ELEMENTAL vence concurso para centro cultural no Qatar

Por a 16 de Maio de 2017
Foto: ELEMENTAL

Foto: ELEMENTAL

O gabinete ELEMENTAL, liderado por Alejandro Aravena, foi o vencedor do concurso para o Art Mill em Doha, no Qatar. A proposta ficou à frente de outras sete finalistas e foi elogiada pelo júri por desenvolver “uma arte serena, na qual a estrutura é a arquitectura”, revela o portal ArchDaily. O Art Mill fará a ligação com dois outros equipamentos importantes: o Museu de Arte Islâmica (I.M.Pei) e o Museu Nacional do Qatar (Jean Nouvel).

Segundo o portal de notícias de arquitectura, o projecto apresentado pelo gabinete de Aravena, “teve como inspiração o ritmo dos silos de grãos, do legado industrial dos moinhos de farinha locais, que faziam a produção do pão para o país na década de 80”.
Os organizadores do concurso disseram ainda sobre a proposta vencedora que,  “admite a geometria rígida dos antigos silos”, ao passo que contribui com “um agrupamento menos rígido de silos novos que actuarão como chaminés de arrefecimento, circulando o ar através do projecto que se estende espectacularmente por três lados na baía de Doha”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *