Artigo sobre modelos de PPP vale distinção internacional a docente do Técnico

Por a 22 de Junho de 2017

30-estradas09.jpgCarlos Oliveira Cruz, docente do departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e investigador do CERIS, recebeu a distinção de Best Paper Award, atribuído pela direcção da Florence School of Regulation.

Em comunicado, o Técnico explica que o professor foi distinguido pelo artigo “Reforming traditional PPP models to cope with the challenge of smart cities” (tradução livre, Reformar os modelos de PPP tradicionais para enfrentar os desafios das cidades inteligentes), que tem como co-autor o professor Miranda Sarmento, do Instituto Superior de Economia e Gestão, e que foi apresentado – e premiado – durante a sexta edição da Conference on the Regulation of Infrastructures, no passado dia 16 de Junho.

“Como vamos gerir infra-estruturas dentro de 30 anos?”, foi a questão de partida que originou a reflexão dos dois professores e da qual, segundo o Técnico, nasce o artigo que reflecte sobre a necessidade de repensar o modelo de gestão e financiamento de infra-estruturas, baseado em parcerias público-privadas, no contexto das cidades inteligentes.

De acordo com Carlos Oliveira Cruz, “o júri referiu que o elemento mais distintivo era o de abrir novos campos de investigação na área da regulação de infra-estruturas”. “O acesso a informação em tempo real da utilização das infra-estruturas (transportes, águas, energia, etc) e da condição destes activos obrigará a novos modelos de gestão, assim como a uma nova forma de se partilhar riscos entre entidades públicas e privadas”, explicou o professor.

Para Carlos Oliveira Cruz, a relevância desta distinção assume um significado ainda maior, se forem tidos em conta “os vários papers de instituições de renome a competirem, como o MIT, EPFL, ETH Zurich, Sorbonne, University of Cologne, etc”. Para Cruz, este prémio “demonstra como em Portugal fazemos investigação ao mais alto nível”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *