Acciona, Mota-Engil e Edivisa vão construir barragem do Alto do Tâmega

Por a 21 de Abril de 2017

presa-alqueva-portugalA Acciona, especialista no desenvolvimento, promoção e gestão de infraestruturas, energia renovável, água e serviços, integra o consórcio que, em conjunto com a Mota-Engil e a Edivisa, do Grupo Visabeira, vai ser responsável pelos trabalhos de construção da barragem e da central hidroeléctrica do Alto Tâmega, investimento promovido pela Iberdrola e avaliado em 110 milhões de euros.
Trata-se de um dos maiores projectos hidroelétricos levados a cabo na Europa, nos últimos 25 anos. Com um investimento previsto de 1.200 milhões de euros, centrando-se a maior parte do investimento no período 2018-2020, o complexo contará com uma potência instalada de 1.200 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.800 gigawatts hora (GWh), ou seja, 4% do consumo eléctrico do país.
Esta iniciativa, preservando o compromisso da Empresa com a promoção das tecnologias de geração mais limpas, contempla a exploração das infra-estruturas dos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães (bombagem), Alto Tâmega (turbinação) e Daivões (turbinação), durante 70 anos.
Em comunicado, a Acciona revela que irá participar na construção da barragem do Alto Tâmega, uma estrutura de betão com abóbada de dupla curvatura e com 106,5 metros de altura, além da central hidroeléctrica exterior, que ficará situada junto à barragem e incluirá dois grupos geradores de 80 MW cada um, para a produção de energia eléctrica.
Adicionalmente, irá construir o circuito hidráulico da central, as obras de desvio do rio e o túnel de acesso à unidade de transformação. O túnel de adução de Gouvães, por sua vez, terá uma extensão aproximada de 4,7 quilómetros e um diâmetro de 7,3 metros, quando estiver revestido com betão, e a escavação será realizada em quatro frentes em simultâneo. Será ainda construída a estrutura de captação localizada na albufeira de Gouvães, no rio Torno, o poço de comportas e outras obras auxiliares.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *