Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor vence Prémio Secil de Engenharia 2014

Por a 23 de Junho de 2017

Prémios1A Secil e a Ordem dos Engenheiros (OE) anunciaram a atribuição do Prémio Secil de Engenharia Civil 2014 ao Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo sabor.

Em comunicado de imprensa, a Secil destaca que este projecto, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produção, coordenada por Domingos Silva Matos, foi distinguido por unanimidade pelo júri, presidido por António Campos Matos.

Situado no concelho de Torre de Moncorvo, abrangendo também os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, o Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor tem uma potência instalada de 189 MW e é constituído por dois escalões – o de Baixo Sabor, a montante, e o de Feiticeiro, a jusante. Com uma barragem de 123 metros de altura – “a segunda mais alta do país”, segundo a nota de imprensa – o escalão de montante cria uma albufeira com a capacidade de 1.095 hectómetros cúbicos, que é, também, a segunda maior do país.

A EDP Produção é o dono de obra, cuja construção coube ao consórcio constituído pela Odebrecht, Bento Pedroso e Lena, enquanto a fiscalização foi assegurada pela Consulgal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *