Lisboa recebe exposição sobre cidades iberoamericanas

Por a 13 de Outubro de 2017

“22 Cidades Iberoamericanas e Lisboa: Um Diálogo Urbano-Arquitetónico”, é o nome da exposição de fotografia que até  21 de Dezembro está patente na Casa dos Mundos (Rua Nova da Piedade), em Lisboa. O autor é José Manuel Fernandes.

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, a mostra parte de  “registos fotográficos pessoais efetuados ao longo de décadas”, dos quais  foram selecionadas imagens de cidades de alguns países de 5 áreas geográficas principais da Iberoamérica: Norte e Meso-América, Caribe, Brasil, Cone Sul e Península Ibérica / Ilhas Atlânticas. “As nações ibero-americanas agrupam 23 países. A partir desta referência simbólica foram escolhidas, apresentadas e analisadas 22 cidades visitadas pelo autor, em comparação  com Lisboa (22 + 1 = 23)”.

Segundo a mesma fonte, “o objectivo não é destacar Lisboa mas sim apresentá-la como verdadeira ‘cidade irmã’ dentro do vasto mundo urbano iberoamericano, patenteando-a na complexidade dos seus espaços cosmopolitas e na diversidade das suas formas arquitectónicas”.

As 22 imagens das cidades iberoamericanas – assim como as 22 de Lisboa com a quais se comparam – “são do autor do texto, correspondendo a registos executados ao longo de 30 anos de viagens e estudos, incidindo, numa perspetiva livre e aberta – por vezes interligada – sobre temas de paisagem, de gentes, de arquiteturas e de ambientes”. A autarquia refere ainda que,  “estas imagens incluem tanto a dimensão estética como a dimensão informativa às quais se acresce um sentido pedagógico, a um tempo formativo e de fruição global”.

É o “valor de conjunto” dessas cidades da Iberoamérica que se pretende celebrar e irradiar nesta mostra organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, com a autoria do arquiteto José Manuel Fernandes, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *