Norte-americano Neave Brown distinguido com a Medalha de Ouro 2018 do RIBA

Por a 28 de Setembro de 2017

A “abordagem prioneira pela qualidade da habitação social” foi o mote da distinção, anunciada esta quinta-feira, por parte do Royal Institute of British Architects que atribuiu a Medalha de Ouro de 2018 ao arquitecto Neave Brown.
Nascido em Nova Iorque, o arquitecto de 88 anos de idade fez grande parte da sua escola no Reino Unido, tendo sido um dos grandes responsáveis pela recuperação habitacional do pós-guerra. Um dos seus mais famosos trabalhos, Alexandra Road, data de finais dos anos 70, e é o primeiro grande complexo habitacional do pós-guerra e apontado como “um dos mais destacados grupos de edifícios materializados em Inglaterra desde a Segunda Guerra Mundial de interesse arquitectónico excepcional.
Na primeira reacção a esta distinção, Brown mostra-se “nas nuvens”. “Recebo esta distinção com grande orgulho, não estava nada à espera. Acredito que é o reconhecimento do significado da minha arquitectura, a sua qualidade e a relevância de se olhar de forma premente para as condições sociais. Maravilhoso”.
A Medalha de Ouro do RIBA para arquitectura é concedida anualmente pelo Royal Institute of British Architects em nome do monarca britânico, em reconhecimento por contribuições substanciais à arquitectura internacional. A condecoração é para o conjunto de obras, e não para uma só edificação ou para um arquitecto em voga.
A medalha foi concedida a primeira vez em 1848 a Charles Robert Cockerell e de entre os laureados mais famosos estão sir Giles Gilbert Scott (1925), Frank Lloyd Wright (1941) e Le Corbusier (1953).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *