Quando os escritório devem ser muito mais do que apenas “escritórios”
Para atrair e reter colaboradores, as empresas devem apostar em integrar mais espaços inovadores nos seus escritórios, conclui o estudo “Workplace Powered by Human Experience” da JLL
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Zonas de pausa para café, lounges ou terraços, espaços de coworking informais ou salas de projecto, salas para brainstorming ou fab-labs para workshops práticos ou até mesmo serviços de apoio especializados, tais como concierge, TI e lavandaria são considerados fundamentais para atrair e reter colaboradores nos escritórios.
Esta é uma das conclusões do estudo levado a cabo pela consultora imobiliária JLL – “Workplace Powered by Human Experience”, sobre a experiência humana no local de trabalho.
Este tipo de áreas são, de acordo com o estudo, cada vez mais valorizadas pelos colaboradores, que procuram actualmente ter espaços não-tradicionais para melhorarem a concentração (para 47% dos inquiridos), ou que lhes permitam recuperar energia (40%) ou movimentar-se no espaço para além do seu posto de trabalho (39%).
O estudo conclui, assim, que investir neste tipo de espaços é uma forma de capitalizar o envolvimento das pessoas e melhorar a qualidade de vida no trabalho, um factor especialmente relevante num contexto em que apenas 52% dos colaboradores diz estar completamente satisfeito com o seu actual espaço de trabalho e em que perto de 40% se mostra disponível para mudar o seu actual modelo de ocupação de um gabinete para open space ou de um posto de trabalho fixo para um não atribuído, se tal mudança permitir aceder a espaços mais inovadores.
“Em Portugal também se denota já uma crescente preocupação das empresas em integrar estes espaços, que permitem aos colaboradores ampliar o tipo de experiência no ambiente profissional. Não deixam de ser áreas de trabalho, mas facilitam a socialização, a regeneração de energia, a concentração e a mobilidade. Nas obras que executamos na área de escritórios, vemos bem esta tendência de integrar estes espaços diferenciados, com o objectivo central de motivar os colaboradores e melhorar a sua experiência”, diz João Marques, director geral da Tetris, a empresa da JLL para a área de arquitectura e construção de interiores.