Santa Maria da Feira lança concurso para zona envolvente ao matadouro municipal

Por a 21 de Setembro de 2017

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira pretende reabilitar a  zona envolvente ao antigo matadouro municipal – agora reconvertido no Imaginarius Centro de Criação, Arte e Espaço Público -, tendo para isso lançado um Concurso Público Internacional de Concepção (ideias). As propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 2 de Dezembro.

O concurso promovido pela autarquia com o apoio técnico da Ordem dos Arquitectos – Secção regional do Norte (OASRN), procura propostas de intervenção que valorizem o edifício requalificado e privilegiem a ligação à Estação da Piedade e ao Cineteatro António Lamoso, tendo como âmbito territorial todo o centro histórico da cidade.

A três melhores ideias – “que permitam encontrar soluções que constituam um efectivo contributo para o desenvolvimento estruturado da cidade, tendo em conta as suas dinâmicas socioeconómicas, culturais e artísticas” – serão premiadas com dez mil, seis mil e quatro mil euros, respectivamente, anuncia o município. Serão ainda atribuídas três menções honrosas de natureza não pecuniária.

Podem apresentar trabalhos de conceção profissionais independentes ou empresários em nome individual habilitados a exercer a actividade de elaboração de estudos e projectos de Arquitectura em Portugal, com inscrição válida na Ordem dos Arquitectos, e pessoas colectivas cujo objecto social abranja a actividade de elaboração de estudos e projectos de arquitectura, tendo, obrigatoriamente, nos seus quadros técnicos com a habilitação profissional exigida.

Segundo a autarquia, a seleção dos trabalhos terá em conta a qualidade conceptual da proposta (área de intervenção), que privilegiará a qualidade arquitectónica e urbanística do Eixo Imaginarius Centro de Criação, Arte e Espaço Público – Cineteatro António Lamoso, bem como a qualidade técnica da proposta (área a detalhar).

Recorde-se que a requalificação da zona envolve ao antigo Matadouro Municipal faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Santa Maria da Feira.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *