Governo húngaro lança concurso para nova ponte sobre o Danúbio

Por a 10 de Julho de 2017
hungary-2397682_960_720
O governo húngaro lançou um concurso internacional para uma nova e importante ponte sobre o rio Danúbio na área pós-industrial sul de Budapeste. As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de Julho.
O concurso é aberto a equipas multidisciplinares experientes e tem como objectivo a criação de uma marca no território que se configure como uma via de circulação viária, ciclável, pedonal que ligue a rua Galvani em Buda à Ilha Csepel e rua Illatos, em Pest.
Segundo o governo, a ponte, que deverá considerar três vias de veículos a motor em cada direcção, completará a via externa da cidade e tem como propósito iniciar a regeneração de grandes áreas subdesenvolvidas no sul da cidade.
No anúncio do concurso, o comissário do governo para os principais desenvolvimentos de Budapeste Balázs Fürjes disse que “a construção de uma nova ponte sobre o Danúbio é uma oportunidade que abrange as gerações, implicando uma grande responsabilidade”.
De realçar que, o governo húngaro decidiu pela primeira vez desde 1894, que o projecto da ponte deveria ser seleccionado através de um concurso de arquitectura internacional.
Recorde-se que Budapeste foi criada no final do século XIX pela unificação de Buda (na margem nascente do Danúbio) com Peste (na margem poente do Danúbio). A cidade tem 10 pontes construídas entre 1839 e 2008.
A equipa vencedora será contratada, mas o idioma do projecto será o Húngaro, desta forma, a organização do concurso alerta que para a fase de contratação, os concorrentes estrangeiros cooperem com um gabinete húngaro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *