FOCUS GROUP vence concurso para projecto de arquitectura e especialidades da Cruz Vermelha de Cabo Verde

Por a 24 de Agosto de 2017

O FOCUS GROUP, através da sua empresa com sede em Cabo Verde, a FOCUS GROUP.CV, venceu o concurso promovido pela Cruz Vermelha de Cabo Verde para a elaboração de todos os projectos do futuro seu edifício no centro histórico da Cidade da Praia.

De acordo com o Grupo, o lote a intervir tem uma localização “bastante privilegiada, é rectangular, com uma excelente exposição solar e com 3 frentes, sendo uma delas virada para a Avenida Andrade Corvo, uma das avenidas principais do centro histórico”.

O objectivo da Cruz Vermelha foi a da concepção de “um edifício versátil, sem condicionamento por um programa muito específico, permitindo assim a utilização do mesmo pela instituição ou para arrendamento”. Respondendo a este desafio, o FOCUS GROUP propôs “um edifício de referência e integrado no centro histórico, mas que se destaca pela sua qualidade arquitectónica e pelo espaço que oferece”.

Nesse sentido, “a solução arquitectónica apresentada desenvolve-se a partir da extrusão da forma de uma cruz, fazendo a alusão ao logotipo da Cruz Vermelha e tornando o edifício num símbolo, mas de forma sóbria e discreta”, explica a mesma fonte ao CONSTRUIR.

“O edifício tem um desenvolvimento linear estruturado por um núcleo de distribuição que contém todos os equipamentos de apoio e de cada lado deste eixo de distribuição surgem as áreas de escritórios / fracções. Estes espaços poderão ser utilizados de uma forma autónoma se necessário e por diferentes entidades. Conta ainda com áreas de open space e jardins interiores para entrada de luz e ventilação”.

No caso das fachadas, continua a mesma fonte, “foram alinhadas em profundidade pelas fachadas contíguas, apostando na sobriedade da cor, privilegiando os materiais naturais como a pedra rústica aparelhada (que aparece igualmente em alguns edifícios próximos)”. Nota para o facto de, “algumas das fachadas são compostas por lâminas verticais de ensombramento e de protecção do ruído exterior e que também se podem ver também em alguns edifícios existentes na envolvente, garantindo assim um perfeito enquadramento na zona histórica onde se insere”.

Relativamente à escolha dos materiais, o FOCUS GROUP sublinha que “assume um papel fundamental na concepção deste projecto pois destas escolhas depende, em grande parte, o sucesso da instalação e da conservação do edifício”. O Grupo ressalva ainda “a preocupação das diferentes especialidades no que compete à sustentabilidade económica e conforto do utilizador durante o período de vida útil do edifício”, bem como a “especial atenção atribuída ao acesso de utentes com mobilidade condicionada”.

Ficha técnica:
Designação
Concurso Público para a elaboração do projecto de arquitectura e especialidades da Sede da Cruz Vermelha de Cabo Verde
Localização
Cidade da Praia, Cabo Verde
Área de Construção
763,35 m2 ( 939,77 m2 ABC)

Galeria de imagens:

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *