Manuel Aires Mateus na FAUP a 11 de Outubro

Por a 9 de Outubro de 2017

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), dá início no próximo dia 11 de Outubro, ao ciclo “Território(s) da Arquitectura Portuguesa – imaterialidade e circunstância(s)”. Manuel Aires Mateus é o primeiro orador com a conferência “Projectos”. A sessão vai ter lugar no Auditório Fernando Távora.

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a FAUP explica que o ciclo de conferências é uma iniciativa conjunta dos grupos de investigação – Arquitectura: Teoria, Projecto, História + Morfologias e Dinâmicas do Território – linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArqo (CEAU-FAUP). A coordenação é de José Cabral Dias e Luís Viegas + Rui Américo Cardoso.

A FAUP recorda que, “Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e formou-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986. Começou a colaborar com o Arquitecto Gonçalo Byrne em 1983 e começou a desenvolver projectos com o seu irmão Francisco em 1988. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do Arquitecto Gonçalo Byrne. A crescente escala de projectos fez com que se estabelecessem num espaço maior e autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde essa altura a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho originou convites para realizar conferências e leccionar em várias instituições internacionais como a Graduate School of Design em Harvard, a Accademia de Arquitectura de Mendrisío entre outras em Portugal. Neste momento, a estrutura abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, e estabelece diversas parcerias com ateliers locais para o desenvolvimento de projectos internacionais”.

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *