Câmara de Mondim de Basto vai reabilitar Casa da Cultura

Por a 17 de Maio de 2017

casa cultura mondimA Câmara Municipal de Mondim de Basto apresentou aos munícipes o projecto de requalificação e ampliação da Casa da Cultura.
Trata-se de um projecto orçado em cerca de um milhão de euros, financiado em 85%, que vai dotar a Casa da Cultura de meios e condições essenciais para as diferentes expressões artísticas que o concelho já exibe, particularmente, as artes cénicas.
Como explicou o presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “o edifício da Casa da Cultura faz parte da memória e da vida dos mondinenses há mais de 90 anos, tendo já funcionado como Quartel dos Bombeiros.”
O projecto apresentado tem como objectivo reabilitar o emblemático edifício e ampliá-lo, modernizando o espaço de modo a acolher iniciativas culturais, sociais, educativas e recreativas. A intervenção proposta prevê também, a melhoria da eficiência térmica e energética do imóvel, e a consequente redução dos custos de utilização.
A autarquia vai agora candidatar, até ao final deste mês de Maio, o projecto de requalificação e ampliação da Casa da Cultura, ao programa comunitário Norte 2020. Esta requalificação será enquadrada no âmbito do Plano de Acção de Reabilitação Urbana que, para além da reabilitação do edifício integra uma componente de animação urbana com vista à valorização dos espaços urbanos, à mobilização das comunidades locais e à promoção da actividade económica.
Humberto Cerqueira, na sua intervenção, destacou a importância deste projecto para o Município. “Esta obra irá marcar as próximas décadas e respeita a memória de um edifício com 90 anos. Um investimento a pensar no futuro, para uma comunidade que valoriza a cultura.”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *