IADE e Museu Nacional do Azulejo lançam livro sobre objectos de Siza Vieira

Por a 5 de Abril de 2017

Siza-Press-Photo-02-©JSchneeweissO IADE – Universidade Europeia, em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, lançam no próximo dia 6 de Abril, o livro “A Arte interior. Siza Vieira e o desenho de objetos”, no Museu Nacional do Azulejo. O livro, com a chancela da Editora Caleidoscópio, conta com coordenação editorial da professora do IADE – Universidade Europeia, Maria Helena Souto e de Alexandre Nobre Pais, Conservador do MNAz.

O principal objectivo do livro, como da exposição que o precedeu, é o de dar a conhecer como o arquitecto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projecta com a criação de objectos, em sintonia com os princípios de um processo projectual que reflecte o conceito de “Obra de Arte Total”.

De acordo com os responsáveis pela obra, “do olhar à imaginação, da mão ao desenho, os percursos que se estabelecem no processo criativo dos artefactos demonstram como estes não são apenas determinados pelas propriedades físicas da matéria e/ou pela função, mas também como representação de uma cultura imaterial, com os seus valores semânticos e simbólicos.

Para Maria Helena Souto, professora de História do Design em Portugal e coordenadora do livro “Design em Portugal (1960-1974) ”, «Um dos elementos chave é a presença da azulejaria, aspeto muitas vezes ignorado da obra do autor e que tem no livro o lugar de destaque e a reflexão que merece”.

O livro e a exposição que o antecedeu, nasceram no âmbito do projecto de investigação “Design em Portugal (1960-1974) ”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE). A iniciativa partilha as diferentes acções, intervenções e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial, mais tarde (1971) designado por Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I.).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *