Misericórdia de Lisboa lança concurso para requalificação do Hospital da Estrela

Por a 13 de Setembro de 2017

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acaba de lançar o concurso público com vista à execução dos trabalhos de reabilitação e requalificação do antigo Hospital da Estrela, transformando-o numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
A iniciativa, estimada em 11,5 milhões de euros, foi agora publicada em Diário da República e o prazo estimado para a conclusão dos trabalhos ronda os nove meses.
O projecto consiste na requalificação do antigo Hospital Militar da Estrela, constituído por três edifícios interligados, com uma área bruta de, sensivelmente, 17 mil m2. O objectivo é criar uma estrutura moderna e flexível, que permita a adaptação contínua à procura qualitativa e quantitativa de cuidados de saúde, fiável e humanizada, onde o desenvolvimento tecnológico desempenha um papel fulcral.
Segundo a Santa Casa, tendo como ponto de partida um edifício já existente e todas as condicionantes inerentes, a estratégia utilizada procura compatibilizar os requisitos do novo programa funcional, com o edificado e toda a sua estrutura e organização interna. A intervenção assume um carácter de excelência em termos de prestação de cuidados de saúde, colocando o bem-estar do utente como prioridade de toda a organização hospitalar, garantido a qualidade do ambiente de trabalho a todos os profissionais de saúde.
O futuro Hospital da Estrela vai ter 79 camas para adultos, dez camas de internamento e dez postos de hospital de dia para a unidade de cuidados pediátricos integrados. Está ainda a ser ponderada a instalação de outra unidade para tratar de pessoas com problemas de demência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *