Ecoprogresso reduz emissão de gases do Inspira Santa Marta Hotel

Por a 31 de Março de 2017

quadrante A Ecoprogresso, empresa do Grupo Quadrante criada em 2002 com o objectivo de prestar serviços de consultoria em Alterações Climáticas, Gestão de Carbono e Gestão de Energia, calculou e realizou, pelo quarto ano consecutivo, o Inventário de Gases com Efeito de Estufa (GEE) da actividade do Inspira Santa Marta Hotel.

Como explica em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, através deste serviço, a Ecoprogresso acompanha a evolução dos gases emitidos pelo Hotel e avalia e sugere novas oportunidades de melhoria na sua operação. Em resultado da análise do ano de 2016, para 2017, o inventário contemplará três novas fontes de emissão de GEE.

Segundo a mesma fonte, as emissões de GEE foram calculadas pela Ecoprogresso, seguindo as orientações do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD, abrangendo actividades que resultam em emissões directas da organização.

De acordo com a Ecoprogresso, “como exemplo de actividades que possam resultar em emissões directas podemos apontar para a queima de combustíveis nas caldeiras, ou gasóleo nos geradores de emergência, ou na frota de veículos e, ainda, fuga de gases refrigerantes em equipamentos de climatização. Por outro lado existem também emissões indirectas, como é o exemplo da produção de electricidade adquirida, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos, deslocações casa-trabalho-casa dos colaboradores e deslocações em serviço de avião e comboio”.

O Inspira Santa Marta Hotel compensa as suas emissões de GEE através do Carbonfree, uma marca registada da Ecoprogresso, estando neste momento a finalizar o processo de compensação das emissões de 2016.

Para Margarida Gonçalves, responsável pela área de Sustentabilidade do Inspira Santa Marta Hotel “a necessidade de realização deste estudo está associada ao compromisso que o Hotel assumiu no combate às alterações Climáticas, através do investimento no conhecimento, melhoria e compensação das emissões como forma de garantir a sua contribuição para um futuro sustentável.”

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *