Variante e nova Ponte do Albardão inauguradas a 31 de Julho

Por a 28 de Julho de 2017

Variante e nova ponte sobre o Rio Degebe (1)
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, inaugura no próximo dia  31 de julho, a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe, na Estrada Nacional 256, que liga Reguengos de Monsaraz a Évora. Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a autarquia Reguengos de Monsaraz recorda que, “a obra da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal foi realizada em menos de um ano e representou um investimento de três milhões de euros”.

A variante tem 2,7 quilómetros de extensão e a nova ponte sobre o Rio Degebe ficou com 117,5 metros de comprimento, retirando o trânsito da antiga Ponte do Albardão, que é demasiado estreita e não permite o atravessamento automóvel em simultâneo nos dois sentidos da estrada. Com esta obra foi também corrigido o traçado, com a eliminação de várias curvas onde se registaram dezenas de acidentes.

A Câmara recorda ainda que, “a construção da ponte era uma obra reivindicada há décadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz, tendo o Governo lançado o procedimento para a empreitada em 2010, que depois foi anulado em 2014. A EN 256 é uma via fundamental para o concelho de Reguengos de Monsaraz e para os seus munícipes, pois é a principal acessibilidade de ligação a Évora e à capital do país, à autoestrada mais próxima e a Espanha”.

Segundo o município, “esta estrada regista todos os anos um aumento substancial de tráfego, pois para além das deslocações por motivos de trabalho e de lazer entre concelhos vizinhos, o desenvolvimento turístico desta região e o Grande Lago Alqueva têm conduzido a um crescimento significativo de turistas que utilizam esta via”.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “o dia 31 de julho vai ser histórico para o concelho e para a região, pois a construção de uma nova ponte sobre o Rio Degebe foi reclamada pelos autarcas e pela população durante décadas, devido às dezenas de acidentes que se verificaram neste troço e que vitimaram muitas pessoas. Para além da segurança rodoviária que é essencial para quem circula neste troço da EN 256, esta estrada é muito importante para o desenvolvimento económico e turístico do concelho de Reguengos de Monsaraz, pois muitas vezes as decisões de investimento são tomadas tendo em conta a qualidade das acessibilidades”. O autarca sublinha ainda que “esta obra é um exemplo de como deviam ser todas as obras no país, pois foi construída no prazo estipulado e, considerando que era uma obra em grande altitude, merece igualmente elogios o plano de segurança da empresa e todos os cuidados que tiveram com os trabalhadores para que não existissem acidentes de trabalho”.

Um comentário

  1. celia

    31 de Julho de 2017 at 15:25

    O que dizia no outdor é que a obra tinha terminus em 1 de Junho e não em 31Julho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *