FAUP recebe evento sobre “Espaços Educacionais em Arquitectura”

Por a 26 de Janeiro de 2017

Taller_sistema lupo_2A FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, recebe nos dias 12 e 13 de Maio de 2017 o “IV Encontro Internacional sobre Dispositivos e Espaços Educacionais em Arquitetura”, intitulado “Ludic Architecture”. Durante os dois dias, para além de conferências com arquitectos e artistas, o evento terá workshops gratuitos para crianças de todas as idades. (inscrições limitadas ao número de vagas disponíveis.

Segundo a FAUP, o Encontro estrutura-se a partir de dois grandes blocos temáticos que articulam Educação e Arquitectura. São eles os dispositivos didácticos e os espaços e actividades educacionais.

Por um lado, “os dispositivos, dos quais os brinquedos são exemplo, considerados enquanto artefactos utilizados no processo educativo em Arquitectura. Por outro lado, a consideração dos espaços e actividades que envolvem o ensino da Arquitectura enquanto determinantes do sucesso da aprendizagem em Arquitectura”.

Ao longo de dois dias, conferencistas vindos de diferentes âmbitos profissionais e académicos, nacional e internacionalmente, irão abordar vários temas de interesse para arquitectos, artistas, educadores e estudantes, mas também para os profissionais ligados à produção e comércio de brinquedos e todos os que, de alguma forma, se interessam pela educação.

Confirmadas estão já as participações de Biagio Di Carlo (Arquitecto e Professor Jubilado do Instituto de Arte em Pescara), Carlos Prata (Arquitecto e Professor na FAUP), Diogo Aguiar (Arquitecto, fundador dos LIKEarchitects, desenvolve actividade na conexão entre a Arte e a Arquitectura), Elvira Leite (Pintora e Professora dos ensinos, básico e secundário), Fermín Blanco (Arquitecto doutorado e professor de Sistemas de Construção na Universidade IE), Franco La Cecla (Antropólogo e Professor na Universidade de Bolonha), Gabriela Burkhalter (Cientista política e urbanista),Gilles Brougére (Sociólogo e Professor de Ciências da Educação na Sorbonne Paris), Juan Bordes (Escultor e Professor na Escola Técnica de Madrid – ETSAM), Marco Ginoulhiac (Arquitecto e Professor na FAUP), Santiago Atrio Cerezo (Universidade Autónoma de Madrid), Tamar Zinguer (Arquitecta e Investigadora), Virgínio Moutinho (Arquitecto, desenvolve actividade regular na área do Brinquedo e Escultura Cinética),Virgínia Navarro (Arquitecta e Investigadora) e Xosé Manuel Rosales (Arquitecto, Professor da Universidade da Corunha).

Paralelamente aos dois dias de conferências decorrerá um programa de workshops dedicados a estudantes de arquitectura e aos mais novos. Na sexta-feira, dia 12 de Maio, o arquitecto Biagio Di Carlo, orientará a construção de uma estrutura complexa com os estudantes de arquitectura; no sábado o evento abre-se gratuitamente a todos as crianças que queiram brincar e participar nas oficinas orientadas por Arkiplay (construções com Sistema Lupo), Sara San Gregorio (brinquedos de construção desenvolvidos no MEDIALAB – Prado) e pelos Lunárquicos (colectivo colombiano).

A participação em todos os workshops é gratuita, limitada ao número de vagas disponíveis (formulário de inscrição disponível em www.ludicarchitecture.arq.up.pt). A inscrição antecipada para o IV Encontro Internacional sobre Dispositivos e Espaços Educacionais em Arquitetura permite o acesso aos dois dias do evento a preço reduzido e pode ser realizada no site do evento até 31 de Janeiro de 2017 (formulário de inscrição disponível em www.ludicarchitecture.arq.up.pt).  A organização da iniciativa está a cargo de Marco Ginoulhiac, Ana Neiva e Rodrigo Coelho (CEAU-FAUP), Jorge Raedo, Fermin Blanco, Virginia Navarro Martínez, Xosé Manuel Rosales e Santiago Atrio Cerezo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *