“Um objecto e seus discursos” à descoberta do Panótico

Por a 12 de Outubro de 2017
O ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, tem como tema central, no próximo dia 14 de Outubro, o pavilhão que serviu para isolar doentes psiquiátricos muito agitados, no Hospital Conde de Ferreira – o Panótico, mais conhecido como “Pavilhão dos Alienados” ou “Pavilhão dos Furiosos”. Recorde-se que a unidade de saúde, foi a mais visitada entre as estreias da edição do Open House Porto.
A partir das 18 horas, o Salão Nobre do  antigo Hospital Psiquiátrico do Conde de Ferreira recebe uma conversa entre António Fernando Cascais, investigador nas áreas da biopolítica e da cultura visual da medicina, e Adrián Gramary, psiquiatra do estabelecimento e autor do livro “Palco da Loucura”.
O Panótico é uma estrutura arquitectónica em forma de eneágono (nove lados), que servia para isolar os doentes mais agitados ou perigosos. Era uma estrutura fechada em que os vigiados, alojados em células individuais, estavam sujeitos à visibilidade plena.

A programação completa do ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *