Governo aprova investimento para construção de molhe em Angeiras

Por a 20 de Setembro de 2017

O Ministério do Mar anunciou esta quarta-feira a aprovação da candidatura para financiar a construção do abrigo do Portinho de Angeiras, em Matosinhos, uma empreitada orçada em cerca de 4,7 milhões de euros. Em comunicado, o ministério afirma que a ministra Ana Paula Vitorino “aprovou a candidatura da Direcção Geral dos Recursos Naturais Segurança e Serviços Marítimos ao Programa Mar2020 para financiamento da construção da obra marítima de abrigo (molhe) do Portinho de Angeiras”.
“A documentação referente ao procedimento concursal da obra para construção do referido molhe está concluída aguardando a finalização da Avaliação do Impacte Ambiental pela Agência Portuguesa do Ambiente, prevista para Outubro”, acrescenta o Ministério do Mar.
O projecto prevê a construção de um molhe de cerca de 448 metros de comprimento e será comparticipado pelo Mar2020 em 3,57 milhões de euros. “Este investimento enquadra-se no projecto global de reabilitação das condições de segurança no exercício da pesca e descarga de pescado da comunidade piscatória de Angeiras” e envolve “duas intervenções da DOCAPESCA, já em conclusão”, designadamente a “modernização do edifício existente para o posto de controlo e transferência de pescado” e a “melhoria do canal de acesso ao portinho, com quebramento dos picos rochosos e dragagem de fundos”.
Com esta intervenção, destaca o Ministério do Mar, “pretende-se criar melhores condições de abrigo e segurança para as embarcações de pesca”. O projecto de construção do Portinho de Angeiras, que a comunidade piscatória local reclama há décadas e que foi inicialmente prometido para 2001, foi apresentado no dia 3 de maio.
Ana Paula Vitorino anunciou então que a obra seria feita em três fases, começando duas delas naquele mesmo dia e a terceira no final do ano, apontando ainda a conclusão da empreitada para 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *