S + A vence concurso para Projecto Urbano Dom Luís Boavista

Por a 27 de Setembro de 2017

O gabinete Saraiva + Associados (S+A), liderado por Miguel Saraiva, foi o vencedor do Concurso de Concepção para o Projecto Urbano Dom Luís Boavista. Segundo o gabinete, o conceito da proposta “relaciona o movimento de atravessamento entre duas ruas – com um espaço de uso público de estar, convidativo e intimista, com esplanadas e directamente ligado às áreas comerciais”.

A S + A explica também que “o local de intervenção ocupa uma posição estratégica”, por um lado pela sua centralidade, e por outro “pelo papel relevante que se espera pela articulação do tecido da cidade – consolidado a Norte -, e a área abrangida pelo Plano de Pormenor do Aterro da Boavista Nascente – por consolidar a Sul”.

Proposta

A proposta, conta o gabinete, passa por manter as fachadas e reabilitar o edifício existente na zona a Norte – Rua da Boavista, fazendo desta forma o contacto com a cidade histórica. Por outro lado, na zona Sul, “faz-se o contacto com um tecido novo, pujante e dinâmico, através de um edifício de linguagem contemporânea, com uma presença forte neste lugar”.

Sobre o edifício novo, refere a S + A que  o seu desenho procura “tanto a leitura horizontal dos pisos, comum aos edifícios ao longo da rua, como a verticalidade dos seus elementos pela posição dialogante com o edifício da EDP”. Ao nível da materialidade a opção recaiu em “materiais intemporais, de raiz portuguesa” para promover “uma suave transição entre o contemporâneo e tecido histórico”.

O conceito de intervenção no espaço público assentou no movimento de atravessamento entre estes dois espaços – espaço histórico e espaço contemporâneo. “Como se de uma timeline se tratasse”, refere o gabinete.

Para este espaço, de atravessamento mas também de estar, foram propostas linhas de árvores que “oferecem perspectiva, bem como um espaço aprazível de sombra e brisa por debaixo de um copado de folhas verdes”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *