Chineses substituem Odebrecht na nova marginal sudoeste de Luanda
Sem avançar com os motivos para a tomada desta decisão, o Governo de Angola escolheu o grupo China Railway 20 (CR20) para realizar a segunda fase da marginal entre a praia do Bispo e a Corimba, por 142,3 milhões de dólares (123,5 milhões de euros), aprovando em simultâneo a rescisão do contrato para a execução da mesma empreitada pela Odebrecht
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Os chineses da China Railway 20 vão executar os trabalhos de construção da nova marginal sudoeste de Luanda substituindo os brasileiros da Odebrecht na execução dos trabalhos. Sem avançar com os motivos para a tomada desta decisão, o Governo de Angola escolheu o grupo China Railway 20 (CR20) para realizar a segunda fase da marginal entre a praia do Bispo e a Corimba, por 142,3 milhões de dólares (123,5 milhões de euros), aprovando em simultâneo a rescisão do contrato para a execução da mesma empreitada pela Odebrecht. Recorde-se que a empresa brasileira é um dos pontos de maior destaque na operação “Lava Jato”, uma investigação complexa e de larga escala que procura definir os contornos de um eventual esquema de lavagem e desvio de dinheiro no País.
Associada a esta obra há duas outras que o Governo de Angola também acaba de adjudicar. Trata-se das empreitadas de reformulação do nó de ligação com a avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy e a construção da 2ª fase das Infra-estruturas do Lar do Patriota.
A primeira empreitada consignada visa concluir a construção da via Marginal Sudoeste, no troço Mausoléu /Corimba, construir a passagem desnivelada na intercessão da Marginal com a estrada da Samba, na zona da Corimba, solucionar todas as interferências e eliminar todos os constrangimentos.
Segundo o projecto, a nova Marginal da Corimba fará a ligação rodoviária pela zona costeira, entre a zona Sul de Luanda e a Avenida Marginal 4 de Fevereiro, permitindo a melhoria do fluxo viário entre o centro da cidade e o Sul da província de Luanda. Quanto ao segundo projecto, este visa a reformulação do nó de ligação com a avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, e tem como empreiteira a Tecnovia Angola. Esta obra está orçada em 55 milhões de dólares e terá a duração de 24 meses. Este projecto vai ajudar a desbloquear o tráfego rodoviário, criar uma rotunda associada ao túnel no sentido Benfica/Golfe, para contribuir eficazmente no tráfego rodoviário. Prevê-se a construção das de três vias de circulação rodoviária, com três metros e meios de largura e um túnel onde terá duas vias de circulação.
A terceira obra consignada está ligada a construção de infra-estruturas integradas do Lar do Patriota, que se encontra já na segunda fase. Esta vai garantir a mobilidade no Lar do Patriota Zona dois, em condições adequadas de conforto, segurança e fluidez. A obra está orçada em 100 milhões de dólares. Na cerimónia, o ministro da Construção, Artur Fortunato, disse que as três obras visam melhorar as condições de vida e de mobilidade na província de Luanda, e garantiu que os projectos estão em conformidade com o Plano Director de Desenvolvimento Metropolitano de Luanda.