Siemens recorre à impressão 3D para imprimir pás de turbinas

Por a 14 de Junho de 2017

IM2017020321PG_450x300A Siemens anunciou a conclusão, com sucesso, dos primeiros ensaios de pás de turbinas construídas a partir de impressão em 3D.

Em comunicado de imprensa, o grupo germânico destaca que a sua tecnologia de manufactura aditiva foi já distinguida internacionalmente com o prémio 3D Printing Industry, na categoria 3D Printing Application of the Year, pela publicação 3Dprintingindustry.com.

A nota explica ainda que os ensaios das pás feitas em 3D foram realizados em condições reais, tendo a Siemens validado “com sucesso” múltiplas pás de turbina construídas por processo 3D, com base no projecto de engenharia de uma pá convencional. Foram ainda realizados testes com pás com um novo design, que assenta numa geometria “totalmente revista e optimiuzada”.

“Este prémio vem confirmar a liderança tecnológica da Siemens na manufactura aditiva, uma tecnologia que tem potencial para se tornar chave na produção de componentes de turbinas a gás”, afirmou Mário Carvalho, responsável pela área de vendas da Produção de Energia na Siemens em Portugal.  Segundo Carvalho, a empresa tem vindo a investir nesta tecnologia inovadora desde o início e está a “liderar a industrialização e comercialização destes processos”.

A equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida, localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens, na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, também em terras de Sua Majestade.

O grupo explica que a manufactura aditiva é um processo segundo o qual se constroem “peças camada por camada, a partir de modelos CAD fatiados para criar objectos sólidos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *