Setúbal abre inscrições para certificação Selo Verde

Por a 19 de Setembro de 2017

O Selo Verde, certificado de qualidade que estimula e reconhece boas práticas ambientais promovidas em Setúbal por agentes de diversos sectores da sociedade, tem inscrições abertas até ao final do mês.
A distinção, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, está ao alcance de escolas, empresas, juntas de freguesia e movimento associativo, que, além do reconhecimento público pelas boas práticas ambientais, se candidatam a prémios, nomeadamente monetários.
O projecto, desenvolvido no âmbito da estratégia do Plano de Acção para a Energia Sustentável de Setúbal, na sequência da adesão do município ao Pacto de Autarcas, procura incutir boas práticas ambientais nos hábitos quotidianos, contribuindo para um melhor desempenho ecológico, ao nível colectivo e individual e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável.
O certificado de qualidade ambiental visa ainda incentivar o desenvolvimento de novos procedimentos de qualificação e certificação ambiental e, por outro, inventariar e conferir reconhecimento municipal de entidades que já procederam à sua qualificação e certificação ambiental.
O aumento da eficiência energética, com a consequente redução de consumos energéticos e emissões de dióxido de carbono, e o estímulo à implementação e utilização de energias renováveis são metas a atingir com a dinamização do Selo Verde do Município de Setúbal.
Ao aderir, o candidato usufrui de uma auditoria de cariz energético e ambiental para identificação de medidas de boas práticas e aconselhamento técnico para futura implementação de soluções. Depois, em caso de melhoria da performance ambiental e energética, verificadas numa segunda auditoria, é atribuído o Selo Verde.
Ambas as auditorias, realizadas gratuitamente, são conduzidas por técnicos especializados da Câmara Municipal de Setúbal e da ENA, entidade responsável pela elaboração do relatório para avaliação final dos candidatos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *