Prémio internacional BigMat’17 recebe candidaturas até 4 de Maio

Por a 1 de Março de 2017

Big Mat

O Prémio Internacional de Arquitectura “BigMat’17 International Architecture Award”, promovido pelo grupo BigMat International S.A. recebe candidaturas até ao próximo dia 4 de Maio. O galardão “procura reconhecer e fixar a atenção sobre as obras de arquitectura que tenham contribuído consideravelmente para a cultura arquitectónica contemporânea das regiões de Valónia e Bruxelas-Capital da Bélgica, República Checa, Eslováquia, França, Itália, Portugal, e Espanha”, países em que o grupo está presente.

O prémio é dirigido unicamente aos arquitectos com domicílio profissional em um dos sete países que participam no prémio. As obras apresentadas pelos arquitectos que tenham a morada profissional no país em questão deverão ter sido construídas igualmente nesse país.

Cada arquitecto poderá apresentar todas as obras que considerar adequado, devendo realizar a inscrição de forma individual para cada uma delas na respectiva categoria. No caso de se tratar de um trabalho realizado por vários autores, pelo menos um dos membros da co-autoria deverá reunir os requisitos anteriores.

Serão admitidas para o prémio as obras que tenham sido construídas entre 1 de Janeiro de 2011 e 1 de Janeiro de 2017, em todos os países participantes, excepto Eslováquia que, ao ter-se incorporado nesta terceira edição, poderá apresentar as obras construídas entre 1 de Janeiro de 2009 e 1 de Janeiro de 2017.

As categorias a que se podem candidatar são: “Sustentabilidade e utilização inovadora do material”, ou seja, “obras que sublinham parâmetros de eficiência energética, economia de meios utilizados e novas leituras na utilização do material arquitectónico”;

“Arquitectura”, isto é, “edifícios nos quais será avaliado o enquadramento no seu meio físico, assim como a pertinência estrutural e construtiva do mesmo”; “Cidade e Paisagem”, onde serao avaliados “trabalhos relativos ao espaço público tanto urbanos como do território”; “Reabilitação” – “intervenções em contacto com uma preexistência”; “Arquitectura efémera”, ou seja, “projectos que trabalham sobre questões relativas à temporalidade e à mobilidade” e “Interiorismo” – “actuações que preservam a estrutura do edifício assim como os elementos de mobiliário ou design industrial”.

O júri irá entregar um total de 13 prémios entre as diferentes categorias, nas quais deverão necessariamente estar representados os sete países participantes no Prémio e uma Menção Especial Jovens Arquitectos.

Dos 13 vencedores das diferentes categorias, o júri irá elevar sete a Prémios Nacionais BigMat’17. As sete obras vencedoras em cada um dos países irão concorrer ao Grande Prémio Internacional de Arquitectura Big-Mat’17, transformando assim um dos Prémios Nacionais em Grande Prémio.

A entrega dos prémios está marcada para o Congresso Anual do Grupo BigMat International, em Florência, que acontece a 24 de Novembro de 2017.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *