes compradores, a ERA contabilizou 73.247 (-2% face ao período homologo e +24% em relação ao último trimestre de 2023). Em linha com o histórico mais recente, os principais clientes da ERA em 2024 continuam a ser os portugueses, brasileiros, franceses e alemães.

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    Empresas

    Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável

    O ‘agrivoltaico’ combina a produção de energia solar fotovoltaica com actividades agrícolas na mesma área e emerge como uma solução promissora para enfrentar os desafios globais da energia e da alimentação

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    O ‘agrivoltaico’, conceito que tem ganho destaque nos círculos científicos e empresariais, é uma abordagem integrada que procura optimizar o uso do solo, permitindo a coexistência harmoniosa de sistemas agrícolas e de geração de energia renovável. Além de maximizar a eficiência do uso da terra, também oferece vários benefícios ambientais, como a redução da erosão do solo, o fornecimento de sombra para as plantas e a diminuição da evaporação da água.

    A Image4All tem desempenhado um papel relevante na promoção e implementação do ‘agrivoltaico’ em Portugal, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão de diversas iniciativas nesta área. Um exemplo é a recente criação da Horta Solar, projecto inovador em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)

    Este projecto tem ainda uma dimensão de investigação para a qual a Image4All contribui com o objetivo de potenciar e desenvolver o setor científico do país, com o objetivo de otimizar o uso da energia e um exemplo concreto do potencial do ‘agrivoltaico’, onde os sistemas de energia solar fotovoltaica são integrados com sistemas agrícolas para criar um ambiente sinérgico e simbiótico.

    Para além disso, o projecto da Horta Solar demonstra a viabilidade do ‘agrivoltaico’ tanto em ambientes rurais quanto urbanos, abrindo portas para futuras aplicações em diversas áreas.
    Um dos aspectos mais notáveis do ‘agrivoltaico’, é a capacidade de resolver dilemas complexos, como a competição entre terra e agricultura e a produção de energia renovável.

    Ao aproveitar terrenos agrícolas para a instalação de sistemas fotovoltaicos, o ‘agrivoltaico’ oferece uma solução elegante que promove a sustentabilidade ambiental e económica.
    Todos os projectos de âmbito ‘agrivoltaico’ têm modelos contratuais associados e na agricultura o autoconsumo faz todo o sentido, uma vez que a montagem de projetos de autoconsumo de energia exponencia uma maior resiliência face a eventos climatéricos extremos que danificam as culturas e acarretam um maior consumo de energia, também nas estufas e nas instalações associadas.

    O autoconsumo, quer individual quer colectivo, vai permitir uma autonomização do consumo de energia eléctrica e é ainda importante também em relação a eventuais falhas da rede pública de energia, para além de permitir a uma exploração agrícola ter uma fonte de energia mais barata.

    “O potencial do agrivoltaico é vasto e versátil”, afirma o CEO da Image4All. “Desde logo com inúmeras vantagens competitivas na utilização desta tecnologia, que passam pela redução de custos operacionais da exploração, pelo aumento da resiliência das culturas e aumento da produtividade agrícola, a que se associa ainda a redução do consumo de água e redução do consumo energético”, resume João Loureiro.

    O responsável sustenta que “a optimização energética nas suas múltiplas vertentes é estrutural para o futuro”. A Image4All trabalha para a potenciar e desenvolver essa optimização, inovando nas respostas e alargando o leque de soluções, como ‘agrivoltaico’.

    O ‘agrivoltaico’ representa uma abordagem inovadora que visa equilibrar a crescente procura de energia renovável com a necessidade de preservar recursos agrícolas e salienta a importância de encontrar soluções sustentáveis e integradas para enfrentar os desafios globais relacionados à energia e agricultura.

    Com um compromisso contínuo com a inovação e a sustentabilidade, a Image4All trilha um futuro onde a energia renovável e a agricultura podem coexistir em harmonia, impulsionando o desenvolvimento económico e a preservação ambiental.

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