RIBA lança 2ª edição do Prémio Internacional

Por a 6 de Setembro de 2017

O Royal Institute of British Architects (RIBA), vai voltar a distinguir um edifício que traduza uma arquitectura de excelência, ambição arquitectónica e que corresponda a um impacto social significativo. As candidaturas ao Prémio Internacional RIBA 2018 estão a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro.

Ao galardão pode concorrer qualquer arquitecto, para todos os edifícios, independentemente do tamanho, categoria ou orçamento.

Contudo, para submeter um projecto fora do Reino Unido, o coordenador de projecto deve “ser arquitecto qualificado”, “apresentar um edifício que tenha sido concluído e ocupado entre 1 de Janeiro de 2014 e 1 de Outubro de 2017” e “ter permissão por parte do cliente para submeter a obra”.

Relativamente aos critérios de avaliação, o RIBA refere que assentam na “capacidade de estimular e cativar os seus ocupantes e visitantes”, “na ambição arquitectónica e conceptual”, “na sustentabilidade ambiental e económica”, na “contribuição para o domínio público e ambiental”, pela “inovação e originalidade” e pela “capacidade de inspirar e perdurar enquanto obra exemplar de arquitectura”.

O júri desta segunda edição é constituído por Elizabeth Diller, sócia do atelier Diller Scofidio + Renfro, Joshua Bolchover, co-fundador do Rural Urban Framework, e pelo coreógrafo Wayne McGregor CBE.

Esta é a segunda edição do prémio, que foi lançado pela primeira vez em 2016 tendo sido atribuído ao Grafton Architects pelo edifício universitário, o UTEC (Universidad de Ingeniería y Tecnología) em Lima, no Perú.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *