Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
IP lança concurso para modernização do troço Valadares-Gaia da Linha do Norte
A Linha do Norte integra o Corredor Atlântico, classificado como “core network” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) que tem como objectivo contribuir para o reforço da coesão económica e social da Europa
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A Infraestruturas de Portugal lançou esta quarta-feira o concurso público com vista à empreitada de modernização da Linha do Norte, nomeadamente os 4,3km do troço entre Valadares e Gaia, uma obra avaliada em 4,7 milhões de euros.
Numa cerimónia que decorreu na Estação Ferroviária General Torres e que contou com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a empresa que gere a rede ferroviária nacional apresentou um conjunto de trabalhos que fazem parte da modernização do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, onde circulam em média 190 comboios por dia.
Ao valor da empreitada somar-se-á o custo dos materiais a fornecer pela IP na ordem dos 800 mil euros. A empreitada engloba, entre outros, o desguarnecimento mecânico descontinuo sem depuração do balastro a uma profundidade de 0,35 m abaixo da base da travessa; a melhoria na drenagem e da plataforma; o fornecimento e aplicação de balastro granítico; a substituição das travessas de madeira existentes por travessas em betão bibloco (TBBG-01); a substituição do carril existente de 54 kg/m por carril novo de 60 kg/m e o ataque mecânico pesado final com estabilização dinâmica. Com o presente procedimento é dado o primeiro passo para a modernização do troço Ovar-Gaia, no âmbito do Plano Ferrovia 2020.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, a modernização prevista no Ferrovia 2020 para o troço Ovar-Gaia, com 35 km de extensão, inclui a substituição integral da superestrutura da via (carril, travessas, AMV e balastro), alterações de layouts de via, nas estações de Ovar, Esmoriz, Granja e Vila Nova de Gaia, a construção de quatro vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para comboios de mercadorias, a substituição integral de catenária em 10 km, a instalação de sistema de sinalização electrónica, a construção de passagens desniveladas para supressão de passagens de nível e novas plataformas de passageiros em estações e apeadeiros e passagens desniveladas para atravessamento da linha.
A Linha do Norte integra o Corredor Atlântico, classificado como “core network” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) que tem como objectivo contribuir para o reforço da coesão económica e social da Europa e para o desenvolvimento do respectivo mercado interno, nomeadamente através da ligação das regiões periféricas às regiões centrais da União Europeia.
Este é mais um investimento inscrito Plano Ferrovia 2020 com vista à modernização da Rede Ferroviária Nacional e cuja execução a Infraestruturas de Portugal tem vindo a implementar com diversos estudos a avançar e várias obras a decorrer no terreno.