Serralves já tem curador de arquitectura

Por a 31 de Maio de 2017

serralves.jpg
O arquitecto Carles Muro é o primeiro curador adjunto de Programas de Arquitectura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

Recorde-se que a Fundação lançou o desafio no final do ano passado, anunciando que, o  titular da função iria colaborar com a Directora do Museu – Suzanne Cotter -, e contribuir para a identificação de exposições a realizar no mesmo, a concepção e desenvolvimento de programas relacionadas com a arquitectura e arte contemporâneas, assim como desenvolver e alargar a rede de contactos com parceiros especialistas, nacionais e internacionais.

Em comunicado,a Fundação sublinha ainda que a nova posição, foi criada pelo “reconhecimento da importância crescente da arquitectura, como parte do programa artístico do museu, na sequência da oferta de 40 projectos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa”.

No mesmo documento, a Fundação cita Suzanne Cotter, referindo que para a Directora do Museu, “Carles Muro traz um conhecimento profundo da arquitectura como prática e como história acompanhado por um envolvimento próximo com a obra de Álvaro Siza e com a comunidade portuguesa e internacional ligada à arquitectura”.

Carles Muro nasceu em Barcelona, em 1964, estudou arquitectura na Escola Técnica d’Arquitectura de Barcelona (ETSA), onde se formou em 1991, e trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña, entre 1987 e 1991, e com Álvaro Siza, de 1992 a 1993, no Porto, antes de iniciar o seu próprio atelier, em 1993. O arquitecto é actualmente professor associado de arquitectura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard e foi professor de História da Arquitetura e Design de Arquitetura na ETSA Barcelona (1993-2015).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *