Plano de Mobilidade para Setúbal privilegia mais ciclovias e estação de transportes intermodal

Por a 18 de Setembro de 2017

Com a implementação do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, desenvolvido pela TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, a Câmara Municipal de Setúbal assume um conjunto de sete objectivos estratégicos para mudar a realidade dos modos de transporte na cidade.
São eles a “promoção da qualidade de vida para residentes, trabalhadores e visitantes”; “contribuição para uma economia mais eficiente e sustentável”; “fomento de uma repartição modal favorável aos modos de transporte mais eficientes e sustentáveis” e “utilização racional do transporte particular”.
Contemplados estão também a “promoção de um sistema de acessibilidades e transporte mais inclusivo”, “redução dos impactes ambientais associados ao sector dos transportes” e o “fomento do aumento da segurança de todos os utilizadores”.
“Este é um trabalho que ao longo do tempo vai ter uma enorme influência no desenvolvimento integrado do concelho”, realçou André Martins, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal.
O plano, projectado para um horizonte temporal até 2026, é assumido como “um instrumento que estabelece uma estratégia global e um modelo de mobilidade sustentável para o município de Setúbal”, disse Pedro Santos, consultor da TIS.PT.
Segundo a autarquia, a bicicleta foi o meio de transporte sugerido para integrar o reforço das deslocações em modos suaves, nomeadamente com a “expansão da rede de ciclovias, com a introdução de equipamentos e parqueamentos que auxiliem o uso de bicicletas e o fomento do uso de bicicletas partilhadas”.
Relativamente aos transportes públicos, o estudo apontou a criação de uma espaço intermodal com a criação de um novo interface na Praça do Brasil, com o reforço da fiscalização do estacionamento e criação de parqueamento de longa duração e com a reformulação da rede de transportes colectivos rodoviários e a possibilidade de criação de corredores Bus.
A organização da oferta de estacionamento na área central da cidade e o controlo do parqueamento de longa duração foram outras das medidas apresentadas. O mesmo plano “aponta ainda à minimização dos impactes associados ao tráfego de pesados e à organização de cargas e descargas no centro urbano, meta que pode ser alcançada, entre outras, com a melhoria das acessibilidades às zonas industriais, nomeadamente à península industrial da Mitrena, e com o controlo de circulação e estacionamento de pesados”.
O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal foca-se, ainda, na adopção de uma “estratégia diversificada de gestão da mobilidade de acessos às praias de Setúbal, neste caso com a criação de parques de estacionamento de rebatimento e com a implementação de um serviço de transportes públicos de qualidade e dinâmico”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *