Medalha Alvar Aalto 2017 entregue a Zhang Ke

Por a 13 de Setembro de 2017

©standardarchitecture

O arquitecto chinês Zhang Ke, fundador do gabinete standardarchitecture, foi distinguido com a Medalha Alvar Aalto 2017. O galardão atribuído pelo Museu da Arquitectura Finlandesa, a Associação Finlandesa de Arquitectos, a Sociedade Arquitectónica, a Fundação Alvar Aalto e a Cidade de Helsínquia, reconhece o talento de excepção e um arquitecto que, no seu entender, “continue o legado sustentável e humano de Alvar Aalto”. Álvaro Siza (1988) e Paulo David (2012) foram os arquitectos portugueses já distinguidos com a medalha.

O júri do prémio, do qual fizeram parte Toshiko Mori, Tina Saaby, Asmo Jaaksi e Vesa Oiva, procurou “reconhecer um talento emergente e enfatizar o lado humanista da arquitectura num ano definido pela instabilidade política”, explica a organização do prémio. Sobre Zhang Ke, o júri referiu que: “resiste ao contexto da rápida urbanização da China e promove a individualidade  num esforço para manifestar um ponto de vista alternativo, indo contra o mainstream comercial das práticas padronizadas no país”.

Zhang Ke ” demonstra uma compreensão extrema dos detalhes e dos materiais na sua arquitectura, em circunstâncias muitas vezes muito desafiadoras, como em comunidades remotas com acesso limitado à tecnologia”, sublinha o júri. “A sua arquitectura serve uma ideia e uma imagem que é universal, mesmo que cada projecto seja muito específico para o seu programa e local. Isto porque os seus projectos são coerentes em todos os níveis, desde a materialidade, à abordagem ao programa e à sua compreensão dos aspectos sociais.”

Recorde-se que a Medalha Alvar Aalto foi entregue pela primeira vez a Aalto em 1967 e foi concedida intermitentemente desde então. No ano do seu 50º aniversário, Zhang Ke é o 13º distinguido, juntando-se a uma lista da qual fazem parte James Stirling, Tadao Ando, Steven Holl e os espanhóis Fuensanta Nieto e Enrique Sobejano (Nieto Sobejano Arquitectos), os últimos galardoados (2015).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *