Câmara de Lisboa convida os cidadãos a visitarem soluções de acessibilidade

Por a 20 de Setembro de 2017

O Plano de Acessibilidade Pedonal (PAP) teve início em 2013 e começou já a mudar a cidade, melhorando as condições de mobilidade, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção. Este conjunto de soluções encontra-se disponível aos cidadãos, a partir de dia 21 de Setembro, no Campo Grande. O objectivo é mostrar o que tem sido feito nesta matéria, mas também lançar o desafio a cada visitante para que possa “viver” as dificuldades de outras pessoas.
Foram 100 as medidas deste plano que foram aprovadas unanimemente em 2013, consagrando um compromisso político para uma cidade progressivamente mais inclusiva. Soluções já em marcha, com novos modelos para passeios e paragens de autocarros, até intervenções nas ruas amigas dos peões, onde se podem ver muitas das medidas concretas e os seus efeitos.
Desde a década de 80 do século XX, o município desenvolve iniciativas para eliminar barreiras arquitectónicas. Mas o PAP constitui um ponto de viragem e é assumido transversalmente em todas as áreas de intervenção autárquica, modelando uma visão de cidade integrada.
Um dos desafios lançados nesta mostra será, portanto, que cada pessoa interessada possa colocar-se no papel de outra, vivendo dificuldades que só em determinados casos se sentem. Por exemplo, a de circular com cadeiras de rodas (ou bengalas para invisuais) nos passeios, vivenciando a diferença entre o novo piso confortável já instalado e a calçada de calcário tradicional.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *